![]()
6347
Institucional5753
Eleições Presidenciais 20265100
Notícias7240
Agenda: próximos eventos57
Câmara Municipal8930
Assembleia Municipal3007
Apoio ao Consumidor8131
Recursos Humanos1938
Polícia Municipal3221
Proteção Civil6146
Provedor dos Munícipes4111
Energia e Mobilidade4645
Planeamento735
Reabilitação Urbana6039
Relações Internacionais8403
Inovação e Desenvolvimento8648
Gestão Urbana3796
Regulamentos Municipais4619
BUPi - Balcão Único do Prédio280
Atendimento Municipal1794
Empresas Municipais2148
Sistema de Gestão9258
Requerimentos3944
Metrologia3288
Boletins Municipais7094
Juntas de Freguesia5993
Canal de Denúncias3979
Contactos
2081
Viver1303
Investir633
Visitar
Agenda Cultural fim de semana
FÓRUM DA MAIA
8, 9 e 10 de setembro
Auditório Exterior do Fórum da Maia
MAIA BLUES FEST 2023
Programa
8 de setembro, sexta-feira
18h00
THE SMOKESTACKERS (POR)
The Smokestackers, vencedores do primeiro Portugal Blues Challenge e representantes de Portugal no concurso europeu European Blues Challenge sobem ao palco para uma viagem ao som dos blues.
Do Mississippi ao Delta, do acústico ao elétrico, o quarteto formado por João Belchior, Diogo Mão de Ferro, Vasco Pereira e Marco Jung apresentam o sucessor de "Road Songs" intitulado "Road Songs & Tales of Wandering Thoughts".
21h30
THE CINELLI BROTHERS (GB)
The Cinelli Brothers são um projecto nascido de uma paixão comum pelos blues eléctrico de Chicago e do Texas dos anos 60 e 70.
Em 2020, 2021, 2022, 2023, a banda foi nomeada para os UK Blues Awards como "Blues Band Of the Year".
Em Setembro de 2022, a banda venceu o UK Blues Challenge.
Em Janeiro de 2023, os The Cinelli Brothers ficram em segundo lugar no International Blues Challenge em Memphis, EUA.
The Cinelli Brothers representam uma nova geração de músicos apaixonados que partilham o amor pelo Blues, Soul, R&B e os verdadeiros sons autênticos que fizeram do Blues uma pedra angular da história da música.
9 de setembro, sábado
18h00
CHINO & THE BIG BET (ESP)
Nos últimos anos, Chino tornou-se um dos mais ativos representantes da cena do Blues e Swing de Barcelona, com o seu inconfundível estilo de slide Guitar.
Junto com sua banda, The Big Bet, formada por Rod Deville contrabaixo e Giggs Nother na bateria, já deixou a sua marca em festivais de toda Espanha e Europa.
Com o seu explosivo carisma em palco, Chino & The Big Bet são capazes de encantar o público mais exigente.
21h30
SUGAR QUEEN (EUA)
Michele Denise aka Sugar Queen, é uma cantora/compositora americana de Chicago blues, com raízes no gospel e no jazz. Com seu estilo e carisma, Sugar Queen cativa o seu público.
Michele alcançou o sucesso internacional com 3 álbuns e actuando em muitos festivais e clubes na Europa e Estados Unidos.
10 de setembro, Domingo
16h15
MAIA BLUES FEST BAND
A realização de três workshops Combo/Blues com a finalidade de montar, em conjunto com os alunos, um espetáculo (4 temas) a ser apresentado durante o Festival.
Este evento é dirigido e coordenado por Budda Guedes.
17h00
CHRIS LUQUETTE EAST COAST BLUEGRASS BAND (EUA)
"Chris venceu IBMA Momentum Award 2013, e durante 12 anos foi o guitarrista dos Frank Solivan & Dirty Kitchen, 2 vezes nomeados para Grammy.
