3519
Institucional9288
Eleições Legislativas 20253155
Notícias6052
Agenda: próximos eventos5744
Câmara Municipal7027
Assembleia Municipal5388
Apoio ao Consumidor156
Recursos Humanos1932
Polícia Municipal1068
Proteção Civil5836
Provedor dos Munícipes1253
Plano de Mobilidade Sustentável1597
Planeamento8949
Reabilitação Urbana4701
Relações Internacionais4992
Inovação e Desenvolvimento9022
Gestão Urbana7750
Regulamentos Municipais5779
BUPi - Balcão Único do Prédio5070
Atendimento Municipal8476
Empresas Municipais5806
Sistema de Gestão3564
Requerimentos3940
Metrologia2068
Boletins Municipais2518
Juntas de Freguesia5307
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho4835
Canal de Denúncias7565
Contactos
9185
Viver8917
Investir8511
Visitar
O Fórum
Fórum da Maia
O Fórum da Maia é uma obra do arquiteto José Carlos Loureiro inaugurado a 1 de junho de 1991. Situado no centro da Cidade da Maia, este espaço beneficia e oferece a todos aqueles que o procuram condições ótimas para a realização de diversos eventos de índole cultural.
Compõe-se de três áreas de vocações distintas, mas complementares: Zona de Auditórios, Zona de Museu e Exposições, Zona de Biblioteca e do Arquivo Municipal e Espaço Café Concerto.
Os auditórios possuem capacidade para, respetivamente 614 lugares (404 na plateia e 210 no balcão), o Grande Auditório, e 138 lugares, o Pequeno Auditório, estando dotados de infraestruturas de apoio à realização de encontros, colóquios e congressos, sendo que, no Grande Auditório, se podem realizar espetáculos musicais, de teatro, de ópera, etc…
Anexo aos auditórios existe um balcão e sala de secretariado e uma sala cafetaria bar.
No exterior há um auditório com capacidade para 250 pessoas.
Uma segunda área inclui espaços para exposições temporárias de âmbitos e temáticas diversas. Podendo ser utilizados em sequência ou isoladamente, a polivalência destes espaços permite ter várias exposições funcionando em simultâneo.
Galeria D. Manuel - 97m2
Galeria Gonçalo Mendes 1 - 64m2
Galeria Gonçalo Mendes 2 - 90m2
Galeria Gonçalo Mendes 3 - 38m2
Galeria Gonçalo Mendes 4 - 68m2
Galeria Gonçalo Mendes 5 - 26m2
Principais realizações:
Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia
A primeira edição do festival realizou-se em 1994 e a partir de 1996 passou a ser anual. O festival realiza-se na primeira quinzena de Outubro, no Fórum da Maia e espaços adjacentes.
O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com direção artística e produção do Teatro Art'Imagem.
Diariamente, durante 10 dias há animação de rua, espetáculos no Grande Auditório, com capacidade para 700 lugares, e Café-Teatro, para 150 pessoas. Ao fim-de-semana há espetáculos dirigidos às crianças.
O teatro cómico é apresentado em todas as suas dimensões e disciplinas: a comédia, o teatro de rua, a mímica, a animação, stand-up comedy, musical, o novo circo, marionetas e fantoches, café-teatro, o clown e traz à cidade da Maia de 25 a 30 companhias, para mais de 10 mil espectadores.
No Festival, além de companhias portuguesas, já participaram companhias vindos de países tão diferentes como a Espanha (nomeadamente Galiza, Madrid, Catalunha, Leão e País Basco), França, República Checa, Itália, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Alemanha, Austrália, etc.
Este é o único festival exclusivamente dedicado ao teatro cómico que se realiza em Portugal.
Maia Fest Music
O Maia Fest Music é um certame cultural organizado pelo Pelouro da Cultura.
A programação dos eventos musicais e culturais que integram o Festival apostam na diversidade de propostas artísticas, na pluralidade das linguagens, nas formas e nos estilos de expressão musical.
