![]()
5045
Institucional6215
Eleições Presidenciais 20263198
Notícias9017
Agenda: próximos eventos2766
Câmara Municipal676
Assembleia Municipal4535
Apoio ao Consumidor4396
Recursos Humanos7890
Polícia Municipal9659
Proteção Civil1376
Provedor dos Munícipes4958
Energia e Mobilidade7636
Planeamento4796
Reabilitação Urbana2383
Relações Internacionais8068
Inovação e Desenvolvimento6653
Gestão Urbana7093
Regulamentos Municipais8796
BUPi - Balcão Único do Prédio6137
Atendimento Municipal9734
Empresas Municipais6695
Sistema de Gestão9959
Requerimentos6807
Metrologia3250
Boletins Municipais4949
Juntas de Freguesia7846
Canal de Denúncias6200
Contactos
9522
Viver3596
Investir5901
Visitar
Agenda Cultural fim de semana
FÓRUM DA MAIA
Domingo, 17 de março, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
"Aladino e a Lâmpada Mágica", Musical para toda a família
Baseado no conto árabe Mil e uma Noites, um dos mais famosos da célebre coletânea que faz parte do imaginário de várias gerações. Um espetáculo deslumbrante para toda a família pela sua magia e fantasia, falando-nos de valores de liberdade, tolerância, solidariedade e humildade. Voando no tapete mágico, o espectador é transportado para as noites quentes das Arábias vivendo as aventuras de Aladino.
DURAÇÃO
65min.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
Bilheteira Online
https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/136594-aladino_e_a_lampada_magica-forum_da_maia/
- Bilhete único: 5,00€
- Passe Família: 15,00€ (acesso a 4 bilhetes)
Até 14 de abril
XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico
De 7 de março a 14 de abril, o Fórum da Maia acolhe a "XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico", um evento que promove a arte e a criação artística, possibilitando simultaneamente o intercâmbio cultural e o conhecimento de artistas, que no noroeste peninsular constituem uma contribuição extraordinariamente viva e dinâmica no panorama cultural europeu.
Nesta 14.ª edição são apresentadas 25 obras inéditas, de uma ampla variedade de estéticas e técnicas, de artistas portugueses e galegos, selecionadas entre as 104 submetidas a concurso.
Inaugura dia 7 de março, às 19h00 e pode ser visitada de terça-feira a Domingo, entre as 10h00 e as 22h00.
Entrada livre.
Até 31 de março
Exposição no âmbito do 2º Colóquio de Fotografia da Maia
A Câmara Municipal da Maia promoveu, nos passados dias 8 e 9 de março, no Fórum da Maia, a segunda edição do Colóquio de Fotografia da Maia. Após o bem-sucedido evento realizado em 2023, esta segunda edição, voltou a contar com a curadoria e programação da Associação Cultural Dez Quinze.
Nesse âmbito os trabalhos de Augusto Brázio, José Bacelar, Lucília Monteiro e Lara Jacinto, estão patentes nas Galerias do Fórum da Maia até 31 de março.
Entrada livre.
Terça-feira a Domingo, entre as 10h00 e as 22h00.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
Até 22 de março
Oficina "Unir, criar e explorar - expressão dramática
A expressão dramática não é propriamente teatro, tem os seus próprios objetivos e utiliza jogos dramáticos e um conjunto de atividades lúdicas. Pode designar-se de jogo dramático ou de arte dramática.
Duração: 60 min
Locais: Escolas
Púiblico: infantil
Inscrições: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt I atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
Gratuito.
Até 22 de março
Hora do Conto – Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “O Mar Viu”, de Tom Percival, e para os mais pequeninos, “A Raposa um pouco silenciosa”, de Nicola Kinnear.
Duração: 20 min
Locais: Escolas / Biblioteca Municipal
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
Até 22 de março
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45 min
Até 22 de março
BiblioConto Sénior
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Duração: 45 min
Locais: Lares e Centros de dia
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito
Até 30 de março
Exposição "Uma Maiata por África"
Conheça a história de Cristina Sousa, uma maiata que desde cedo sentiu em si uma vontade de ajudar o outro e poder contribuir para um mundo melhor e mais justo. Inserida no espírito de missão, partiu para África como leiga missionária comboniana e realizou trabalho de apoio a uma comunidade em especial, o povo Pigmeu, na República Centro Africana. Através das suas palavras e fotografias ficamos com uma noção do seu dia-a-dia, da educação, dos cuidados de saúde e vivência na religião.
Horário: segunda-feira: 18h00 - 23h00/ terça a sexta-feira: 09h30 - 23h00 / sábado: 09h30 - 22h30
Entrada livre.
Sábado, 16 de março, 11h30
Hora do Conto – “Histórias Fiadas”
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Entrada livre.
