Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Projeto People and Planet

20 Jul a 31 Ago
Adicionar a calendário 2021-07-20 00:00:00 2021-08-31 00:00:00 Europe/Lisbon Projeto People and Planet Evento
Projeto People and Planet
Cultura

Projeto People and Planet: A Common Destiny quer dar voz às preocupações dos jovens europeus sobre alterações climáticas

A Câmara Municipal da Maia, em parceria com o IMVF e enquanto membro da RICD, lançaram, no passado dia 2 de junho, um questionário no âmbito do projeto People and Planet com o objetivo de aferir as opiniões e perceções dos jovens europeus sobre questões ligadas às alterações climáticas.

Se tens entre 15 e 35 anos, vives na União Europeia e te preocupas com os desafios globais, queremos saber o que pensas sobre as alterações climáticas, a escassez de água e os novos modelos de comportamentos sustentáveis.

Esta é uma oportunidade para partilhares as tuas opiniões e inquietações sobre estes temas através deste questionário com 16 perguntas que não demorará mais do que 10 minutos a responder.

Os resultados do questionário irão permitir atualizar conhecimentos sobre a posição dos jovens europeus em relação a estes temas. Queremos, assim, dar-te voz e transmitir as tuas preocupações junto de quem, a nível local, nacional e europeu, tem poder político e económico para mudar políticas e assegurar que os modelos de desenvolvimento dos seus territórios são verdadeiramente sustentáveis.

A tua contribuição é muito importante. Preenche o questionário aqui: https://www.surveymonkey.com/r/peopleplanet_Portugal

Segundo dados de um inquérito Eurobarometer aos jovens europeus publicado em março de 2020: 67% dos inquiridos identificou o ambiente e as alterações climáticas como a prioridade mais urgente ao nível da UE . Estes dados, que revelam a grande preocupação dos jovens relativamente à crise climática contrastam, por outro lado, com os dados do último Standard Eurobarometer de março/abril de 2021 aos cidadãos da União Europeia, de todas as idades, que colocam as alterações climáticas no quarto lugar das preocupações ao nível europeu .

É por isso necessário perceber melhor porque é que os jovens olham para as alterações climáticas como uma das maiores ameaças ao seu futuro, entendendo as suas preocupações e receios, acolhendo as suas propostas e soluções para estes problemas.

As diferentes dimensões das alterações climáticas e da escassez de água, que assumem um papel central neste questionário e também no projeto People and Planet, têm vindo a ocupar cada vez mais espaço na opinião pública e na sociedade civil devido, em grande parte, à cada vez maior urgência e intensidade dos seus efeitos e consequências, que se vão sentido por todo o mundo.

Segundo o relatório da Organização Mundial de Meteorologia das Nações Unidas sobre o Estado do Clima Global em 2020 , registou-se a terceira temperatura mais alta do planeta de sempre e a concentração de gases com efeito de estufa (CO2, N2O e CH4) continuou a aumentar, apesar da sua temporária redução devido à situação pandémica da COVID-19. O nível médio das águas continuou a subir e os efeitos das alterações climáticas que se fizeram sentir em várias partes do mundo colocam em risco as cadeias alimentares e aumentam o risco de insegurança alimentar mundial.

Este questionário surge no âmbito do People and Planet , um projeto que reúne 16 organizações de 8 estados-membros da União Europeia, a que se junta também Cabo Verde. Do lado português encontra-se a Câmara Municipal de Loures, que é proponente do projeto, o IMVF, a FUEL e a RICD, juntamente com os seus 19 municípios associados.