![]()
9224
Institucional2606
Eleições Presidenciais 20264874
Notícias3658
Agenda: próximos eventos2181
Câmara Municipal768
Assembleia Municipal4955
Apoio ao Consumidor5265
Recursos Humanos3280
Polícia Municipal3653
Proteção Civil1010
Provedor dos Munícipes7908
Energia e Mobilidade5313
Planeamento7850
Reabilitação Urbana8050
Relações Internacionais1236
Inovação e Desenvolvimento6818
Gestão Urbana8941
Regulamentos Municipais2046
BUPi - Balcão Único do Prédio1290
Atendimento Municipal204
Empresas Municipais3951
Sistema de Gestão9659
Requerimentos8480
Metrologia7363
Boletins Municipais317
Juntas de Freguesia1340
Canal de Denúncias6765
Contactos
4196
Viver7270
Investir5943
Visitar
Agenda Biblioteca Municipal da Maia_maio 2024
Agenda de atividades para o mês de maio na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.
2 a 31 de maio
Hora do Conto – Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “O Mar Viu”, de Tom Percival, e para os mais pequeninos, “A Raposa um pouco silenciosa”, de Nicola Kinnear.
Duração: 20 min
Locais: Escolas / Biblioteca Municipal
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
2 a 31 de maio
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45 min
Gratuito.
2 a 31 de maio
BiblioConto Sénior
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Duração: 45 min
Locais: Lares e Centros de dia
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
4, 11, 18 e 25 de maio, 11h30
Hora do Conto – “Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Entrada livre.
3 a 19 de maio
Exposição "Publicações N.º 1"
Uma coleção consiste num grupo de objetos que têm uma ou mais características em comum. Resulta de um aturado trabalho até conseguir um conjunto de itens da mesma natureza, que criam uma relação entre si.
Tal tarefa dura um certo tempo, muitas vezes anos, outras por toda a vida.
Acaba por se tornar um hábito, um costume, uma característica ou uma particularidade no indivíduo. Imbuído deste espírito, José Santana, um apaixonado por primeiras edições revela-nos algumas das suas “preciosidades”.
Horário: segunda das 18h00h às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30
4 de maio, 11h30
Apresentação do livro "Lara e o Grilo Tomás", de Regina Lavandeira
Com a ingenuidade e curiosidade próprias de uma criança, Lara parte à descoberta de novos amigos no reino animal. Inspirada nas histórias que os seus avós lhe contavam, a menina dá asas à sua imaginação, iniciando uma entusiasmante aventura. A princípio, envolto num misterioso desaparecimento, o conto desenrola-se num ambiente fantasioso de pequenos seres vivos, tornando-se numa arriscada operação de busca e salvamento do indefeso Tomás, um jovem grilo, talentoso e encantador. Com um final feliz, o conto cheio de suspense prende os leitores do início ao fim, procurando transmitir valores fundamentais e intemporais, como a liberdade e a amizade genuína.
Atividade inserida na rubrica Histórias Fiadas de 4 de maio.
Entrada livre
9 de maio, 15h00 I 10 de maio, 21h00 I 31 de maio, 15h00 e 21h00
Comunidade de Leitores
O ciclo da comunidade de leitores da Biblioteca Municipal da Maia adota a denominação de leitura em movimento como sinal de dinâmica e do reforço da importância que a leitura tem para a formação, sempre incompleta do indivíduo. Espraia-se por duas linhas orientadoras. Leituras do mundo e leituras nacionais. Este mês o livro proposto para discussão é "Os segredos de Juvenal Papisco", de Bruno Paixão, e “Felizes anos de Castigo”, de Fleur Jaeggy.
Entrada livre.
11 de maio, 15h00
Apresentação do livro "Salas de Consumo Assistido", de Daniela Gomes
Estamos perante uma incontornável e naturalmente desconfortável realidade.
O consumo abusivo de substâncias, que por sua vez pode levar à dependência, existe, e não é por não se falar no assunto que deixa de existir. Aliás, tornar este assunto tabu em nada auxilia o levantamento de dados e, por consequência, a criação e implementação de políticas públicas de prevenção e minimização do risco e do impacto.
Este livro oferece uma explicação clara do funcionamento da Política de Redução de Riscos e Minimização de Danos no domínio dos Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD).
Porque as questões relacionadas com a saúde sempre foram, são e continuarão a ser uma das nossas prioridades e porque o conhecimento científico obtido deve ser aplicado, saindo de dossiers unicamente teóricos!
Entrada livre.
18 de maio, 15h00
Comunidade de Leitores
Encontro com o Escritor Bruno Paixão
A Biblioteca Municipal da Maia, promove através da Comunidade de Leitores o encontro com o escritor Bruno Paixão em torno do seu livro "Os Segredos do Padre Juvenal Papisco".
Orão é um lugar de sangue quente, cheio de superstições, habitado por personagens memoráveis como a benzedeira Xêpa Alma, o corrupto alcaide Heitor Raimundo ou o diligente boticário Zaqueu Soeiro. Destaca-se, entre eles, Juvenal Papisco, um padre de temperamento espontâneo e cru que sucumbe sem pudor aos prazeres e às imperfeições e que não suporta as injustiças que se perpetuam em Orão, avivadas pelo predomínio dos senhores de sempre.
Quando o jornal clandestino A Trama acusa Ismael Macho de andar metido com a mulher de outro, todos temem uma desgraça, e Ismael acaba mesmo por morrer durante a procissão da Virgem Santíssima, em circunstâncias estranhas. Todos as suspeitas recaem sobre o marido enganado, mas este nem à força de porrada admite a autoria do crime, para desespero do coronel Moniz.
Entrada livre.
25 de maio, 16h00
Asas de Poesia
O grupo “Asas de Poesia” continua como espaço de comunicação da palavra escrita em forma de POESIA, procurando homenagear ao mesmo tempo grandes poetas desaparecidos e procurando apresentar géneros poéticos diferentes. Cada sessão do grupo pretende ser uma agradável tarde de convívio entre a poesia, a música e o público.
Entrada livre