![]()
7955
Institucional6041
Eleições Presidenciais 20263304
Notícias5520
Agenda: próximos eventos4610
Câmara Municipal3033
Assembleia Municipal9230
Apoio ao Consumidor6372
Recursos Humanos7140
Polícia Municipal4668
Proteção Civil6449
Provedor dos Munícipes5434
Energia e Mobilidade4793
Planeamento2183
Reabilitação Urbana4222
Relações Internacionais5277
Inovação e Desenvolvimento3748
Gestão Urbana5468
Regulamentos Municipais6042
BUPi - Balcão Único do Prédio5811
Atendimento Municipal2702
Empresas Municipais8167
Sistema de Gestão506
Requerimentos5964
Metrologia4367
Boletins Municipais1231
Juntas de Freguesia8279
Canal de Denúncias1709
Contactos
1571
Viver3611
Investir445
Visitar
Agenda Cultural_fim de semana
FÓRUM DA MAIA
24 de abril, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
“NOITES BRANCAS” - Teatro Art’Imagem
No âmbito das comemorações do 49º aniversário da Revolução de Abril, o Pelouro da Cultura da Cãmara Municipal da Maia em colaboração com o Teatro Art'Imagem apresenta no dia 24 de abril "Noites Brancas", de Fiódor Dostoiévski, com dramaturgia e encenação de Pedro Carvalho e interpretação de Flávio Hamilton e Carina Ferrão.
Estas Noites Brancas: Romance Sentimental das Memórias de um Sonhador (1848) resultam de uma adaptação dramatúrgica do romance homónimo do escritor russo Fiódor Dostoievski.
Sob as noites claras de verão, um Sonhador perpétuo caminha solitariamente pelas ruas desertas de S. Petersburgo, alimentando, incessantemente, o seu imaginário com a energia que encontra na inanidade do que o rodeia. Esta comunhão onírica é subitamente interrompida quando, certa noite, este se depara com Nástenka, uma jovem rapariga que chora sob a ponte do rio Nieva. Depois de a salvar, oportunamente, de uma tentativa de abordagem por parte de um transeunte suspeito, ambos estabelecem uma ligação amistosa que descortina as estórias de duas vivências tão díspares, mas que ascendem numa atração mútua. Une-os uma espera inquietante, que virá a definir os seguintes encontros noturnos, carregados de revelações, ansiedades, sonhos, medos, e um confronto enigmático de paixões.
Dois actores, Flávio Hamilton (Sonhador) e Carina Ferrão (Nástenka), interpretam, assim, um jogo de suspensão, que coloca signos oníricos de uma dimensão poética em confronto com os cânones realistas da comunicação pragmática. Daqui, emerge, simultaneamente, a contracena com uma ausência de desígnios incertos, que traz uma sombra à brancura destas longas noites de verão.
M/12 I 80m
Gratuito.
Até 30 de abril
MAM’23 - MÊS DA ARQUITETURA DA MAIA
“EM PROCESSO”
A Câmara Municipal da Maia, promove, em março e abril de 2023, a próxima edição do Mês da Arquitetura - evento inteiramente dedicado à arquitetura no território da Maia.
Intitulada “EM PROCESSO”, a exposição pretende enfatizar o momento de significativa e iminente transformação, provavelmente irrepetível, em curso no território maiato.
Os trabalhos produzidos nesta edição serão apresentados ao público essencialmente em dois formatos: uma exposição e um programa paralelo de eventos – apresentações, debates e visitas guiadas - que permitam clarificar as propostas expostas, estimular o diálogo e expandir a discussão ao público em geral.
MAM’23 privilegia ambientes imersivos que permitam uma conexão direta com o visitante.
“EM PROCESSO” faz o registo em tempo real de algumas das principais intervenções que estão atualmente a decorrer ou que estão programadas a breve prazo no Município, com destaque para os projetos de índole pública. Arquitetos, assim como profissionais de outras áreas disciplinares, são convocados a apresentar as suas leituras sobre essas transformações, compreendendo-as, explicando-as e complementando-as.
A proposta curatorial do atelier SUMMARY, com coordenação de Samuel Gonçalves, apresenta-se como uma ode à mudança, à evolução urbana e às dinâmicas sociais e económicas de que a Maia é hoje palco.
Conta com as participações de: A Recoletora; Paulo Moreira; Merooficina; Rosmaninho+Azevedo; Oitoo; Teresa Leão e Ana Neiva; Álvaro Siza Vieira; Inplenitus; Alexandre Burmester; José Castro Silva e José Carlos Macedo; aNC Arquitectos; Paradoxo Arquitectura; Eduardo Souto Moura; CEFA/FAUP; Andreia Garcia; Nuno Lopes e Sérgio Amorim; Nuno Travasso; Alexandra Paio; Nuno Brandão Costa; Giuseppe Resta e Fabiana Dicuonzo.
Entrada livre.
Até 7 de maio
Praça do Fórum da Maia
Exposição “A Cantiga é uma Arma”
No âmbito das comemorações do 49º aniversário da revolução de 1974, focamos a nossa atenção na música de Intervenção.
Compostas com o intuito de chamar a atenção de quem a ouve para um determinado problema de certo país, seja ele de origem social, política ou económica, tornou-se muito comum em Portugal durante os últimos anos do Estado Novo e no fervor revolucionário do pós 25 de Abril de 1974.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
22 e 23 de abril
3º Colóquio Fernando Campos
A Biblioteca Municipal promove o 3º Colóquio Fernando Campos. Este colóquio abordará a extraordinária obra de Fernando Campos. Inicia-se com um encontro com o escritor Sérgio Luís de Carvalho no dia 22, e dia 23 segue-se com 3 painéis de comunicações com vários intervenientes conhecedores profundos da sua obra.
