Passar para o Conteúdo Principal Top
Ação Social CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

SIM-PD Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência

sim_pd A Câmara Municipal da Maia sempre orientou a sua política na defesa dos direitos dos cidadãos, com especial atenção  à prestação de serviços a estratos sociais dependentes, contribuindo de forma clara para a promoção de políticas de reabilitação e integração social das pessoas com deficiência, de forma a não só combater a exclusão social mas essencialmente de forma a promover a Inclusão Social.

Atenta a esta questão, a Área Metropolitana do Porto celebrou com o Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência – hoje Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. – um Protocolo de Cooperação, com vista à criação do Serviço de Informação e Mediação para as Pessoas com Deficiência: SIM-PD.

Prosseguindo os objetivos de fomentação e dinamização deste serviço e de uma política de proximidade, a Câmara Municipal da Maia subscreveu um Protocolo de Cooperação com a Área Metropolitana do Porto representada pelo Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência, com vista a implementar o SIM-PD no Município da Maia.

 
O que é o SIM-PD:

O SIM-PD é um serviço que se propõe prestar às pessoas com deficiência e suas famílias uma informação acessível, personalizada, global e integrada, sobre os direitos, benefícios e recursos existentes, apoiando-as na procura das soluções mais adequadas à sua situação concreta e fortalecendo as suas capacidades para assumirem, nas respetivas comunidades, os direitos e deveres cívicos inerentes a qualquer cidadão.

Reflexo do seu constante envolvimento e preocupação com os problemas sociais da população maiata, a Câmara Municipal da Maia desenvolveu, desde sempre, uma cultura de proximidade com a população deficiente, consciente da preponderância do seu papel na resolução dos problemas que afetam estes cidadãos.

 
Objetivos do SIM-PD:
  1. Atendimento qualificado dos Munícipes com deficiência e respetivas famílias, bem como dos técnicos de reabilitação e instituições que desenvolvam qualquer tipo de atividade neste domínio (prevenção, habilitação, reabilitação e integração), assegurando-lhes uma informação acessível e integrada sobre os direitos, benefícios e recursos existentes para a resolução dos problemas colocados;
  2. Proceder ao seu correto encaminhamento e desenvolver uma função de mediação junto dos serviços públicos e entidades privadas responsáveis pela resolução dos seus problemas que seja facilitadora da sua intervenção junto destes cidadãos;
  3. Desenvolver e valorizar as parcerias locais que permitam soluções de atendimento mais eficazes;
  4. Proceder, junto dos serviços, instituições e outras estruturas locais, à apropriação e divulgação de boas práticas no atendimento do Munícipe com deficiência;
  5. Recolher informação que permita produzir diagnósticos de caracterização local das pessoas com deficiência, identificar os principais problemas existentes e promover soluções adequadas.
Quem pode dirigir-se ao SIM-PD?
  1. Pessoas com deficiências ou incapacidade e respetivas famílias;
  2. Técnicos que intervêm na área da prevenção, habilitação, reabilitação e participação comunitária das pessoas com deficiência ou incapacidade;
  3. Instituições e serviços que desenvolvam qualquer tipo de atividade nos domínios da deficiência ou reabilitação;
  4. Qualquer cidadão que necessite de informação nas áreas referidas.
Contactos:

Praça do Doutor José Vieira de Carvalho
Cidade da Maia (Maia)
4474-006 Maia

Tel.: 229 408 600
Fax: 229 412 047
E-mail: simpd@cm-maia.pt

Horário de Atendimento:

Terça-feira: 14:00 horas às 17:30 horas
Sexta-feira: 09:00 horas às 12:30 horas