Ata da 20.ª Reunião de Câmara | Ordinária Pública de 21 de julho de 2025, 16:00h
Ao vigésimo primeiro dia do mês de julho de dois mil e vinte e cinco, pelas dezasseis horas, na sala de reuniões no terceiro piso do Edifício dos Paços do Concelho, realizou-se a vigésima reunião de Câmara, ordinária pública.
Presidiu à reunião o Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago.
Secretariou a reunião, Marisa Neves.
Estiveram presentes:
1. Presidente, António Domingos da Silva Tiago
2. Vereador, José Francisco Ferreira da Silva Vieira de Carvalho
3. Vice-Presidente, Emília de Fátima Moreira dos Santos
4. Vereador, António Manuel Leite Ramalho
5. Vereador, Mário Nuno Alves de Sousa Neves
6. Vereadora, Sandra Raquel Vasconcelos Lameiras
7. Vereador, Paulo Sérgio Fernandes da Rocha
8. Vereadora, Marta Moreira de Sá Peneda
9. Vereador, Hernâni Avelino da Costa Ribeiro
10. Vereador, António José Ferreira Peixoto
Esteve ausente, por motivos devidamente justificados: a Senhora Vereadora, Susana Maria Pereira Junqueira Pacheco Neto (Coligação Maia em Primeiro).
Esteve presente em regime de substituição: a Senhora Vereadora, Maria Alexandra Leite da Silva Torres Teles de Menezes (Coligação Maia em Primeiro).
A reunião teve início pelas 16:00h, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Período de intervenção do Público
- Sem Intervenções
2. Período de antes da ordem do dia
- Sem Intervenções
3. Aprovação da ata da 19.ª reunião de Câmara ordinária de 07 de julho de 2025
Prestou esclarecimentos de natureza técnica a Secretária da Reunião, Marisa Neves: retificou-se o ponto 18 da ata e respetivos documentos, clarificando-se a remessa obrigatória à Assembleia Municipal.
Depois de submetida a discussão e votação foi a da ata da décima nona reunião de Câmara ordinária de 07 de julho de 2025, aprovada por unanimidade. Não participou na votação a Senhora Vereadora, Maria Alexandra Leite da Silva Torres Teles de Menezes, por não ter estado presente na reunião a que a ata diz respeito, nos termos do impedimento legal previsto no n.º 3 do art.º 34.º do Código de Procedimento Administrativo.
4. Concessão de um benefício público à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Pedro Fins, tendo em vista a atribuição de uma comparticipação financeira para a realização das festas em honra de S. Pedro e de S. Fins
Proposta subscrita conjuntamente pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago, e pelo Senhor Vereador do Pelouro da Cultura e Conhecimento, Mário Nuno Alves de Sousa Neves - registo n.º 30582/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a concessão de um benefício público à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Pedro Fins, no valor de 5.000,00€ (cinco mil euros), tendo em vista a atribuição de uma comparticipação financeira para a realização das Festas em Honra de S. Pedro e de S. Fins, aprovada por unanimidade. Este apoio destina-se a custear a algumas despesas relacionadas com a realização da referida festividade, designadamente com a contratação de atuações musicais e som e luz, iluminação de ruas, fogo de artifício, publicidade, bombeiros, policiamento, seguros, direitos de autor, assim como com a obtenção de todas as licenças necessárias e obrigatórias para a realização desta festividade.
5. Concessão de benefício público extraordinário à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrouços
Proposta subscrita conjuntamente pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago, e pelo Senhor Vereador com Poderes Delegados na Proteção Civil, Mário Nuno Alves de Sousa Neves – registo n.º 24725/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a concessão de um benefício público extraordinário à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrouços, no valor de 7.619,00€ (sete mil, seiscentos e dezanove euros), aprovada por unanimidade.
6. MDPT - Maia Cidade do Desporto 2025: Atribuição de um subsídio a título excecional, ao Maiastars - Clube de Desporto, Cultura, Ambiente e Solidariedade Social, no valor de €45.000,00, tendo em vista a comparticipação financeira desta Câmara na realização do "Maia Handball Cup 2025" - 21º Torneio Internacional, em várias instalações desportivas Municipais
Proposta subscrita pelo Senhor Vereador do Pelouro do Desporto, Dinamização Territorial e Turismo, Hernâni Avelino da Costa Ribeiro – registo n.º 25475/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a atribuição de um subsídio excecional, ao Maiastars - Clube de Desporto, Cultura, Ambiente e Solidariedade Social, no montante de 45.000.00 € (quarenta e cinco mil euros), junto com a cedência de instalações desportivas e o apoio logístico, para a realização do 21ª torneio internacional “Maia Handball Cup 2025”, inserido no âmbito do projeto “Maia Desporto para Todos – Maia Cidade do Desporto 2025”, aprovada por unanimidade. A comparticipação financeira será liquidada por conta da rubrica própria constante no Orçamento do Município para o corrente ano, após a celebração de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, nos moldes da minuta anexa.
