![]()
Conselho Municipal do Cidadão com Deficiência
O que é:
Uma instância de diálogo e consulta, cujo objetivo é assegurar a participação da pessoa com deficiência na construção da nossa cidade e a realização de políticas e medidas com vista a facilitar a sua integração social.
Composição:
O Conselho Municipal do Cidadão com Deficiência é composto pelos seguintes membros permanentes:
- Um representante da Câmara Municipal da Maia;
- Um representante da Assembleia Municipal da Maia;
- Um representante das Juntas de Freguesia;
- Um representante da Bomporto – Cooperativa de Solidariedade Social;
- Um representante da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental da Maia;
- Um representante da Criança Diferente-Associação de Amigos;
- Um representante da Raríssimas-Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras;
- Um representante do Movimento Nacional Pais em Rede;
- Dr. João Cotim;
- Sr. João Couto Lopes;
- Dr. Jaime Pinho.
Competências:
São competências do Conselho Municipal do Cidadão com Deficiência da Maia:
- Emitir pareceres sobre as políticas de integração social dos deficientes na vida do município;
- Emitir pareceres sobre projetos e iniciativas que a Câmara Municipal da Maia entenda submeter-lhe;
- Receber e apreciar as queixas apresentadas pelos cidadãos por ações e omissões dos órgãos do poder local, dirigindo ao Presidente da Câmara as recomendações tidas como necessárias e julgadas convenientes;
- Propor à Câmara a realização por esta ou em cooperação com outras entidades - designadamente organizações governamentais e organizações não-governamentais legalmente constituídas que se ocupem das questões objeto do Conselho - de ações específicas que visem promover a igualdade de oportunidades e integração social da pessoa portadora de deficiência;
- Pronunciar-se junto da Câmara sobre projetos e iniciativas camarárias suscetíveis de constituírem ações discriminatórias face às pessoas portadoras de deficiência;
- Promover ações de divulgação e sensibilização da opinião pública para a problemática da deficiência;
- Promover a inserção e acompanhamento institucional do cidadão portador de deficiência, visando a sua reinserção ou reabilitação.
Reuniões:
O Conselho Municipal do Cidadão com Deficiência reúne bimestralmente, na última terça-feira, sendo a primeira reunião no mês de janeiro.
Contactos:
Câmara Municipal da Maia
Praça do Doutor José Vieira de Carvalho
Divisão de Ação Social – piso 6
Tel.: 229 408 600 ext.: 8108
E-mail: cmcd@cm-maia.pt
Conteúdo atualizado em30 de janeiro de 2026às 04:57