![]()
2145
Institucional3971
Eleições Presidenciais 20262747
Notícias3591
Agenda: próximos eventos3645
Câmara Municipal8520
Assembleia Municipal7933
Apoio ao Consumidor8114
Recursos Humanos2715
Polícia Municipal8279
Proteção Civil465
Provedor dos Munícipes4310
Energia e Mobilidade6936
Planeamento3620
Reabilitação Urbana6213
Relações Internacionais8363
Inovação e Desenvolvimento5494
Gestão Urbana4449
Regulamentos Municipais2370
BUPi - Balcão Único do Prédio7515
Atendimento Municipal7928
Empresas Municipais9250
Sistema de Gestão2894
Requerimentos6726
Metrologia3894
Boletins Municipais5371
Juntas de Freguesia2235
Canal de Denúncias4539
Contactos
6395
Viver6216
Investir1417
Visitar
HOLOGRAMA - Cultura Para Todos
28 a 31 de outubro
Fórum da Maia
"Holograma - Cultura Para Todos"
São propósitos maiores do projeto “Holograma da Casa na Área Metropolitana do Porto” abrir a programação da Casa da Música, nos 17 Municípios da Área Metropolitana do Porto, a públicos sem práticas culturais, criando momentos emotivos que os vinculem à música mais erudita, através do acesso a uma programação muito variada e especialmente concebida para o feito.
O “Holograma”, a desenvolver durante dois anos, pretende alcançar o público em geral, possibilitando-lhe experiências musicais com raiz pedagógica e educativa, mas, principalmente, ir ao encontro das pessoas que mais cuidados carecem.
Cada edição do “Holograma“ procura reproduzir a vivência da Casa da Música em um ou mais espaços culturais de cada um dos Municípios.
Serão produzidos concertos e atividades educativas no âmbito de uma programação especialmente concebida para o Município em questão, com a qualidade artística e os cuidados de produção que são próprios da Fundação Casa da Música.
Programa:
MAIA
Grande Auditório do Fórum da Maia
28 de outubro
19h00 (sessão aberta)
"Arrojados da Maia" - Centro Comunitário Sobreiro / Vermoim
250 anos depois do nascimento, Beethoven sonha na Maia. Apesar de no início estarem assustados, maiatos arrojados fazem uma viagem pelas lendas, monumentos, lugares e sítios mais ou menos conhecidos, mas sempre marcantes, da Maia. Uma viagem pelo orgulho dos feitos passados e esperança no futuro.
29 de Outubro
19h00 – "Et Toi Michel"
"Et Toi Michel" é o projecto a solo de João Mota, músico de Setúbal que se destacou como membro do duo Um Corpo Estranho. Deu-se a conhecer com um conjunto de singles em que é marca forte a consciência social e política: “A Montanha”, “Canção de Outra Invenção” e, mais recentemente, “Os Ninguém” ou “Ladrões no Pomar”. Embora se afirme desde sempre inspirado pelo canto de protesto e de intervenção, este é um caminho que apenas agora trilhou, em resposta aos tempos conturbados que vivemos e aos riscos de retrocesso civilizacional. Inspirações antigas que se tornam modernas com letras pertinentes e arranjos musicais cuidados.
30 de Outubro
10h30 - "Les Feuilles Mortes"
Quando, em 1945, Joseph Kosma escreveu música para o ballet Le rendez-vous e se inspirou no Poème d’Octobre de Jules Massenet, estava longe de saber que a sua melodia viria a tornar-se num dos mais tocados standards de jazz de sempre. Este é o ponto de partida para um concerto que nos levará ao jazz e à constante mutação que, nas mãos dos seus intérpretes, a música popular foi sofrendo.
Conceção e direção artística: FACTOR E!
Interpretação: Filipe Monteiro, João Costa, João Paulo Rosado, Paulo Gomes e Rui Teixeira.
19h00 – Solistas da Casa
Para além de ser um edifício dedicado à realização de concertos de todos os géneros, a Casa da Música é também a “casa” de vários agrupamentos profissionais, que ali ensaiam e se apresentam regularmente, entre os quais uma orquestra sinfónica, uma orquestra barroca, um ensemble de música contemporânea e um coro. Todas estas formações integram músicos especializados e experientes, que ocasionalmente se juntam também em pequenos grupos para interpretar outros repertórios, de sonoridades tão variadas quando as infindáveis combinações possíveis de instrumentos. Os Solistas da Casa da Música que se apresentam no Holograma são formados por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. Mas, sobretudo, encontramos o prazer de fazer e dar a ouvir boa música.
31 de Outubro
10h30 – Bebéthoven
Em ano de comemoração do 250º aniversário de Beethoven não poderíamos deixar de trazer para a programação dos Primeiros Concertos a música do génio alemão. Este concerto promoverá uma primeira abordagem à música de Beethoven com a leveza e o tom divertido que a idade dos ouvintes requer. No fundo, queremos deixar desde cedo uma semente da grande música no ouvido e na alma dos bebés que forem assistir.
17h00 - "Jardins para Beethoven" - Arrojados da Maia l Comunidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia da Maia.
250 anos depois do nascimento, Beethoven sonha na Maia. Apesar de no início estarem assustados, maiatos arrojados fazem uma viagem pelas lendas, monumentos, lugares e sítios mais ou menos conhecidos, mas sempre marcantes, da Maia. Uma viagem pelo orgulho dos feitos passados e esperança no futuro.
Bilheteira:
Acesso gratuito. Lotação e condições de acesso de acordo com as normas da DGS.