![]()
1488
Institucional8277
Eleições Presidenciais 20265575
Notícias7461
Agenda: próximos eventos8959
Câmara Municipal4800
Assembleia Municipal6800
Apoio ao Consumidor4291
Recursos Humanos8242
Polícia Municipal1404
Proteção Civil6945
Provedor dos Munícipes8920
Energia e Mobilidade1260
Planeamento3534
Reabilitação Urbana2186
Relações Internacionais5321
Inovação e Desenvolvimento1529
Gestão Urbana5639
Regulamentos Municipais9063
BUPi - Balcão Único do Prédio9495
Atendimento Municipal7793
Empresas Municipais7591
Sistema de Gestão8485
Requerimentos6
Metrologia4247
Boletins Municipais4632
Juntas de Freguesia8390
Canal de Denúncias5205
Contactos
6445
Viver2025
Investir2090
Visitar
Agenda Cultural fim de semana
FÓRUM DA MAIA
XXVIII – Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia – PROGRAMA E INFORMAÇÃO DE BILHETEIRA
5 a 15 de outubro no Fórum da Maia
Pode consultar todas as informações sobre o festival aqui: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/28-festival-internacional-de-teatro-comico-da-maia
Até 15 de outubro
Bienal de Arte Contemporânea da Maia 2023 – foi para caminhar que aqui cheguei
O programa da Bienal de Arte Contemporânea da Maia de 2023 apresenta uma variedade de eventos que contemplam a exposição central, mostras de performances, ativações performativas de obras, uma mostra de vídeo com extensão online, obras no espaço público, concertos, cursos e workshops com artistas, conversas e debates com agentes artísticos.
Terça-feira a Domingo, 10h00 – 22h00.
Entrada livre.
Até 26 de novembro
"Crónicas Urbanas" - Exposição Fotográfica de Eduardo Teixeira de Sousa
A Câmara Municipal da Maia promove, até 26 de novembro, no Fórum da Maia, a exposição fotográfica "Crónicas Urbanas" de Eduardo Teixeira de Sousa, um fotógrafo reconhecido pelo seu olhar contemplativo e paixão pela cor. Pelos seus registos somos convidados a mergulhar num mundo que celebra a magia do quotidiano através do seu olhar aguçado para o detalhe, composição e momentos introspetivos que recordam a nossa humanidade partilhada.
Combinando a dinâmica da fotografia de rua com o fascínio da fotografia de viagem, as imagens de Eduardo evocam uma serena quietude enquanto transportam os espectadores numa jornada visual por ruas e recantos escondidos ao redor do mundo. Desde uma loja no Cairo até um beco tranquilo em Samarcanda, da vibrante rua de Marraquexe a uma jóia escondida em Angkor, cada fotografia evoca uma sensação de lugar, convidando-nos a explorar a diversidade de culturas e a parar, observar e apreciar a poesia dos cenários comuns. A exposição navega por estes espaços com espírito de empatia e antecipação, refletindo a crença de Eduardo num mundo de tesouros aguardando a descoberta através da magia da lente.
"Crónicas Urbanas" invoca o poder da fotografia para revelar o extraordinário no mundano e celebra o pulsar da vida através de um olhar subtil e otimista.
Entrada livre
Horário: 10h00 – 22h00 | Terça a Domingo
CAPELA DE SÃO MIGUEL-O-ANJO
6 de outubro, sexta-feira, 21h30
MANÉ FERNANDES Solo - the_backward_step
Entrada livre
Mané Fernandes é um guitarrista, compositor e improvisador, natural da Maia.
Neste concerto, Mané Fernandes apresenta uma meditação de guitarra eléctrica e efeitos electrónicos, improvisada na sua totalidade ou a partir de premissas composicionais.
Tendo a vulnerabilidade e a escuta como ponto de partida, deixa as suas explorações rítmicas e curiosidade harmónica encontrarem o fluxo onde a Música acontece por si mesma.
MOSTEIRO DE MOREIRA
7 de outubro, sábado, 21h30
LEIDA
Entrada livre
“LEIDA é um instrumento a 8 vozes.
Uma peça é a afirmação de um sub instrumento: É um conjunto de premissas que afecta e lhe delimita os recursos, sem lhe sugerir um percurso formal.
Esse, é feito através da vontade de um gesto que vai chamando objectos num instrumento parametrizado, plástico e emancipado.
Por outras palavras, LEIDA é um sintetizador que ainda estou a aprender a usar.”
Outubro é o mês da música e para celebrar em pleno esta arte performativa, a Divisão de Cultura da Câmara Municipal da Maia, com colaboração das Juntas de Freguesia, promove mais uma edição do projeto musical “Música pelo Concelho – Música pelo Património”, que assenta na valorização e promoção do património cultural do concelho.
Com vista à descentralização cultural, esta iniciativa consiste na realização de atuações musicais em imóveis do património arquitetónico existente em cada freguesia, possibilitando ao público em geral a fruição de concertos mais intimistas, de diferentes estilos musicais, contribuindo, assim, para a criação e fidelização de públicos.
Programa completo: https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/musica-pelo-concelho-musica-pelo-patrimonio-2023
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
Até 31 de outubro
Hora do Conto – Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “A Visita do Lobo Mau”, de Clara Cunha, e para os mais pequeninos, “Tartaruga vs Lebre: a desforra”, de David Pintor.
Duração: 20 min
Locais: Escolas / Biblioteca Municipal
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
Até 31 de outubro
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45 min
Sábado, 7 de outubro, 11h30
Hora do Conto – “Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Entrada livre
27 e 28 de outubro
XII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia – INSCRIÇÕES ABERTAS
A Biblioteca Municipal da Maia irá promover nos dias 27 e 28 de outubro, no Fórum da Maia, as XII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia, um evento que se tem consolidado ao longo dos anos como uma oportunidade de reflexão e partilha de conhecimento.
Este ano, as Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia terão como temática central o Poder da Imagem e a importância crescente que a ilustração tem adquirido nas últimas décadas.
* As jornadas encontram-se em processo de acreditação
Mais informações e inscrições: biblioteca@cm-maia.pt I https://www.cm-maia.pt/cultura/noticias-e-eventos/evento/xii-jornadas-da-rede-de-bibliotecas-da-maia
Valor de participação: 10€
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 31 de outubro
Exposição - “Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”
Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.
Até 31 de outubro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 31 de outubro
A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt
Até 31 de outubro
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM
6 a 29 de outubro
Exposição "Álvaro Aurélio do Céu Oliveira, para além da história"
Álvaro Aurélio do Céu Oliveira foi o homem que descreveu a Maia entre os anos 40-80 do séc. XX e publicou vários livros onde retrata de forma exemplar as antigas vivências da Maia.
Depois do relançamento do livro Sorriso Maiato, avançamos para mais esta evocação do homem, do jornalista, do amigo.
Uma iniciativa que, certamente, nos fará recordar bons momentos.
Entrada livre.
PARA AGENDAR
13 outubro, sexta, 21h30
JOÃO PIRES – GUARIDA - Música pelo Concelho, Música pelo Património
FOLGOSA - Capela de Santo Ovídio
14 outubro, sábado, 21h30
RITMOS DO SUL DA EUROPA I PEDRO VIANA - JOÃO MARTINS – DIANA FERREIRA - Música pelo Concelho, Música pelo Património
ÁGUAS SANTAS - Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos de Ardegães
20 outubro, sexta, 21h30
IN.DIA – HUGO GAMBOIAS E DIOGO PASSOS - Música pelo Concelho, Música pelo Património
VILA NOVA DA TELHA - Igreja Nossa Senhora do Ó
21 outubro, sábado, 21h30
MARIA SÁ SILVA – SAUDADE - Música pelo Concelho, Música pelo Património
MILHEIRÓS - Igreja Paroquial de S. Tiago de Milheirós
27 outubro, sexta, 21h30
ENSEMBLE MED - DIÁLOGO INTERCULTURAS NO MEDITERRÂNEO MEDIEVAL - Música pelo Concelho, Música pelo Património
PEDROUÇOS - Igreja de Pedrouços
28 outubro, sábado, 21h30
ALICIA CORRAL & RICARDO PASSOS - Música pelo Concelho, Música pelo Património
NOGUEIRA E SILVA ESCURA - Igreja Paroquial de Santa Maria de Silva Escura
Bom fim de semana.