7. MDPT - Maia Cidade do Desporto 2025: Atribuição de um subsídio a título excecional à AXM - Associação de Xadrez da Maia, no valor de €29.000,00, tendo em vista a comparticipação desta Câmara no custo de organização da 8ª edição do " Festival Internacional de Xadrez da Maia 2025" na Cidade da Maia
Proposta subscrita pelo Senhor Vereador do Pelouro do Desporto, Dinamização Territorial e Turismo, Hernâni Avelino da Costa Ribeiro – registo n.º 21516/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a atribuição de um subsídio excecional à AXM- Associação de Xadrez da Maia, no valor de € 29.000,00 (vinte e nove mil euros), como comparticipação financeira no âmbito do projeto “Maia Desporto para Todos – Maia Cidade do Desporto”, para a organização da 8.ª edição do “Festival Internacional de Xadrez da Maia 2025”, aprovada por unanimidade. A comparticipação financeira será liquidada por conta da rubrica própria constante no Orçamento do Município para o corrente ano, após a celebração de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, nos moldes da minuta anexa.
8. MDPT - Maia Cidade do Desporto 2025: Atribuição de um subsídio a título excecional, ao Golf Club Atlântico, no valor de €1.500,00, tendo em vista a comparticipação desta Câmara na organização do Torneio de Golfe "Maia Cidade do Desporto 2025"
Proposta subscrita pelo Senhor Vereador do Pelouro do Desporto, Dinamização Territorial e Turismo, Hernâni Avelino da Costa Ribeiro – registo n.º 26125/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a atribuição de um subsídio excecional, ao GOLF CLUB ATLÂNTICO, no montante de € 1.500,00 (mil e quinhentos euros), para a realização do “Torneio de Golfe - Maia Cidade do Desporto 2025”, no âmbito do projeto “Maia Desporto para Todos – Maia Cidade do Desporto”, aprovada por unanimidade. A comparticipação financeira será liquidada por conta da rubrica própria constante no Orçamento do Município para o corrente ano, após a celebração de Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, nos moldes da minuta anexa.
9. Atribuição de um apoio financeiro ao Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal, Serviços Municipalizados e Empresas Municipais da Maia, tendo em vista a comparticipação nos encargos decorrentes da realização do Superpiquenique do Funcionário 2025
Proposta subscrita pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago – registo n.º 35188/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a atribuição de um apoio financeiro ao Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal, Serviços Municipalizados e Empresas Municipais da Maia, no valor de €14.100,00 (catorze mil e cem euros) para comparticipar os encargos decorrentes da realização do SUPERPIQUENIQUE DO FUNCIONÁRIO 2025, aprovada por unanimidade.
10. Plano de Transporte Escola para o ano letivo 2025/2026
Proposta subscrita conjuntamente pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago, e pela Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal, Emília de Fátima Moreira dos Santos – registo n.º 38572/25
A Senhora Vice-Presidente, Emília de Fátima Moreira dos Santos, deu nota que a presente proposta não tinha alterações em relação aos anos anteriores. O plano de transportes escolares resumia-se praticamente aos circuitos especiais, ou seja, a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, com necessidades especificas de saúde. Os restantes alunos já estavam contemplados no âmbito do passe 13/24, que era gratuito.
Depois de submetido a discussão e votação foi o Plano Municipal de Transporte Escolar para o ano letivo 2025/2026, tendo por referência o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação, anexo à presente proposta, aprovado por unanimidade.
