Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

A Maia pelo Clima - Estratégia Local, Mudança Global

O projeto “Estratégia Local, Mudança Global: a Maia Pelo Clima”, resultou da aprovação da candidatura “Ações de comunicação, divulgação e sensibilização sobre riscos associados às alterações climáticas”, apresentada ao POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) em 2018.

A candidatura insere-se no eixo prioritário: “promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos”, na categoria de intervenção “adaptação às alterações climáticas” e vai ao encontro dos objetivos preconizados pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pelo Quadro Estratégico para a Política Climática e Compromisso para o Crescimento Verde.

“Estratégia Local, Mudança Global: a Maia pelo Clima” dedica-se à promoção do conhecimento na área da mitigação e adaptação às alterações climáticas, prevendo o desenvolvimento, a sistematização e a disseminação de uma mensagem que envolva o cidadão e que o leve a ser parte da solução - requisito chave para o sucesso da redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Esta operação assenta na alteração de hábitos e comportamentos em ambiente coletivo, estando direcionada em particular para a população escolar do ensino secundário e do 2º e 3º ciclos do ensino básico assim como para os colaboradores da Câmara Municipal, para os principais agentes locais e para o público em geral.

logos

Objetivos 

Este projeto teve como principal objetivo a conceptualização e a implementação de campanhas de ações de comunicação, divulgação e sensibilização sobre os riscos associados às alterações climáticas, visando melhorar a literacia ambiental e o empoderamento do cidadão comum.

Assim, pretendeu-se:

  • Proporcionar uma base de conhecimentos cientificamente corretos, de forma acessível aos diferentes atores e intervenientes da sociedade civil;
  • Fomentar a mudança de comportamento ao nível individual e coletivo;
  • Contribuir para a redução das emissões de GEE de origem humana - antropogénica.

Resultados

O projeto foi aprovado em março de 2018 e terminou a 31 de dezembro de 2019. Neste âmbito foram produzidas várias ações e materiais: