![]()
8325
Institucional1320
Eleições Presidenciais 20262101
Notícias1303
Agenda: próximos eventos2971
Câmara Municipal4954
Assembleia Municipal7869
Apoio ao Consumidor3542
Recursos Humanos2289
Polícia Municipal4829
Proteção Civil2247
Provedor dos Munícipes8372
Energia e Mobilidade2331
Planeamento6393
Reabilitação Urbana5854
Relações Internacionais3836
Inovação e Desenvolvimento9694
Gestão Urbana5528
Regulamentos Municipais4019
BUPi - Balcão Único do Prédio7368
Atendimento Municipal5036
Empresas Municipais9226
Sistema de Gestão6303
Requerimentos2758
Metrologia9563
Boletins Municipais2906
Juntas de Freguesia1101
Canal de Denúncias1380
Contactos
3046
Viver4030
Investir508
Visitar
Prof. Dr. José Vieira de Carvalho
Nasceu a 18 de Abril de 1938 na Freguesia de Moreira, concelho da Maia.
Licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas na Universidade Clássica de Lisboa com a Tese «O Mosteiro de S. Salvador de Moreira – Subsídios para a sua história», obtendo altíssima classificação.
Ainda enquanto cumpria o serviço militar foi Chefe do Gabinete de Estudos do Centro de Estudos Psicotécnicos do Exército, professor do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e da Academia Militar.
Em 1966 entra para o corpo docente da Faculdade de Letras do Porto, primeiro como Assistente e depois como Encarregado de Curso. Estas paixões, o ensino e a investigação, foram apenas interrompidas pelo desempenho de cargos de serviço público.
Dedicando-se à vida política, nomeadamente na Presidência da Câmara Municipal da Maia entre 1970 e 1974, e, depois, entre 1979 e a data da sua morte, pôs sempre à frente da sua vida pessoal o trabalho pela coisa pública.
Nesse sentido desempenhou vários cargos e levou a cabo diversas tarefas, com destaque para as várias e sucessivas eleições para Deputado à Assembleia da República pelo círculo do Porto, para a Presidência do Conselho da Região Norte, para a Presidência da Junta Metropolitana do Porto, e para a escolha, por parte da Assembleia da República, para a representar no Comité das Regiões da União Europeia, onde foi autor e co-autor de vários relatórios de grande importância.
Foram sempre suas principais preocupações, no que à Maia dizia respeito, a Educação, a Solidariedade e a Cultura, sempre pondo o acento tónico na defesa daqueles que menos capacidade tinham de fazer ouvir a sua voz, e de reivindicar – idosos e crianças.
Foi a «alma» da Universidade Livre no Porto, contribuindo decisivamente para que se entreabrisse uma porta no asfixiante e politicamente sectário monopólio estatal do ensino superior em Portugal. Foi fundador do ISMAI – Instituto Superior da Maia, onde ocupou os cargos de Presidente da Direcção da Maiêutica e de Presidente do Conselho Científico.
Foi Presidente do Conselho de Administração da Empresa Metro do Porto, S.A.
É autor, entre outros, dos seguintes livros:
- O Mosteiro de S. Salvador de Moreira – Instituição Valorizadora da Terra da Maia. Maia, 1969.
- Que o que governa se comporte como o que serve. Maia, 1995.
- A Regionalização para Portugal. Maia, 1996.
- Da Maia para Portugal. Maia, 2002.