![]()
3151
Institucional9679
Eleições Presidenciais 20266152
Notícias4107
Agenda: próximos eventos6221
Câmara Municipal1155
Assembleia Municipal4547
Apoio ao Consumidor9740
Recursos Humanos8484
Polícia Municipal9191
Proteção Civil213
Provedor dos Munícipes632
Energia e Mobilidade3725
Planeamento9344
Reabilitação Urbana4514
Relações Internacionais7871
Inovação e Desenvolvimento5058
Gestão Urbana1357
Regulamentos Municipais4105
BUPi - Balcão Único do Prédio5013
Atendimento Municipal4794
Empresas Municipais971
Sistema de Gestão7989
Requerimentos1827
Metrologia1615
Boletins Municipais7280
Juntas de Freguesia5268
Canal de Denúncias7832
Contactos
1702
Viver8186
Investir8415
Visitar
'a aurora não se demorará', de SantoSilva
30 de abril a 19 de junho
(inaugura a 29 de abril, 21h30)
Fórum da Maia
Exposição
"a aurora não se demorará", de SantoSilva
Assente no objetivo de valorização e promoção de talentos emergentes, elemento integrante da política cultural do município, a Câmara Municipal da Maia apresenta, através do seu Pelouro da Cultura, a exposição “a aurora não se demorará” de SantoSilva, desenvolvida a partir de um trabalho de investigação artística em torno das tradições judaico-cristãs.
De 30 de abril a 19 de junho, no Fórum da Maia, SantoSilva recorre aos meios da videoarte, da pintura e de um ritual performativo a fim de convidar o observador a aproximar-se da sua condição de finitude, sob o ímpeto da brutalidade. Fá-lo a partir de um pressuposto: o Fim como potência do porvir.
Terça a Domingo, das 10h00 às 22h00
Entrada Livre
ARTISTA
SantoSilva (Lisboa, 1980), licenciado em Sociologia e em Artes Plásticas. Formador de pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Diretor da Escola Utopia, Arte & Ideias, residente na Maia, estando atualmente a concluir o seu doutoramento em Arte Contemporânea na Universidade de Vigo.
O trabalho artístico de SantoSilva debruça-se sobre questões capitais da existência humana, sob o prisma da finitude, recorrendo a meios como a performance, a videoarte e a pintura.
Performance
“ao terceiro dia aprendemos o fogo”
Diariamente, SantoSilva, realizará o ritual performativo “ao terceiro dia aprendemos o fogo”, no qual, através do “rito”, convida o espectador a refletir sobre os seus costumes e sobre a sua própria condição de ser finito.
30 de abril a 19 de junho de 2022
segunda a domingo, às 10h00
Fórum da Maia
Entrada livre
Mesa-redonda
“arte e finitude”
Dia 19 de junho o Fórum da Maia acolhe a realização de uma mesa-redonda que contará com a participação do artista, ensaísta e professor Tomás Maia e o escritor e editor Nuno Higino que abordarão a problemática da “arte e finitude” a partir dos trabalhos de SantoSilva, à qual seguir-se-á a apresentação do catálogo relativo à exposição “a aurora não se demorará”.
O encerramento da exposição prevê ainda a performance final de “ao terceiro dia aprendemos o fogo”.
19 de junho, 18h00
Entrada livre
SERVIÇO EDUCATIVO
Ciente da importância das atividades lúdico-expressivas enquanto elemento moderador das relações entre as instituições e a comunidade cultural maiata, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia propõe, através do Serviço Educativo do Fórum da Maia, oficinas e visitas enquadradas nos temas das exposições patentes no Fórum da Maia, proporcionando, sempre que possível, uma aproximação às temáticas e às técnicas promovidas.
Naturezas Ilustradas
Inserida no âmbito da exposição “a aurora não se demorará” o serviço educativo do Fórum da Maia apresenta “Naturezas Ilustradas” uma oficina, inspirada na obra de SantoSilva, que pretende apelar à sensibilização ambiental.
Na primavera a natureza começa a despertar e com ela as flores vão surgir! Papel, cera, flores e colagens vamos criar um jardim repleto de animais dispostos a participar, crescer e voar. Modelar, desenhar, derreter, cortar e colar, formigas e abelhas? O que será que vamos encontrar…?
Oficinas para famílias
Data: 15 de maio e 19 de junho
Horário: 10h00 às 12h00
Local: Fórum da Maia
Gratuito, vagas limitadas
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt
Oficinas para escolas
Data: terça a sexta, por marcação
Horário: 10h00 às 12h00 ou 14h30 às 16h30
Local: Fórum da Maia
Gratuito, vagas limitadas
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt
VISITAS GUIADAS
Proporcionando uma aproximação entre a comunidade, os seus espaços expositivos e os artistas, as visitas guiadas desenvolvidas no âmbito da exposição “a aurora não se demorará” serão conduzidas pelo próprio artista em articulação com o serviço educativo do Fórum da Maia, no sentido de possibilitar a todos os participantes uma aproximação ao universo artístico de SantoSilva.
Visitas guiadas para a comunidade escolar
Data: terça a sexta, por marcação
Horários: 10h00 às 12h00 e 14h30 às 16h30
Local: Fórum da Maia
Gratuito, vagas limitadas
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt
Visitas guiadas para público em geral
Data: 21 de maio e 4 de junho, por marcação
Horários: 11h00
Local: Fórum da Maia
Gratuito, vagas limitadas
Inscrições: infocultura@cm-maia.pt
Para agendamento de visitas, assuntos relacionados com o Serviço Educativo e outras informações contactar: infocultura@cm-maia.pt