Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorrir para a Vida.

Quarta Edição de Hortíssima Centrada nas Alterações Climáticas

01 a 05 Jun
Adicionar a calendário 2019-06-01 16:05:00 2019-06-05 16:05:00 Europe/Lisbon Quarta Edição de Hortíssima Centrada nas Alterações Climáticas De 1 a 5 de junho, no Jardim do Parque Central da Maia Jardim do Parque Central da Maia CM Maia
AmbienteInstitucional

De 1 a 5 de junho, no Jardim do Parque Central da Maia

58442782_842302629464338_6798020179650412544_n
Ministro do Ambienta visita o espaço no dia de abertura
Num só lugar, HORTÍSSIMA concentra todas as iniciativas da Maia com especial foco na sustentabilidade, nas áreas do ambiente, das alterações climáticas, da agricultura, da saúde e da educação, com participação ativa da população e das forças vivas da cidade.

Com início no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, e término no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, no Jardim do Parque Central da Maia, a quarta edição de HORTÍSSIMA é subordinada ao tema “alterações climáticas”. A edição de 2019 conta com a visita do Senhor Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Matos Fernandes, aprazada para as 16 horas de dia de abertura, sábado, dia 1 de junho.

Num evento que envolve toda a comunidade, serviços e departamentos da Câmara Municipal, forças vivas da cidade, a LIPOR e outras entidades do concelho, aborda temas como a sustentabilidade, o ambiente, a nutrição e o bem-estar social, promovendo as boas práticas que conduzem a uma harmoniosa convivência em comunidade, numa relação estreita com a natureza e o respeito pelo meio ambiente.

HORTÍSSIMA possui um mercado de hortícolas para produtores locais e domésticos, oficinas didáticas das alterações climáticas, aulas de cozinha para crianças e adultos, oficinas de reciclagem, ateliers de nutrição, gestão e aproveitamento alimentar, compostagem caseira, demonstrações culinárias com conhecidos chefes de cozinha, etnografia, espetáculos musicais, dança, contos, oficinas de plantação, só para citar as principais atividades.

Depois do sucesso da presença da vaca Mimíssima nos dois anos anteriores, a edição de HORTÍSSIMA deste ano terá no local as ovelhas Memíssimas, cinco animais em permanência, em exploração temporária, procedendo-se em cada dia do festival a uma tosquia.

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS EM DESTAQUE
A edição deste ano de HORT'ÍSSIMA tem como tema central as alterações climáticas, para o que dispõem de dois espaços especialmente reservados para exposições e atividades interativas e digitais. Oficinas didáticas estão programadas para os mais novos, com jogos interativos de realidade virtual relacionados com os efeitos dos comportamentos dos seress humanos nas alterações climáticas, contando ainda com uma área para toda a família, como o espaço “pedalar pelo ambiente”, com a criação de energia pelos visitantes exercitando-se com bicicletas.

UMA EMBAIXADA DE PESO
Dado o seu caráter social e pedagógico, desde a sua primeira edição, em 2016, Hortíssima conta com a adesão de personalidades de diversas áreas que se predispuseram a ser seus embaixadores. A cada ano, personalidades de destaque nacionais ou da região associam-se ao HORTÍSSIMA, emprestando-lhe a merecida notoriedade pela carácter educativo e pedagógico que esta encerra, com natural e primeira repercussão nos mais novos.
É assim com orgulho e natural satisfação que a Câmara Municipal da Maia vê crescer em cada edição o número de embaixadores,
como são o caso, nesta edição, do músico Rui Reininho, do artista-plástico Francisco Laranjo, e da arquiteta-paisagista Teresa Andresen.
Os três novos embaixadores passam a fazer parte de uma embaixada proeminente, que intrega ainda os economistas Silva Peneda e Rui Rosa Dias; os atletas Aurora Cunha, Fernanda Ribeiro, António Oliveira e Fernando Gomes; os artistas-plásticos Jorge Curval, Pedro Cabrita Reis e Sobral Centeno; o professor Arlindo Cunha; o médico-nutricionista Fernando Póvoas; os músicos Rui Reininho e Berg; o professor universitário e atleta Carlos Resende; o médico Sobrinho Simões; o professor universitário Arlindo Cunha; o vice-presidente da AP Ambiente, José Pimenta Machado; o president da LIPOR, Fernando Leite; o empresário João Miranda; o orador motivacional Jorge Sequeira; o piloto de ralis Renato Pita e o DJ Overule.
Uma embaixada de peso que tem potenciado a visibilidade do projeto e contagiado a comunidade num processo de valorização cultural, pessoal e social.

Esta será, seguramente, a edição de maior impacto alguma vez realizada, contado com dezenas de atividades que proporcionarão, ao longo dos cinco dias do evento mais de 250 ações de caráter pedagógico, lúdico, didático e cultural.

Dado o impacto que o festival tem na comunidade e o potencial mediático positivo que possui, estamos certos de que a sua divulgação por parte dos órgãos de comunicação social é do maior interesse público, pelo que estamos certos da vossa associação, procedendo à justa divulgação do maior festival do género no mundo.

HORTÍSSIMA tem por base os “Objetivos estratégicos, linhas e medidas de atuação” do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Concelho da Maia.
Mais informações em: https://hortissima.pt e www.facebook.com/maiahortissima

 

Local:
Jardim do Parque Central da Maia
Organização:
CM Maia