![]()
6356
Institucional4434
Eleições Presidenciais 20261043
Notícias3999
Agenda: próximos eventos5971
Câmara Municipal1244
Assembleia Municipal2047
Apoio ao Consumidor9318
Recursos Humanos2054
Polícia Municipal5075
Proteção Civil644
Provedor dos Munícipes533
Energia e Mobilidade3192
Planeamento9605
Reabilitação Urbana4592
Relações Internacionais5135
Inovação e Desenvolvimento2068
Gestão Urbana3256
Regulamentos Municipais6681
BUPi - Balcão Único do Prédio3567
Atendimento Municipal5238
Empresas Municipais460
Sistema de Gestão3166
Requerimentos1624
Metrologia1648
Boletins Municipais5736
Juntas de Freguesia6987
Canal de Denúncias9611
Contactos
7976
Viver8629
Investir4883
Visitar
Evocação D. José Alves Correia, Bispo de Leiria.
9 de maio, 15h30
Igreja S. Pedro Fins
Evocação D. José Alves Correia, Bispo de Leiria, no centenário da sua ordenação Episcopal.
Programa
15h30 - Saudações do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Domingos da Silva Tiago, do Presidente da Junta de S. Pedro Fins, Alvarinho Sampaio, e do Vigário da Vara, Padre Augusto Silva;
16h00 Intervenções
- Dr. José Augusto Maia Marques e Dr. Rui Menezes, Historiadores da Câmara Municipal da Maia;
Doutor Adélio Fernando Abreu, Professor de História da Igreja na UCP e Diretor da revista "Igreja Portucalense".
17h30 - Missa de sufrágio por D. José Alves Correia da Silva, presidida por sua Ex.ma Rev. ma Dom Manuel da Silva Rodrigues Linda, Bispo do Porto.
Quem foi D. José Alves Correia?
D. José Alves Correia da Silva nasceu em S. Pedro Fins, em 15 de janeiro de 1872. Filho primogénito e neto de lavradores maiatos, fez os seus estudos secundários no Porto, rumando depois para Braga onde iniciou os seus estudos religiosos.
Passou pelo Seminários dos Carvalhos e pelo do Porto onde, entre 1889 e 1891 cursou Teologia.
Matricula-se então na Universidade de Coimbra onde conclui a sua formação em 1897. Havia já sido, em 5 de agosto de 1894, ordenado Presbítero pelo Cardeal D. Américo, Bispo do Porto. Ainda em 1897 tornou-se professor no Seminário do Porto. Não muito tempo depois foi nomeado Cónego da Sé do Porto. Por bula de Bento XV foi nomeado Bispo de Leiria em 15 de maio de 1920.
Sagrado em 25 de julho na Sé Catedral do Porto, fez a sua entrada solene na sua Diocese em 5 de agosto. Recorde-se que a Diocese de Leiria, extinta em 1882, tinha sido restaurada em janeiro de 1918. Logo que entra na Diocese, D. José Alves Correia da Silva começa a desenvolver uma atividade notável de organização do bispado, estruturando o Santuário de Fátima, iniciando a construção da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, autorizando oficialmente o culto de Nossa Senhora, por provisão de 13 de outubro de 1930. Foi, portanto, não só o grande responsável da credibilização das aparições como o principal obreiro a criar as condições para que tal acontecesse.
Lembremos que foi ele, igualmente, o «encomendador» da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima, feita em 1920, pelo santeiro José Ferreira Thedim. Faleceu em Leiria a 4 de dezembro de 1957, com 85 anos de idade.
Teve de uma vida longa, cheia, consagrada ao serviço de Deus e da sua Diocese. O Concelho da Maia consagrou-o na sua toponímia, tal como Leiria e Fátima, aliás. E o «seu» santuário, mandou erguer-lhe uma escultura, obra de Joaquim Correia.
Esta será uma oportunidade para recordar o seu percurso de vida, o papel decisivo que teve nas aparições de Fátima e o legado para as gerações que se seguiram.