Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Lazer ambiental no Grande Porto

Fundação de Serralves  

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de âmbito europeu ao serviço da comunidade nacional, que tem como missão sensibilizar e interessar o público para a arte contemporânea e o ambiente, através Museu de Arte Contemporânea como centro pluridisciplinar, do Parque como património natural vocacionado para a educação e animação ambientais e de um centro de reflexão e debate sobre a sociedade contemporânea. 

Dada a importância histórica, cultural e artística do Parque de Serralves, bem como a sua missão de melhorar a qualidade ambiental urbana da cidade do Porto, a Fundação oferece uma grande variedade de programas destinados a promover o Parque como um espaço artístico, um ambiente ecológico ímpar e muito diverso e um local destinado a actividades educacionais e recreativas. 

Estendendo-se por dezoito hectares que incluem jardins, pastagens, bosques, um roseiral e até um lago romântico, o Parque proporciona ambiente tranquilo para reflexão e um cenário estimulante para a consciencialização do público relativamente às mais prementes questões ambientais que a todos dizem respeito. 

Horário de Funcionamento do Parque:

Terça a Sexta: 10h00 - 19h00
Sáb, Dom. e Feriados: 10H00 - 19H00 (Out. a Mar.)
Sáb, Dom. e Feriados: 10H00 - 20H00 (Abr. a Set.)

Encerra à Segunda-Feira e nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.

Contactos:

Rua D. João de Castro, 210
Tel (informações): 808200543
E-mail geral: serralves@serralves.pt
www.serralves.pt

 

Parque Biológico de Gaia

O Parque Biológico de Gaia é um centro permanente de educação ambiental instalado pela Câmara Municipal de Gaia, desde 1983, no vale do rio Febros e gerido pela Empresa Municipal Parque Biológico de Gaia, E.M. 

Os 35 hectares de parque têm um circuito de descoberta da natureza, com cerca de 3 km, ao longo do qual estão instaladas vitrinas com variadas informações. Integram esse circuito, moinhos e casas rurais, carvalhais, pinhais, lagos, o rio Febros, viveiros com animais e plantas e muitas outras coisas a descobrir num passeio de hora e meia ou duas horas.

O objectivo pedagógico do Parque é a compreensão pelos visitantes da paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura tradicional, usos e costumes, hidrografia, etc.), e do contraste entre a paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana.

Horário de funcionamento: no Verão das 10 às 20h00 e no Inverno das 10 às 17h30 
(a entrada de visitantes terminando uma hora antes do encerramento)  

Contactos:

Estrada Nacional 222 (estrada nova de Avintes) 
Tel: 227 878 120
www.parquebiologico.pt