11. Constituição de fundo maneio para as atividades de apoio à família na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, a terem lugar no mês de julho de 2025
Proposta subscrita conjuntamente pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago, e pela Senhora Vereadora do Pelouro da Educação, Emília de Fátima Moreira dos Santos – registo n.º 30947/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a ratificação da constituição de um fundo de maneio no valor de 2.500,00 € (dois mil e quinhentos euros), cuja constituição nos termos do n.º 2.3.4.3 e 2.9.10.1.11 do Decreto-Lei n.º 54 – A/99, de 22 de fevereiro e do Regulamento dos Fundos de Maneio em vigor, a favor do Diretor do Departamento de Educação, Ciência e Cultura, Dr. Júlio António Pereira Pinto Guimarães, aprovado por unanimidade. O Fundo de Maneio destina-se a fazer face a despesas urgentes e inadiáveis, variáveis em função do número de participantes e necessárias à implementação deste programa de acordo com as rubricas de classificação económica de despesas referidas na proposta.
12. Contrato de Mandato a celebrar com a Espaço Municipal, E.M. S.A., com vista à "Reabilitação de coberturas - Pinhal; Reabilitação das fachadas posteriores, empenas e coberturas - Cousso/Sendal" - 253.534,23€ (duzentos e cinquenta e três mil, quinhentos e trinta e quatro euros e vinte e três cêntimos)
Depois de submetido a discussão e votação foi o Contrato de Mandato a celebrar com a Espaço Municipal, E.M. S.A., com vista à "Reabilitação de coberturas - Pinhal; Reabilitação das fachadas posteriores, empenas e coberturas - Cousso/Sendal", no valor de 253.534,23€ (duzentos e cinquenta e três mil, quinhentos e trinta e quatro euros e vinte e três cêntimos), aprovado por unanimidade.
13. Contrato de Mandato a celebrar com a Espaço Municipal, E.M. S.A., com vista à "Execução de acessibilidade e melhoramentos no Parque de Avioso - área envolvente do edifício de acolhimento" - 243.540,00€ (duzentos e quarenta e três mil, quinhentos e quarenta euros)
Depois de submetida a discussão e votação foi o Contrato de Mandato a celebrar com a Espaço Municipal, E.M. S.A., com vista à "Execução de acessibilidade e melhoramentos no Parque de Avioso - área envolvente do edifício de acolhimento", no valor de 243.540,00€ (duzentos e quarenta e três mil, quinhentos e quarenta euros), aprovado por unanimidade.
14. Âmbito do objeto do Contrato-programa celebrado entre o Município da Maia e a Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A., outorgado em 7 de julho de 2009: declaração do âmbito e abrangência de poderes da Espaço Municipal no domínio da gestão de património habitacional integrado e a integrar na esfera pública municipal. Transferência de gestão de imóveis municipais para a Espaço Municipal
Proposta subscrita conjuntamente pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago, e pela Senhora Vice-Presidente da Câmara Municipal, Emília de Fátima Moreira dos Santos – registo n.º 35040/25
O Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago, deu nota que este contrato-programa permitia que a Espaço Municipal fizesse a gestão do património habitacional do Município, conforme a Lei exigia. Mais referiu o Senhor Presidente que, qualquer imóvel que fosse construído ou adquirido pela Câmara Municipal, e posteriormente entregue à Espaço Municipal para a sua gestão, teria de ser sempre aprovado em sede de Reunião de Câmara. Mais referiu o Senhor Presidente que o anexo à proposta continha todos os fogos que a Câmara Municipal foi ultimamente adquirindo, identificando, assim, os imóveis a serem transferidos para a Espaço Municipal com vista à gestão do património habitacional da esfera pública municipal.
A Senhora Vereadora, Sandra Raquel Vasconcelos Lameiras, solicitou o envio da listagem do anexo 1, porque estava desformado em termos digitais.
Depois de submetidas a discussão e votação foram: a) declaração de abrangência dos poderes de gestão, manutenção, conservação e demais obrigações inerentes ao património habitacional municipal, para além do abrangido no Contrato-programa de 2009, que seja integrado na esfera dominial do Município da Maia, por aquisição, construção, aquisição e reabilitação ou a outro título, designadamente no âmbito do Programa 1.º Direito, e que o Município da Maia entenda afetar a arrendamento em diversos regimes previstos legalmente, designadamente “arrendamento apoiado, da renda condicionada ou de outras modalidades de rendas reduzidas de valor equivalente” [cf. n.º 2, artigo 19.º/2, DL n.º 37/2018, de 4 de junho], na empresa municipal Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, E.M., S.A; b) da lista de património que se propõe abranger desde já para a gestão da empresa municipal no âmbito da presente proposta, sob o Anexo I, correspondente a imóveis adquiridos no âmbito da execução do Programa 1.º Direito, sem prejuízo de outros imóveis que vierem a integrar o património habitacional municipal possam, mediante deliberação(ões) autónoma(s) da Câmara Municipal, ser igualmente afetos por delegação para a gestão da Espaço Municipal; c) da extensão do âmbito estabelecido na alínea anterior ao património não habitacional complementar e integrado nos imóveis destinados a habitação municipal, designadamente equipamentos e espaços verdes das operações, atualizando o alcance da Cláusula Terceira do Contrato-programa de 2009, tudo aprovado por unanimidade.
