Passar para o Conteúdo Principal Top
Ambiente Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Políticas

Os Parques Infantis constituem um dos principais espaços lúdicos das crianças, no qual é estimulado o movimento, sozinha e/ou em grupo, utilizando equipamentos de recreio que fomente as diferentes actividades motoras.

A importância que os parques infantis assumem no desenvolvimento das crianças, justifica o investimento realizado pelo Município da Maia, de dotar o Concelho com uma rede de Parques Infantis que permitam o direito de brincar em segurança.

Decreto-lei nº 119/2009 de 19 de Maio, veio estabelecer novas condições de segurança a observar na localização, implantação, concepção e organização funcional dos espaços de jogo e recreio, respectivo equipamento e superfícies de impacte, necessárias para garantir a diminuição dos riscos de acidentes, de traumatismo e lesões acidentais.

Em 2009 o Município investiu na consolidação da sua rede de parques, dispondo actualmente de 41 espaços espalhados por todo o seu território, com equipamentos homologados de acordo com as normas europeias.

Por outro lado, atenta à realidade demográfica do Concelho, nomeadamente, face a uma emergente nova geração de seniores, a Maia, no âmbito de um conjunto de acções de responsabilidade social, apostou em 2009 na instalação de um Parque Geriátrico no Parque Urbano do Novo Rumo, no Centro da cidade. Este parque é constituído por vários equipamentos homologados pelas normas europeias que permitem aos cidadãos uma prática desportiva especificamente orientada para as suas capacidades. Trata-se de um conceito que proporciona aos seniores uma forma de vida activa e participativa. Estes equipamentos possuem sinalética com indicações sobre a sua utilização. O Parque Urbano do Novo Rumo foi o espaço eleito para dotar destes equipamentos, uma vez que possui ainda vários percursos pedonais e amplos espaços verdes, onde podem ser realizadas caminhadas, corridas e outras actividades que complementam a variedade de exercícios que podem ser realizados nos equipamentos seniores.