Programa: https://bit.ly/3mN8dMu
Até 29 de abril
Mês do Livro e da Leitura
Abril é o mês em que se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Mundial do livro e do Direito de Autor (23 de abril). Neste âmbito está previsto um conjunto de atividades, nomeadamente: Oficinas, encontros com autores, Óscares da leitura, horas do conto, sugestões de leitura, entre outras.
Até 29 de abril
Atreve-te e leva
Este projeto pretende oferecer aos leitores a possibilidade de requisitar kits literários surpresa. Cada kit literário terá uma temática diferente e será constituído por vários documentos - livros, jogos, DVD e CD - selecionados pela equipa técnica da Biblioteca. Desafiaremos assim o leitor a explorar o tema que mais lhe agrada mesmo não sabendo com que autor ou realizador se irá deparar.
HORÁRIO | segunda das 18.00h às 23.00h / terça a sexta das 09.30h às 23.00h / sábado das 09.30h às 22.30h
Até 28 de abril
Exposição “Fernando Campos: uma viagem pelos seus livros”
Em abril celebra-se o nonagésimo nono aniversário de Fernando Campos. É altura de o evocar, fazendo uma viagem pela sua bibliografia, dando assim a conhecer a sua produção Romanesca.
HORÁRIO| segunda das 18h00 às 23h00 / terça a sexta das 09h30 às 23h00 / sábado das 09h30 às 22h30
Sábado, 22 de abril, 11h30
Histórias Fiadas - Hora do Conto
Sábados mágicos, histórias divertidas, fantasia e imaginação, contos maravilhosos e muita animação. A Biblioteca espera por ti com incríveis leituras para toda a família.
Gratuito
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 29 de abril
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 29 de abril
Exposição “A Empreza do Bolhão – 100 anos de História(s)”
A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90, sendo depois integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, embora mantendo a mesma designação.
Esta empresa era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio da Empreza do Bolhão, desde os tempos de Raul de Caldevilla.
A ligação de Caldevilla à Empreza do Bolhão.
Através de importantes apoios bancários funda no Porto uma empresa, a Propagandas Caldevilla na Rua 31 de Janeiro, e depois em 1916, a Raul de Caldevilla & Cia. Lda na Rua Formosa, que ficará conhecida por Caldevilla Film.
São seus sócios Eduardo Kendall, João Manuel Lopes de Oliveira e António de Oliveira Cálem. A partir do Porto, vai criar e produzir cartazes de grande formato para publicidade exterior para todo o país, sob a sigla ETP. Sucede-se a Empresa Técnica Publicitaria Film Gráfica Caldevilla, onde esteve como gerente da firma até 1923. Em rutura com os sócios da empresa, abandona a sociedade e esta transforma-se em Empreza do Bolhão.
Grande parte deste espólio documental das empresas de Caldevilla e da Empreza do Bolhão pode agora ser visto nesta exposição. De valor histórico e gráfico único no país, esta coleção da Empreza do Bolhão, da Litografia Nacional e de outras gráficas são um manancial de informação sobre design, grafismo e processos de produção. Composta por uma diversidade de cartazes, rótulos, postais, catálogos, quadros, livros, bibliografia diversa, maquinaria, móveis, bustos, esta coleção ilustra, de forma significativa, a evolução da indústria litográfica do séc. XX em Portugal.
Até 29 de abril
A Arqueologia na Maia
Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições
Tel. (+351) 229.871144
Até 29 de abril
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
QUINTA DA CAVERNEIRA
Oficina Teatrinho ao Palco
Iniciada em 2013, é uma iniciativa do Teatro Art'Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, dirigida a crianças a partir dos 6 anos.
“Aprender a ser e a crescer com o Teatro”
As atividades de Expressão Dramática e o Teatro ajudam a criança a desenvolver a sua criatividade e personalidade, contribuindo para a sua formação social e emocional, melhoram a sua expressão oral e física e ajudam a conhecer-se melhor, a acreditar nas suas capacidades e a saber lidar com os outros.
A Expressão Dramática é um bom meio para a criança encontrar formas de expressão alternativas ao seu quotidiano.
Esta Oficina de formação lúdica-artística consiste num trabalho de iniciação ao jogo dramático e às aprendizagens dos primeiros passos da prática teatral através de jogos de movimento, improvisação e dança, som e música, entrelaçando-os com palavras, jogos e brincadeiras e histórias reais ou do faz-de-conta.
Formadora: Andreia Macedo
A oficina decorre até 17 de junho e já atingiu o número limite de vagas.
CENTRO COMERCIAL MAIA JARDIM
Até 30 de abril
Exposição “Bombas de Gasolina”
Segundo dados disponíveis de 2021, existiam em Portugal 2616 postos de abastecimento. Este número representa uma taxa de cobertura de 2,5 postos por 10 mil habitantes. Mas nem sempre foi assim.
Até ao final da segunda guerra, passar um carro na estrada era “de longe a longe”. A partir dos anos 50 o fenómeno automobilístico “ganhou rodas”.
Relembremos esses tempos tão diferentes dos de hoje.
Gratuito.
PARA AGENDAR
"A Maior Flor do Mundo"
Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana (Viana do Castelo)
29 de abril, 16h00 - Quinta da Caverneira
Maia Fest Music
4 de maio, 21h30 - Grande Auditório do Fórum da Maia – GNR - LOTAÇÃO ESGOTADA
5 de maio, 21h30 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Bárbara Bandeira - LOTAÇÃO ESGOTADA
6 de maio, 21h30 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Ana Bacalhau
7 de maio, 17h00 – Grande Auditório do Fórum da Maia – Luís Represas
Bom fim de semana,