Chris é um dos músicos mais trabalhados originalmente da cena musical de Seattle. Agora baseado em Brooklyn-Nova Iorque, seria difícil encontrar outro músico nos seus 30 anos, mudando sem problemas da Música Internacional para o Jazz e do Rock para o Bluegrass tão confortavelmente. Estudou até jazz brasileiro com o lendário músico brasileiro baseado em Seattle, Jovino Santos Neto. A musicalidade de Chris reflecte a multiplicidade de influências musicais a que recorre para se inspirar. A sua guitarra acústica destaca-se realmente, mas este virtuosista multi-instrumentista está igualmente em casa a tocar bandolim, guitarras eléctricas, baixo, banjo, e bouzouki grego.
Entrada livre.
BIENAL DE PINTURA DO EIXO ATLÂNTICO N14 / 2023 - 24
Até 5 de setembro, artistas da Galiza e do Norte de Portugal têm a oportunidade de submeter as suas candidaturas à XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
Serão selecionadas 30 obras para integrar a mostra itinerante, que estará patente no Fórum da Maia em março do próximo ano,.
Consulte o regulamento do concurso e faça a sua inscrição em:
https://www.eixoatlantico.com/.../bienal-de.../lang/pt-PT
Até 15 de outubro
Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023 – foi para caminhar que aqui cheguei
O programa da Bienal de Arte Contemporânea da Maia de 2023 apresenta uma variedade de eventos que contemplam a exposição central, mostras de performances, ativações performativas de obras, uma mostra de vídeo com extensão online, obras no espaço público, concertos, cursos e workshops com artistas, conversas e debates com agentes artísticos.
9 a 24 de setembro
Exposição de Fotografia "Cores da Natureza"
A Câmara Municipal da Maia promove de 9 a 24 de setembro, no Fórum da Maia, a exposição de fotografia “Cores da Natureza”.
No trilhar dos caminhos da Natureza, cruzaram-se as vidas de António Mendonça, Aureliano Coelho, Luís Filipe Antunes e Rui Fonseca. Árvores majestosas, flores inebriantes, trinados maviosos, belas plumagens esvoaçantes, a frescura da brisa no rosto, a contemplação da dádiva da vida, que acontece em cada instante. Tudo isto foi a inspiração para uma vontade cada vez maior de registar a exuberância dos momentos vividos no silêncio das caminhadas.
A paixão pela fotografia deu o mote para o projeto que estes quatro amigos ansiaram concretizar: partilhar narrativas fotográficas de diferentes perspetivas do natural e da Natureza, num trabalho em que a contemplação do olhar repousou sobre o encanto das aves.
Assim, os registos fotográficos de cerca de dois anos de caminhadas, em conjunto, culminaram na realização desta exposição de fotografia e na publicação do livro, "Cores da Natureza - Fotografia de Aves".
Inaugura a 9 de setembro, às 16h00.
Entrada livre
Terça-feira a Domingo I 10h00 - 22h00
10 de setembro, Domingo, 10h30
OFICINA PARA FAMÍLIAS – “Paisagem Utopia”
Convite à exploração da @bienaldamaia num percurso em que a paisagem é o fio que nos conduz.
Com tintas, trinchas e elementos naturais, vamos juntos caminhar, para criar uma paisagem utopia que possamos concretizar.
Arte-educadora: Filipa Valente
Inscrições gratuitas mas obrigatórias para infocultura@cm-maia.pt
Até 17 de setembro
Exposição de fotografia de José Lopes
"Pela Lente de um Maiato"
A Câmara Municipal da Maia promove, de 29 de junho a 17 de setembro de 2023, a exposição de fotografia "Pela Lente de um Maiato", de José Lopes.
Esta exposição, resultante das suas experiências pessoais, explora diversas perspetivas do espetro cultural pela objetiva de José Lopes. Através da fotografia, somos convidados a ultrapassar a barreira do mero espectador passivo e a assumir o papel de intervenientes nas várias manifestações artísticas capturadas pelo fotógrafo maiato.
Reconhecido como entusiasta de passeios de bicicleta e fotografia, aqueles que o conhecem são conscientes da relação intrínseca entre os seus dois passatempos favoritos, dos quais resultam registos fotográficos impressionantes que desafiam a sua condição de fotógrafo amador.
