![]()
6833
Institucional2210
Eleições Presidenciais 2026773
Notícias9334
Agenda: próximos eventos2946
Câmara Municipal7365
Assembleia Municipal1866
Apoio ao Consumidor7636
Recursos Humanos1647
Polícia Municipal7225
Proteção Civil6141
Provedor dos Munícipes5455
Energia e Mobilidade634
Planeamento2238
Reabilitação Urbana7809
Relações Internacionais7448
Inovação e Desenvolvimento2356
Gestão Urbana8874
Regulamentos Municipais6285
BUPi - Balcão Único do Prédio1342
Atendimento Municipal9963
Empresas Municipais4600
Sistema de Gestão228
Requerimentos9600
Metrologia9412
Boletins Municipais2660
Juntas de Freguesia5615
Canal de Denúncias3219
Contactos
4585
Viver3302
Investir725
Visitar
Projeto People and Planet
Projeto People and Planet: A Common Destiny quer dar voz às preocupações dos jovens europeus sobre alterações climáticas
A Câmara Municipal da Maia, em parceria com o IMVF e enquanto membro da RICD, lançaram, no passado dia 2 de junho, um questionário no âmbito do projeto People and Planet com o objetivo de aferir as opiniões e perceções dos jovens europeus sobre questões ligadas às alterações climáticas.
Se tens entre 15 e 35 anos, vives na União Europeia e te preocupas com os desafios globais, queremos saber o que pensas sobre as alterações climáticas, a escassez de água e os novos modelos de comportamentos sustentáveis.
Esta é uma oportunidade para partilhares as tuas opiniões e inquietações sobre estes temas através deste questionário com 16 perguntas que não demorará mais do que 10 minutos a responder.
Os resultados do questionário irão permitir atualizar conhecimentos sobre a posição dos jovens europeus em relação a estes temas. Queremos, assim, dar-te voz e transmitir as tuas preocupações junto de quem, a nível local, nacional e europeu, tem poder político e económico para mudar políticas e assegurar que os modelos de desenvolvimento dos seus territórios são verdadeiramente sustentáveis.
A tua contribuição é muito importante. Preenche o questionário aqui: https://www.surveymonkey.com/r/peopleplanet_Portugal
Segundo dados de um inquérito Eurobarometer aos jovens europeus publicado em março de 2020: 67% dos inquiridos identificou o ambiente e as alterações climáticas como a prioridade mais urgente ao nível da UE . Estes dados, que revelam a grande preocupação dos jovens relativamente à crise climática contrastam, por outro lado, com os dados do último Standard Eurobarometer de março/abril de 2021 aos cidadãos da União Europeia, de todas as idades, que colocam as alterações climáticas no quarto lugar das preocupações ao nível europeu .
É por isso necessário perceber melhor porque é que os jovens olham para as alterações climáticas como uma das maiores ameaças ao seu futuro, entendendo as suas preocupações e receios, acolhendo as suas propostas e soluções para estes problemas.
As diferentes dimensões das alterações climáticas e da escassez de água, que assumem um papel central neste questionário e também no projeto People and Planet, têm vindo a ocupar cada vez mais espaço na opinião pública e na sociedade civil devido, em grande parte, à cada vez maior urgência e intensidade dos seus efeitos e consequências, que se vão sentido por todo o mundo.
Segundo o relatório da Organização Mundial de Meteorologia das Nações Unidas sobre o Estado do Clima Global em 2020 , registou-se a terceira temperatura mais alta do planeta de sempre e a concentração de gases com efeito de estufa (CO2, N2O e CH4) continuou a aumentar, apesar da sua temporária redução devido à situação pandémica da COVID-19. O nível médio das águas continuou a subir e os efeitos das alterações climáticas que se fizeram sentir em várias partes do mundo colocam em risco as cadeias alimentares e aumentam o risco de insegurança alimentar mundial.
Este questionário surge no âmbito do People and Planet , um projeto que reúne 16 organizações de 8 estados-membros da União Europeia, a que se junta também Cabo Verde. Do lado português encontra-se a Câmara Municipal de Loures, que é proponente do projeto, o IMVF, a FUEL e a RICD, juntamente com os seus 19 municípios associados.