9294
Institucional5656
Notícias8961
Agenda: próximos eventos993
Câmara Municipal9834
Assembleia Municipal9448
Apoio ao Consumidor8763
Recursos Humanos4282
Polícia Municipal1090
Proteção Civil2914
Provedor dos Munícipes1543
Energia e Mobilidade193
Planeamento1819
Reabilitação Urbana6849
Relações Internacionais2687
Inovação e Desenvolvimento1536
Gestão Urbana3668
Regulamentos Municipais4672
BUPi - Balcão Único do Prédio7832
Atendimento Municipal5003
Empresas Municipais6520
Sistema de Gestão9496
Requerimentos1476
Metrologia37
Boletins Municipais2951
Juntas de Freguesia7094
Canal de Denúncias9843
Contactos
5070
Viver4271
Investir608
Visitar
23ª edição da Semana Europeia da Mobilidade – SEM 2024 - de 16 a 23 setembro

A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) resulta de uma parceria entre a Coordenação Europeia (três redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação), os coordenadores nacionais (representantes de ministérios e agências nacionais) e a Comissão Europeia.
Como já vendo sendo habitual, a Maia aderiu mais uma vez à mesma e pretende-se com esta iniciativa continuar a encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, consciencializar os cidadãos para os efeitos que as suas escolhas de um modo de transporte terão na qualidade do ambiente, promover a intermodalidade e proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.
Durante esta semana os Munícipes Maiatos poderão contar com várias atividades e exposições alusivas ao tema na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, nomeadamente zonas lounge, zonas de photoshop, ateliers personalizados, espetáculos desportivos, experiências relacionadas com mobilidade elétrica, insufláveis gigantes para crianças, pista ecológica de slot cars com sistema de bicicletas geradoras de energia limpa, atividade smoothie bikes com bicicletas com liquidificadora para batidos, campanhas de sensibilização para a mobilidade sustentável e partilha espaço público e distribuição de brindes personalizados, entre outros, terminando a semana com o Dia Europeu Sem Carros (DESC).
Foi lançada em 2002 durante a Semana Verde, em Bruxelas, pela Comissária para o Ambiente e com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia, após o sucesso do Dia Europeu sem Carros, em 2000 e 2001.
Anualmente de 16 a 22 de setembro, os cidadãos europeus têm a oportunidade de vivenciar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de promover iniciativas e ações que consciencializem para a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular, terminando com o Dia Europeu Sem Carros (DESC).
A campanha Semana Europeia da Mobilidade é a oportunidade perfeita para se apresentarem alternativas de mobilidade sustentável aos moradores locais e explicar os desafios que as cidades e vilas enfrentam.
Ao participar, as cidades podem mostrar os benefícios de opções de transporte mais limpas e progredir no sentido de uma melhor mobilidade na Europa.
As autoridades locais são fortemente encorajadas a usar esta semana para testar novas medidas de transporte e obter feedback do público. É também uma excelente oportunidade para as partes interessadas locais se reunirem e discutirem os diferentes aspetos da mobilidade e da qualidade do ar, encontrarem soluções inovadoras para reduzir as emissões de veículos e de transporte e testar novas tecnologias e medidas de planeamento.
Este ano celebra-se a 23ª edição da Semana Europeia da Mobilidade – SEM 2024 e ocorre entre 16 e 22 de setembro.
À semelhança dos anos anteriores a Comissão Europeia escolheu um tema para esta edição, esperando inspirar os diversos programas dos municípios participantes nas ações a desenvolver: “Espaço Público Partilhado”. O slogan promocional mantém-se o mesmo dos últimos anos, “Combina e Move-te!”.
O espaço público destina-se a todos, pelo que deverá poder ser utilizado por todos de forma segura e agradável, permitindo a mobilidade pessoal, bem como a interação social. Contudo, com mais de 70% dos europeus a viver em zonas urbanas, este tornou-se escasso em muitas cidades.
Um local com suficiente espaço para todas as pessoas, para a deslocação dos vários modos de transporte e para a realização de diversas atividades, oferece mais equidade social, mais segurança rodoviária, menos ruído, menos poluição atmosférica e uma melhor qualidade de vida. Por conseguinte, a partilha do espaço público traz inúmeros benefícios para a sociedade.
Com a promoção deste tema pretende-se:
- Melhorar a qualidade de vida urbana e promover infraestruturas centradas nas pessoas;
- Complementar outras iniciativas da UE, como o REPowerEU e o Pacto Ecológico Europeu;
- Facilitar a utilização de modos de transporte mais limpos e promover a mudança de comportamentos, fornecendo infraestruturas, redes, condições e destinos adequados para uma mobilidade ativa e utilização de transportes públicos.
A realização da Semana Europeia da Mobilidade proporciona aos municípios uma excelente oportunidade para se testarem medidas de planeamento inovadoras, se promoverem novas infraestruturas e tecnologias, medir-se a qualidade do ar e o nível de ruído, ou seja, permite pôr-se em prática projetos piloto e avaliarem-se resultados, comportamentos e eficácia, aferindo e ajustando se necessário for.