![]()
Município da Maia prossegue no próximo ano letivo com a Estratégia Integrada de Capacitação Financeira junto de grupos vulneráveis
A medida, implementada desde 2024, abrange mais de 6500 alunos do 3º e 4º ano e do ensino profissional. A aprendizagem da literacia financeira em sala de aula continuará a ser feita através dos programas educativos da Fundação António Cupertino de Miranda “No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta”. Também em curso, está o projeto “Educação Financeira: Uma Necessidade Especial”, que vai abranger cerca de 300 alunos.
Os projetos contam com uma plataforma de e-learning adaptada à respetiva faixa etária, com recursos didáticos dedicados a temas como poupança, planeamento e gestão do orçamento familiar, sistemas e produtos financeiros, crédito ou direitos e deveres do consumidor. Para além de aulas dedicadas à literacia financeira, os alunos têm acesso a vídeos, jogos, fichas de trabalho e competições interturmas que complementam o processo de aprendizagem.
Aos docentes, que podem ser de todas as áreas de ensino, é garantida formação acreditada e planos de aula, para que possam implementar as temáticas ao longo do ano letivo e ao ritmo da sua turma.
“Educação Financeira: Uma Necessidade Especial” vai chegar também, a mais alunos dos Agrupamentos do Município. O projeto abrange crianças com défice cognitivo que apresentem necessidades adicionais de suporte. Este programa garante ainda a formação de professores e técnicos que trabalham com estas crianças.
As pré-inscrições para os programas “No Poupar Está o Ganho” e “Por Tua Conta” já estão disponíveis online para o próximo ano letivo, para todos os professores interessados. Inscreva-se e proporcione aos seus alunos uma importante educação financeira!
A Câmara Municipal da Maia abrange ainda o segmento de adultos e seniores, estando a implementar o projeto “Eu e a Minha Reforma” dedicado à capacitação financeira com uma forte componente digital.
A implementação de todos os programas é realizada no âmbito do Plano de Ação da Operação Integrada do Território de Intervenção (PAIOTI) AMP, que conta com investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
![]()
Maia – Gerações com Futuro