![]()
9390
Institucional7532
Eleições Presidenciais 2026376
Notícias5413
Agenda: próximos eventos1597
Câmara Municipal296
Assembleia Municipal5707
Apoio ao Consumidor1701
Recursos Humanos8594
Polícia Municipal4726
Proteção Civil2671
Provedor dos Munícipes6080
Energia e Mobilidade8334
Planeamento3093
Reabilitação Urbana2381
Relações Internacionais7697
Inovação e Desenvolvimento1114
Gestão Urbana9595
Regulamentos Municipais3318
BUPi - Balcão Único do Prédio4181
Atendimento Municipal9562
Empresas Municipais4680
Sistema de Gestão7029
Requerimentos168
Metrologia7814
Boletins Municipais32
Juntas de Freguesia7302
Canal de Denúncias8981
Contactos
5862
Viver2554
Investir1864
Visitar
Estudo CFD – Dinâmica Computacional de Fluídos
Resultados Estudo CFD
Considerar o conforto ambiental no planeamento urbano é a premissa para o estudo CFD. Este estudo, analítico e preditivo, da área escolhida para a implementação do Living Lab estudou os fluxos de vento ao longo dos diferentes edifícios que compõem o mosaico urbano da área.
A análise da implicação da velocidade do vento, dos coeficientes de convecção e a intensidade da radiação solar servirão para melhor eleger o local para a construção de edifícios, bem como do posicionamento de determinados objetos, disso exemplo, peças de mobiliário urbano.
Com os resultados retirados deste exercício, o município da Maia sairá com a capacidade técnica necessária para aprofundar a aplicação destas metodologias como base para melhor projetar edifícios, mais inteligentes, saudáveis e eficientes em termos energéticos e espaço público, garantindo maior conforto e adaptabilidade no contexto das alterações climáticas.
O estudo CFD serve-se de uma tecnologia que avalia o conforto de pedestres, com recurso a uma simulação dinâmica de fluídos, usando o método Lattice-Boltzmann. Esta é uma tarefa que engloba as seguintes atividades:
- Caracterização do local;
- Levantamento 3D (com recurso a drone);
- Análise computacional;
- Elaboração de relatório;
- Análise de resultados.

A análise do conforto de pedestres (avaliado para uma altura de 1,5 m em relação ao nível do terreno) é efetuada através de análise estática e de análise dinâmica
Análise Estática – Resultados
A aplicação desta análise leva-nos a concluir que a área central da cidade da Maia, em média, apresenta níveis de conforto adequados para atividades em que a pessoa pode permanecer sentada. Identificaram-se, contudo, algumas áreas, com um nível de conforto menor, mais compatível com a atividade “caminhada”, tal como pode ser observado na Figura.
![]()
Resultados da análise estática segundo o critério de Lawson (Extraído de Definição de critérios para simulações da ava-liação do conforto de pedestres – Maia)
Análise Dinâmica – Resultados
No caso da análise dinâmica, em que a simulação efetuada se assemelha à experiência muito similar a um túnel de vento, conclui-se que as maiores velocidades de ar se verificam junto dos edifícios da Câmara Municipal da Maia e que ocorrem para todas as direções do vento, principalmente para ventos do quadrante Este-Sudeste.
Para esta análise, os resultados foram apresentados sob a forma de vídeo, conforme é possível verificar nas imagens disponibilizadas.
|
Para visualizar o resultado do estudo clique aqui. |
Para visualizar o resultado do estudo clique aqui |
|
Pela análise dinâmica verificou-se que as maiores velocidades do ar junto dos edifícios da Câmara Municipal da Maia ocorrem para todas as direções do vento, principalmente para ventos Este-Sudeste.
|
Para os ventos de Norte verificaram-se também velocidades elevadas no lado sul da Praça Dr. José Vieira de Carvalho, junto ao edifício da Torre do Lidador e à Rua Augusto Simões. |
|
Para visualizar o resultado do estudo clique aqui
|
Para visualizar o resultado do estudo clique aqui
|
|
Os ventos de Sul provocam velocidades do vento elevadas em vários locais, tais como no lado norte do Parque central da Maia, junto ao edifício da Pizza Hut e na Tv. Padre António, junto à Rua Padre António. |
Quanto aos ventos Noroeste, verificou-se que tem a possibilidade de criar algumas velocidades elevadas na Rua Simão Bolívar. |
Estes resultados facilitam a análise de designs alternativos pois permitem perceber intuitivamente como funciona o fluxo de ar na estrutura urbana local. Este processo permite pensar em soluções que possam alterar o fluxo de ar quando o vento ocorre numa direção específica para reduzir a velocidade do vento numa área objetivo e assim aumentar o conforto dos pedestres.
Com vista a pensar na possibilidade de escalar este tipo de tecnologia aplicada, integrada nesta ação, o Município adquiriu um Drone, material assessório e software, integrando ainda a capacitação do corpo técnico para a utilização e manuseamento do drone, numa componente teórica e prática, em áreas distintas de atuação municipal, como sejam a cartografia e topografia, a proteção civil, o desporto e o turismo.
![]()
![]()