Sexta-feira, 15 de março, 21h00
Biblioteca Municipal da Maia
Encontro com a escritora Gabriela Ruivo
A Biblioteca Municipal da Maia promove através da Comunidade de Leitores o encontro com a escritora Gabriela Ruivo em torno do seu livro "A lei da gravidade". Será a vida que imita a literatura, ou o contrário? O que terão em comum um velho à beira da morte numa cama de hospital, o escritor de um bestseller, um pré-adolescente inquieto e um menino de dois anos com um fascínio por livros? Que destino espera as amigas Maria Ana e Ana Maria – o espelho uma da outra? Conseguirá uma livrar-se do marido agressor, e a outra do sofrimento da perda? E Marinela? E Mariana? E a mãe solteira que existe em todas elas, fruto de um abandono continuado? E o pai, protagonista do descalabro? E o futuro, que teima em ser passado, e o passado, que teima em ser futuro? O tempo é o grande mistério. É ele que se ri de nós do outro lado do espelho, no reflexo onde procuramos o sentido da existência e que teima em nos devolver a imagem do absurdo. É também ele que perpetua um incessável padrão de violência, que faz com que a mesma história se repita uma e outra vez, lutando contra a esperança do leitor de que o ciclo, por fim, se quebre.
Entrada livre.
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 30 de março
Exposição - “Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”
Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.
Até 30 de março
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 30 de março
A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt
Até 30 de março
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
QUINTA DA CAVERNEIRA
Sexta-feira, 15 de março, 21h30
“A Noite Canta os seus Cantos” - Baal 17 (Serpa)
Jon Fosse, Prémio Nobel da Literatura em 2023 Amor e morte. Trágico e cómico. Realismo e estilização. Nos três andamentos da peça, um relógio de parede aponta com precisão o momento do início da ação. E o tempo decorre. Lento? Rápido? É de tarde. Depressa cai a noite. E é de madrugada que se ouve um tiro. Passaram-se treze horas e pouco entre uma vulgar desavença conjugal e o suicídio do jovem marido, escritor frustrado e atraiçoado. Foi a noite com os seus cantos. Vindo de Ibsen (E de Tchekov: um Treplev sem sonhos?), Jon Fosse conta uma história de amor. A morte faz parte, como faz parte o riso e a lágrima, o mais cerrado realismo psicológico e o desconcerto dum gesto, duma proferição ou dum movimento inesperados.
M/12 – 60M
BILHETEIRA
5,00€ Normal
3,00€ Estudantes, Crianças menos de 6 anos, M/65, Profissionais das Artes Cénicas, Desempregados e sócios do Sindicato dos Bancários do Norte.
Horário: 30 minutos antes do início de cada espetáculo
Até 20 de junho
Exposição “Tempos de Cenografia”, de Marta Silva
𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶çã𝗼 𝗠oje, na M𝗿𝘁𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮_𝗧𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗲𝗻𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮, uma retrospectiva de cenografias criadas para o Teatro Art'Imagem na Galeria de Exposições da Quinta da Caverneira
Esta exposição propõe uma retrospectiva através da seleção de desenhos, maquetas e fotografias, revisitando algumas criações criadas para o Teatro Art'Imagem. São tempos precisos de apresentação das ideias e reformulações durante o processo criativo da cenografia.
Programaçãp Regular de Teatro da Quinta da Caverneira
Teatro Art'Imagem/C.M.Maia
Entrada livre
TECMAIA
Até 30 de março
Exposição "António Teixeira – Futebol, golos e a Maia"
No seguimento da divulgação de personalidades e factos da história maiata pelo Gabinete de História da Câmara Municipal da Maia, vamos conhecer António Dias Teixeira.
António Teixeira foi um jogador de futebol que se destacou com as cores do Futebol Clube do Porto. Foi o autor do golo em Torres Vedras que tornou os azuis e brancos campeões no último minuto, no célebre campeonato do caso Calabote.
Em meados dos anos 50 passou a residir na Maia com a família e aí ganhou um gosto especial por esta terra.
Piso 0 do Edificio TecMaia. Entrada livre.
ESCOLA EB 2,3 GONÇALO MENDES DA MAIA
“Meio Século de Abril” nas escolas da Maia
Comemorar os 50 anos do 25 de Abril deve ter como objetivo principal explicar e fazer refletir as gerações mais novas sobre a sua natureza e importância. Torna-se imperativo que a juventude tenha contacto com a realidade desse tempo. Assim, a Câmara Municipal da Maia com esta exposição direcionada para um público mais jovem pretende afirmar a importância de abril nestes últimos 50 anos, o que mudou, o que se ganhou, como transformou a sociedade portuguesa.
A exposição “Meio Século de Abril” estará patente na Escola EB 2, 3 Gonçalo Mendes da Maia até 22 março
PARA AGENDAR
22 a 27 de março
Fórum da Maia
“Maia ao Palco”
24 de março, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
"Há um Rio nesta Gota” – Frenesim
7 de abril, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
"Não se Canta à Mesa” - Frenesim
14 de abril, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
"Casca-Miolo" - Frenesim
19 de maio, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
“Nesta Manta Cabe” I Lado A – Miragens, Histórias e Caminhos - Frenesim
24, 25 e 26 de maio
Fórum da Maia
MAIA BD – Festival Internacional de Banda Desenhada
16 de junho, 10h00 - 10h45 I 11h30 - 12h15
Fórum da Maia
Oficinas - Espetáculo para bebés, crianças pequenas e famílias
“Nesta Manta Cabe” I Lado B – Feras, uivos e outros bichos” - Frenesim