![]()
4620
Institucional4591
Eleições Presidenciais 20269160
Notícias9040
Agenda: próximos eventos8845
Câmara Municipal1818
Assembleia Municipal4244
Apoio ao Consumidor9852
Recursos Humanos6002
Polícia Municipal4975
Proteção Civil4206
Provedor dos Munícipes3652
Energia e Mobilidade1150
Planeamento1086
Reabilitação Urbana2603
Relações Internacionais6257
Inovação e Desenvolvimento4536
Gestão Urbana8062
Regulamentos Municipais9622
BUPi - Balcão Único do Prédio6464
Atendimento Municipal6690
Empresas Municipais6143
Sistema de Gestão2975
Requerimentos796
Metrologia7268
Boletins Municipais1527
Juntas de Freguesia6642
Canal de Denúncias3096
Contactos
1834
Viver1323
Investir8862
Visitar
8º Rota das Cebolas em BTT
Nos dias 6 e 7 de setembro, o Castêlo da Maia volta a receber a Rota das Cebolas BTT, um evento que assinala a 8ª edição e que se insere no programa de atividades desportivas da Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014. Com mais de 500 participantes inscritos, a Rota das Cebolas vai assegurar além de momentos de BTT, atividades como Zumba e ainda as Jornadas Técnicas das Cebolas.
Depois de sete edições de enorme êxito, a Rota das Cebolas surge, na 8ª edição, com uma maior consolidação de atividades que resulta num programa diversificado. No primeiro o evento conta com várias atividades lúdicas, como uma mega aula de Zumba, danças urbanas, pinturas faciais, insufláveis e o já famoso Lusco Fusco das Cebolas, um passeio convívio de bicicleta guiado, terminando com o concerto da banda The Step.
O segundo dia tem como principal atividade a 8ª Rota das cebolas, num percurso de cerca de 40km, com início às 9h30. O momento da partida é precedido pela bênção dos capacetes, uma cerimónia simbólica que serve para “proteger” os participantes ao longo do percurso, e depois da rota há espaço para atividades na Aldeia das Cebolas, banhos e almoço. Por cada participante, a Rota das Cebolas vai doar o valor de um euro à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Maia, incutindo no evento um cunho solidário que tem como objetivo a sensibilização dos participantes para as boas práticas de cidadania.
A par das atividades lúdicas o evento conta, este ano, com um espaço destinado a representantes de marcas, para que possam expor produtos, promover atividades e testes junto dos visitantes e praticantes da modalidade.
Pelo terceiro ano consecutivo a Rota das Cebolas é complementada com as Jornadas Técnicas das Cebolas, um evento de entrada gratuita no dia 6 de setembro, no Auditório do Ismai. As Jornadas vão abordar temáticas que passam pelo “Treino Desportivo”, pelo “Suporte Básico de Vida” e pela “Recuperação, Nutrição e BTT”, assumindo-se como temas que são do maior interesse para os praticantes ou simpatizantes da modalidade, que saem do evento mais informados e preparados para a prática desportiva.
A Rota das Cebolas resulta de uma antiga tradição, existente há mais de 100 anos, que reunia centenas de produtores de cebolas de todo o norte de Portugal, por ocasião das Festas de Santo Ovídeo, na Feira das Cebolas. Apesar da tradição ainda se manter, ao longo dos anos foi enfraquecendo, sendo atualmente pouco expressiva.
A Rota das Cebolas, que nasceu em 2007, tem o propósito de fazer recordar o secular acontecimento, que fazia deslocar largas centenas de pessoas até ao Castêlo da Maia. Desde a primeira edição, que teve um forte impacto nos participantes, a Rota das Cebolas assume-se como argumento para a deslocação de centenas de pessoas ao Castêlo da Maia, mas desta feita, para a prática e convívio do BTT.