![]()
Seminário Internacional INEDIT vs “Mentaliza-te”
Desde 2018 que o Município da Maia em parceria com o SINCLab – Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, trabalha todo o conteúdo de análise, diagnóstico e intervenção do projeto INEDIT.MAIA – Inclusão pela Educação. Investimos em Ti, bem como toda a Medição de Impacto Social do mesmo.
No passado dia 1 de abril realizou-se a oportunidade para a apresentação de resultados, balanço e desafios para o futuro, com o Seminário INEDIT.MAIA que decorreu no Grande Auditório do Fórum da Maia.
O evento contou com honras de abertura da Sra. Vice-Presidente e Vereadora do Pelouro da Educação e Ciência, Emília Santos, do Coordenador Científico do SINCLAb, Rui Serôdio e do Vogal da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Filipe Moreira que juntos lançaram um desafio: criar uma bolsa de psicólogos, com apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses, para atender às necessidades da nossa comunidade educativa.
O seminário contou com uma apresentação que pretendeu fazer o balanço do Projeto INEDIT.Maia e que envolveu todos os parceiros responsáveis pela concretização das ações que compuseram o projeto INEDIT.Maia bem como os resultados da Medição de Impacto Social elaborada pelo SINCLab. Todos os convidados tiveram oportunidade, ainda, de assistir a uma visão a partir da OCDE, sobre políticas educativas, com a presença do Diretor para a Educação e Competências da OCDE, Andreas Schleicher.
No dia 2 de abril, a discussão sobre práticas educativas inovadoras e a realização de workshops para adultos, dinamizados por especialistas do SINCLab – Social Inclusion Laboratory, associou-se à realização de uma jornada de reflexão sobre Saúde Mental dedicada a jovens do 9º ao 12º anos de escolaridade intitulada “Mentaliza-te”, ambos realizados na Escola Secundária da Maia.
Nesta última iniciativa, crianças e jovens de escolas da Maia tiveram a oportunidade de partilhar, na primeira pessoa, com as equipas do SINCLab e da Educação da Câmara Municipal da Maia, as suas expectativas em relação ao futuro da Escola, temas e matérias que pretendiam ver abordadas sobre o seu próprio futuro e na preparação para a “vida adulta”.

Maia – Gerações com Futuro