3255
Institucional1377
Notícias3430
Agenda: próximos eventos2554
Câmara Municipal5760
Assembleia Municipal5743
Apoio ao Consumidor4041
Recursos Humanos7483
Polícia Municipal9276
Proteção Civil6602
Provedor dos Munícipes4541
Plano de Mobilidade Sustentável80
Planeamento9882
Reabilitação Urbana5559
Tarifários Sociais de Água, Saneamento e Resíduos Urbanos da Maia8593
Programa Municipal de Emergência Social9906
Relações Internacionais9509
Inovação e Desenvolvimento3038
Gestão Urbana4455
Regulamentos Municipais2029
BUPi - Balcão Único do Prédio5348
Atendimento Municipal4192
Empresas Municipais1899
Sistema de Gestão8361
Requerimentos4017
Metrologia6742
Boletins Municipais4165
Juntas de Freguesia9381
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho3341
Canal de Denúncias1088
Contactos
5353
Viver1143
Investir696
Visitar
Ser Parte da Solução
Refletir e mudar
A atual temperatura média do planeta é 0,9˚C superior à do século XIX. Cada uma das três últimas décadas foi mais quente do que qualquer outra década desde 1850. Este aumento repentino da temperatura está associado às emissões de gases com efeito de estufa (GEE) com origem antropogénica.
Qualquer ação que contribua para combater as alterações climáticas, irá melhorar também o estado geral do ambiente em determinado local, assim como as próprias condições de vida das populações que aí habitam. Embora as pequenas decisões do dia a dia têm naturalmente um efeito pequeno à escala global, quanto mais cidadãos estiverem conscientes da sua importância e agirem, maior será o seu efeito.
Ser parte da solução
As nossas escolhas de hoje, podem mudar o amanhã.
Para amenizar as alterações climáticas, devemos reduzir ou evitar as emissões de GEE. Um bom ponto de partida passa pelo cálculo da pegada ecológica (calculadoras disponíveis online) que fornece uma visão geral do impacte individual e identifica os pontos que necessitam de mudança em termos de sustentabilidade. Após calcular a pegada ecológica, é necessário estabelecer metas e prioridades de acordo com o que for mais simples de ajustar à rotina. Desta forma torna-se mais fácil orientar as escolhas e mudanças a adotar.
O planeta, os mares e as florestas, os rios e os desertos, os animais e as plantas, assim como os seres humanos, os que já existem e os que ainda estão por chegar, necessitam do empenho de todos para se alcançar a mudança.