Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

O que podemos fazer

Refletir e mudar

A atual temperatura média do planeta é 0,9˚C superior à do século XIX. Cada uma das três últimas décadas foi mais quente do que qualquer outra década desde 1850. Este aumento repentino da temperatura está associado às emissões de gases com efeito de estufa (GEE) com origem antropogénica.

Qualquer ação que contribua para combater as alterações climáticas, irá melhorar também o estado geral do ambiente em determinado local, assim como as próprias condições de vida das populações que aí habitam. Embora as pequenas decisões do dia a dia têm naturalmente um efeito pequeno à escala global, quanto mais cidadãos estiverem conscientes da sua importância e agirem, maior será o seu efeito.

 

Ser parte da solução

As nossas escolhas de hoje, podem mudar o amanhã.

Para amenizar as alterações climáticas, devemos reduzir ou evitar as emissões de GEE. Um bom ponto de partida passa pelo cálculo da pegada ecológica (calculadoras disponíveis online) que fornece uma visão geral do impacte individual e identifica os pontos que necessitam de mudança em termos de sustentabilidade. Após calcular a pegada ecológica, é necessário estabelecer metas e prioridades de acordo com o que for mais simples de ajustar à rotina. Desta forma torna-se mais fácil orientar as escolhas e mudanças a adotar.

O planeta, os mares e as florestas, os rios e os desertos, os animais e as plantas, assim como os seres humanos, os que já existem e os que ainda estão por chegar, necessitam do empenho de todos para se alcançar a mudança.

 

icons14    icons15  

 icons16    icons17    icons18