15. Candidatura “Juventude em Movimento – Democracia em Ação” – assinatura de convenção de subvenção
Proposta subscrita conjuntamente pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago, e pela Senhora Vereadora do Pelouro da Juventude, Susana Maria Pereira Junqueira Pacheco Neto – registo n.º 38520/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a ratificação da assinatura da convenção de subvenção anexa à presente proposta, aprovada por unanimidade.
16. LitoralRural – Associação de Desenvolvimento Regional | Substituição do Representante do Município da Maia na Direção da LitoralRural
Proposta subscrita pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago
Depois de decorrido o escrutínio secreto, foi aprovada com 9 (nove) votos a favor e 1 (um) voto em branco, a nomeação do Senhor Vereador dos Pelouros: Transportes e Mobilidade, da Cultura e Conhecimento, da Segurança, Proteção Civil e Fiscalização, do Planeamento Territorial e das Relações Internacionais, Mário Nuno Alves de Sousa Neves, como representante da Câmara Municipal na Direção da LitoralRural, substituindo assim o Presidente da Câmara nessas funções. O Senhor Vereador Mário Neves não participou na votação.
17. Empreitada de “Novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, na freguesia de Pedrouços”
Proposta de procedimento
Informação da Divisão de Contratação Pública e Aprovisionamento – procedimento OBM n.º 21/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a proposta de procedimento aprovada por unanimidade.
18. Empreitada de "Construção de Equipamentos de Saúde Primária – USF Pedras Rubras - Acordo de Colaboração com a ARS Norte, na freguesia de Moreira"
Informação da Divisão de Contratação Pública e Aprovisionamento – procedimento OBM n.º 26/24
Depois de submetida a discussão e votação foi a minuta da adenda ao contrato escrito n.º 247/2024, aprovada por unanimidade.
19. Empreitada de “Corredor do Rio Leça – fase 01 – AB – entre o entroncamento da Rua da Ponte com a Rua das Arregadas e o limite administrativo com o concelho de Valongo
Proposta de procedimento
Informação da Divisão de Contratação Pública e Aprovisionamento – procedimento OBM n.º 24/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a proposta de procedimento aprovada por unanimidade.
20. Aquisição de serviços de limpeza das diversas instalações municipais, por lotes – Lote 3
Proposta de não adjudicação
Informação da Divisão de Contratação Pública e Aprovisionamento – procedimento n.º 1124/2024
Depois de submetidas a discussão e votação foi a proposta de não adjudicação para o Lote 3 e relatório final – não adjudicação para o Lote 3 aprovada por unanimidade.
21. Aquisição de serviços de limpeza, incluindo o fornecimento de consumíveis, para as unidades de saúde do Concelho da Maia, pelo período de três anos
Proposta de procedimento
Informação da Divisão de Contratação Pública e Aprovisionamento –procedimento n.º 717/2025
Depois de submetida a discussão e votação foi a proposta de procedimento aprovada por unanimidade.
22. Abertura de procedimento concursal para recrutamento de dirigente intermédio de 3.º grau - Coordenadora da Unidade de Gestão de Projetos Financiados
Proposta subscrita pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago – registo n.º 32851/25
Depois de submetidas a discussão e votação foi a abertura de procedimento concursal para recrutamento de dirigente intermédio de 3.º grau, Coordenadora da Unidade de Gestão de Projetos Financiados e da composição do júri pelos seguintes elementos: Presidente Joaquim Acácio Belo Faustino, Diretor do Departamento de Recursos Humanos e Administração Geral da Câmara Municipal da Maia; Vogais efetivos: Fernando Amadeu Ribeiro Gomes, Chefe do Núcleo de Estratégia, Desenvolvimento e Inovação da Câmara Municipal da Maia que substitui o presidente nas suas faltas e impedimentos e Marisa Gisela Soares das Neves, Chefe da Unidade de Auditoria e Controlo de Gestão da Câmara Municipal da Maia; Vogais suplentes: Susana Paula Ribeiro Soares, Chefe da Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal da Maia, aprovada por unanimidade.
