![]()
8246
Institucional4151
Eleições Presidenciais 20266738
Notícias6947
Agenda: próximos eventos2487
Câmara Municipal9741
Assembleia Municipal5022
Apoio ao Consumidor8127
Recursos Humanos319
Polícia Municipal6296
Proteção Civil4129
Provedor dos Munícipes355
Energia e Mobilidade9518
Planeamento9561
Reabilitação Urbana1420
Relações Internacionais7144
Inovação e Desenvolvimento44
Gestão Urbana8234
Regulamentos Municipais6667
BUPi - Balcão Único do Prédio2119
Atendimento Municipal2900
Empresas Municipais6358
Sistema de Gestão9133
Requerimentos9755
Metrologia8193
Boletins Municipais9692
Juntas de Freguesia4415
Canal de Denúncias6874
Contactos
8161
Viver3075
Investir5527
Visitar
Um dia no LABS | Maia
O LABS é um projeto do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a Bial.
Situado na Quinta da Gruta, através de um conjunto de atividades propostas, os/as alunos/as de todos os anos de escolaridade têm a oportunidade de contactar com problemas científicos reais, aplicando, na prática, técnicas utilizadas em laboratórios de investigação com vista à metodologia "hands-on, minds-on".
As ações desenvolvidas no LABS visam, ainda, informar sobre doenças como a diabetes e o cancro, incutindo nos jovens, rotinas que possam promover o rastreio, o diagnóstico e a prevenção, através da adoção de hábitos saudáveis.
As atividades encontram-se delineadas de acordo com os ciclos de ensino que os/as alunos/as frequentam, adaptadas ao seu currículo e alinhadas com o trabalho científico desenvolvido pelo IPATIMUP.
Deste modo, os/as alunos/alunas e docentes que os acompanham iniciam a sua visita ao LABS com um enquadramento teórico sobre o tema da atividade que selecionaram. De seguida, os grupos, atendendo à sua dimensão, são divididos entre o laboratório experimental e a sala de atividades teórico-prática, acompanhados por profissionais com formação académica na área das Ciências da Vida e da Saúde.
O LABS através da sua abordagem experimental tem vindo a despertar o interesse dos/as alunos/as e professores/as que diariamente visitam o espaço, motivados/as pelo aumento de conhecimento numa perspetiva realista sobre a ciência e curiosidade sobre o presente e o futuro da investigação em diferentes áreas.
Para mais informações, consulte!!!