Para além do mero reconhecimento das suas contribuições fotográficas, pretende-se valorizar, de forma equitativa, a sua exemplar participação e notável integração na comunidade cultural maiata.
A exposição permitirá descobrir ou explorar algumas facetas fascinantes e peculiares da cultura maiata, vistas através do olhar da sua própria comunidade.
Entrada livre.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
7 e 8 de setembro, 15h00
Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia
O ciclo da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de leitura em movimento como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leitura nacionais.
Discussão do livro "Espanto e encantamento”, de Pablo d’Ors
Público-alvo: juvenil e adulto
Entrada livre
9 de setembro, 16h00
Apresentação do livro “Cores da Natureza - Fotografia de Aves”
No trilhar dos caminhos da Natureza, cruzaram-se as vidas destes quatro amigos. Árvores majestosas, flores inebriantes, trinados maviosos, belas plumagens esvoaçantes, a frescura da brisa no rosto, a contemplação da dádiva da vida, que acontece em cada instante. Tudo isto foi a inspiração para uma vontade cada vez maior de registar a exuberância dos momentos vividos no silêncio das caminhadas.
A paixão pela fotografia deu o mote para o projeto que estes quatro amigos ansiaram concretizar: partilhar narrativas fotográficas de diferentes perspetivas do natural e da Natureza, num trabalho em que a contemplação do olhar repousou sobre o encanto das aves. Livro de António Mendonça, Aureliano Coelho, Luís Filipe Antunes, Rui Fonseca.
Público-alvo: juvenil e adulto
Entrada livre.
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 30 de setembro
Exposição
“Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”
Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.
Até 3o de setembro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 30 de setembro
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
Até 30 de setembro
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
PARA AGENDAR
Festival de Música Folk da Maia
Parque da Cidade Desportiva da Maia
15 de setembro, 18h30 – “Coletivo Capela”
15 de setembro, 21h30 – “Pé na Terra”
16 de setembro, 18h30 – “Crua”
16 de setembro, 21h30 - "Monte Lunai"
16 de setembro, 23h30 - "DJ Gaiteirinho"
Música Pelo Concelho - Música Pelo Património 2023
22 setembro , sexta, 21h30
MARIA MONDA
CASTÊLO DA MAIA - Igreja Paroquial de São Pedro de Avioso
30 setembro, sábado, 21h30
FRANCISCO LUÍS
CIDADE DA MAIA - Igreja Paroquial de Vermoim
6 outubro, sexta, 21h30
MANÉ FERNANDES SOLO
S. PEDRO FINS - Capela S. Miguel O Anjo
7 outubro, sábado, 21h30
LEIDA
MOREIRA DA MAIA - Mosteiro de Moreira
13 outubro, sexta, 21h30
JOÃO PIRES - GUARIDA
FOLGOSA - Capela de Santo Ovídio
14 outubro, sábado, 21h30
RITMOS DO SUL DA EUROPA I PEDRO VIANA - JOÃO MARTINS – DIANA FERREIRA
ÁGUAS SANTAS - Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos de Ardegães
20 outubro, sexta, 21h30
IN.DIA – HUGO GAMBOIAS E DIOGO PASSOS
VILA NOVA DA TELHA - Igreja Nossa Senhora do Ó
21 outubro, sábado, 21h30
MARIA SÁ SILVA - SAUDADE
MILHEIRÓS - Igreja Paroquial de S. Tiago de Milheirós
27 outubro, sexta, 21h30
ENSEMBLE MED - DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL
PEDROUÇOS - Igreja de Pedrouços
28 outubro, sábado, 21h30
ALICIA CORRAL & RICARDO PASSOS
NOGUEIRA E SILVA ESCURA - Igreja Paroquial de Santa Maria de Silva Escura
Conta-me Histórias com Capicua
28 de setembro, 21h30, Fórum da Maia
Sons no Património
1 de outubro, Mosteiro de Moreira
16h00 – Visita guiada ao Mosteiro
17h00 – Concerto com a fadista Lina
Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia
5 a 15 de outubro, Fórum da Maia
Bom fim de semana.