Apresentação à Assembleia Municipal nos termos e efeitos previstos na Lei n.º 49/2012, de 29 de agosto, art.º 13, n.º 1.
23. Abertura de procedimento concursal para recrutamento de dirigente intermédio de 1.º grau – Diretor do Departamento de Construção, Manutenção, Energia e Mobilidade
Proposta subscrita pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, António Domingos da Silva Tiago – registo n.º 32849/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a abertura de procedimento concursal para recrutamento de dirigente intermédio de 1.º grau, Diretor do Departamento de Construção, Manutenção, Energia e Mobilidade e da composição do júri pelos seguintes elementos: Presidente, Cristina Maria Magalhães Andrade Espassandim, Diretora-Delegada dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento da Maia; Vogais efetivos: Joaquim Acácio Belo Faustino, Diretor do Departamento de Recursos Humanos e Administração Geral da Câmara Municipal da Maia que substitui o presidente nas suas faltas e impedimentos e José Carlos Portugal Peixoto Santos, Arquiteto, Consultor na área do Urbanismo e Planeamento Territorial, e ex-docente universitário; Vogais suplentes: Manuel Fernando Vaz Ribeiro, Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Penafiel, aprovada por unanimidade.
Apresentação à Assembleia Municipal nos termos e efeitos previstos na Lei n.º 49/2012, de 29 de agosto, art.º 13, n.º 1
24. Abertura de procedimento concursal para constituição de vínculo de emprego público por tempo indeterminado para 18 Assistentes Operacionais (área operacional) – SMAS
Ofício dos SMAS n.º DRHSP 26298/2025 – registo n.º 31194/25
Depois de submetida a discussão e votação foi a abertura de procedimento concursal para constituição de vínculo de emprego público por tempo indeterminado para 18 Assistentes Operacionais (área operacional) – SMAS, aprovada por unanimidade.
25. Pedido de isenção de taxas de vistoria de segurança/salubridade – Maria Manuela Marques Cardoso Ribeiro
Informação da Divisão de Planeamento e Gestão Financeira – registo n.º 31790/25
Depois de submetida a discussão e votação foi o pedido de isenção de taxas solicitado pela Senhora, Maria Manuela Marques Cardoso Ribeiro, aprovado por unanimidade.
26. Pedido de isenção de taxas de licenças para festival folclórico – 26/07 a 27/07 – Grupo Regional de Moreira da Maia
Informação da Divisão de Planeamento e Gestão Financeira – registo n.º 35543/25
Depois de submetida a discussão e votação foi o pedido de isenção de taxas solicitado pelo Grupo Regional de Moreira da Maia, aprovado por unanimidade.
27. Deliberações tomadas na 3.ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal
Ofício da Assembleia Municipal – registo n.º 37212/25
Foi tomado conhecimento.
28. Nota informativa nos termos da deliberação de delegação de competências da Câmara no Presidente para o presente mandato autárquico
Informação do Departamento de Finanças e Património – registo n.º 38540/25
Foi tomado conhecimento.
29. Novo Modelo Tarifário “Recicle Mais. Pague Menos” – Distribuição da Tarifa em Edifícios Coletivos de Clientes Domésticos – Dever de Informação
Ofício da Maiambiente – registo n.º 29012/25
A Senhora Vereadora, Marta Moreira de Sá Peneda, deu nota, que por uma questão de justiça, foi do entendimento haver uma distribuição do valor da quantidade de resíduos recolhidos por todas as frações dos prédios. Essa divisão será efetuada, mas cobrada só a quem tiver contrato ativo com os SMAS e a quem tiver consumos acima de um metro cubico.
Foi tomado conhecimento.
A Câmara Municipal mais deliberou, por unanimidade, aprovar em minuta as deliberações tomadas, para efeitos de execução imediata.
Pelas 17:37h o Senhor Presidente da Câmara encerrou a reunião, da qual se lavra a presente ata, que é constituída por 13 (treze) páginas e respetivos anexos.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia
António Domingos da Silva Tiago
A Secretária da Reunião
Marisa Neves
Maia e Paços do Concelho, 21 de julho de 2025