Este Festival tem como objetivo captar públicos com interesses e gostos diversificados, propondo-lhes outras ofertas artísticas e musicais.
Pelo palco do Grande Auditório do Fórum da Maia, já passaram os melhores músicos nacionais.
World Press Photo
Internacionalmente reconhecida, não só pela qualidade das fotografias que compõem a mostra, mas também por ser a única do género, a exposição World Press Photo é o resultado de um concurso de fotojornalismo, realizado anualmente, no qual as fotografias avaliadas representam a atualidade a nível mundial.
Bienal de Artes da Maia
A Bienal da Maia já acolheu centenas de criadores de diferentes gerações e áreas artísticas com percurso nacional e internacional, que enquanto artistas, artistas-curadores, artistas-programadores, artistas-produtores, artistas-editores ou artistas-investigadores, têm dinamizado a Área Metropolitana do Porto e as sub-regiões do Litoral Norte – Braga e Viana do Castelo – com projetos artísticos, exposições, mostras de performances, performances-concerto, ciclos de conferências, ciclos de cinema, criação de espaços alternativos, publicação e edições de livros, entre outras.
MAIA BD – Festival Internacional de Banda Desenhada
O melhor da banda desenhada passa todos os anos pela Maia. Numa iniciativa da Câmara Municipal da Maia com produção da cooperativa editorial A Seita, o Fórum da Maia recebe um conjunto de atividades que tornam a banda desenhada o centro das atenções. O evento dá palco a alguns dos autores e artistas nacionais e internacionais mais reputados da atualidade, onde não faltam lançamentos de novidades editoriais, representativos dos mais variados estilos e sensibilidades da BD. Para além de reunir autores, artistas e editores em mesas redondas e sessões de autógrafos, o festival desenvolve uma programação ligada à BD com exposições, cinema de animação, ilustração, cosplay, workshops e feira do livro. De entrada gratuita e aberto a todos os públicos e idades, o Maia BD é a celebração da banda desenhada do Norte de Portugal.
Maia Blues Fest - Festival Internacional de Blues
Este evento com acesso gratuito, é mais uma realização que corporiza a estratégia de aproximação dos maiatos à cultura nas suas múltiplas expressões, potenciando a elevação social, a criatividade e multiculturalidade.
O Maia Blues Fest apresenta em todas as edições, durante 3 dias, artistas nacionais e internacionais.
UIVO - Mostra de Ilustração da Maia
Assumindo-se como uma referência no panorama da Ilustração nacional, a UIVO – Mostra de Ilustração da Maia é já uma mostra de valor reconhecido pelos seus pares e pelo público em geral. A cada edição são abordadas questões da contemporaneidade, com referência à pratica da Ilustração, apresentando obras de artistas nacionais e estrangeiros, o que se traduz numa mostra cada vez mais eclética, quer na seleção dos artistas e ilustradores, quer nas peças e categorias apresentadas, enfatizando as diferentes formas de fazer e pensar a Ilustração.
Festival Internacional de Magia da Maia
Truques? Não! Aqui há magia. Ao vivo e a cores estarão presentes no Festival Internacional de Magia da Maia, ilusionistas de renome nacional e internacional entre os quais artistas premiados nos campeonatos da Europa e do Mundo.
Este é um festival para toda a família que delicia os mais novos e encanta os mais velhos.
Outras realizações:
- Exposições de artes plásticas, desenho, pintura, escultura, ilustração e fotografia;
- Ciclos de Dança;
- Ciclos de Teatro de Marionetas;
- Ciclos de Fado;
- Ciclos de Orquestras;
- Primavera do Teatro – Maia ao Palco/Teatro de Amadores da Maia;
- Concertos;
- Ciclos de Coros Infantis.
Contactos:
Rua Engenheiro Duarte Pacheco, 131, Maia, Portugal
22 940 8643
instagram.com/maia_cultura/
facebook.com/culturamaia/