9547
Institucional948
Eleições Legislativas 20259580
Notícias9033
Agenda: próximos eventos5044
Câmara Municipal578
Assembleia Municipal6457
Apoio ao Consumidor532
Recursos Humanos2504
Polícia Municipal4007
Proteção Civil6759
Provedor dos Munícipes9465
Plano de Mobilidade Sustentável4956
Planeamento32
Reabilitação Urbana1069
Relações Internacionais8070
Inovação e Desenvolvimento7037
Gestão Urbana9491
Regulamentos Municipais488
BUPi - Balcão Único do Prédio7537
Atendimento Municipal3163
Empresas Municipais6756
Sistema de Gestão3324
Requerimentos2829
Metrologia8717
Boletins Municipais2706
Juntas de Freguesia3359
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho1006
Canal de Denúncias8401
Contactos
9949
Viver8186
Investir3574
Visitar
Agenda Cultural fim de semana

FÓRUM DA MAIA
Até 3 de março
Desvendando os tesouros: Obras de Arte da Coleção da Câmara Municipal da Maia, Fora do Cofre
“Coleção Fora do Cofre”
No Cofre das obras de arte, onde a história local se entrelaça com algumas das mais diversas formas de expressão artística, há um cruzar entre o passado e o presente. É o momento de as fazer sair do Cofre, de forma cuidada e criteriosa. Algumas destas nossas obras, meticulosamente guardadas, são trazidas à luz do dia, convidando a comunidade a testemunhar a riqueza visual que compõe a Coleção da Câmara Municipal da Maia.
Ao sair do depósito, essas obras transcendem o seu papel de peça de arte para se tornarem agentes de inspiração.
Entrada livre.
De terça-feira a Domingo, 10h00 – 22h00
Até 25 de fevereiro
UIVO - 13ª MOSTRA DE ILUSTRAÇÃO DA MAIA
“RETRATO DOS DIAS – DA CRÍTICA E DOS SISTEMAS”
Até 25 de fevereiro, a Câmara Municipal da Maia promove, através do seu Pelouro da Cultura, a 13ª edição da UIVO – Mostra de Ilustração da Maia, evento dedicado à Ilustração, nas suas mais variadas vertentes.
Assumindo-se como uma referência no panorama da Ilustração nacional, a UIVO – Mostra de Ilustração da Maia é já uma mostra de valor reconhecido pelos seus pares e pelo público em geral. A cada edição são abordadas questões da contemporaneidade, com referência à pratica da Ilustração, apresentando obras de artistas nacionais e estrangeiros, o que se traduz numa mostra cada vez mais eclética, quer na seleção dos artistas e ilustradores, quer nas peças e categorias apresentadas, enfatizando as diferentes formas de fazer e pensar a Ilustração.
Entrada livre.
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
3 a 25 de fevereiro
UIVINHO – 6.ª Mostra de Ilustração Infantil da Maia
A UIVINHO é uma exposição de ilustração concebida pelo público infantojuvenil que inaugura no próximo dia 3 de fevereiro, às 17h00, e estará patente na Biblioteca Municipal da Maia até 25 de fevereiro.
Com o intuito de fortalecer laços com a comunidade, a mostra destaca-se pela ênfase na formação de públicos e no trabalho aprofundado com as faixas etárias mais jovens. O público infantojuvenil tem assim a oportunidade de participar numa exposição de ilustração, exibindo trabalhos por eles próprios criados através das ações do Serviço Educativo da UIVO – 13.ª Mostra de Ilustração da Maia.
Nesta 6.ª edição, serão apresentados os trabalhos resultantes das oficinas “Impressão dos Dias”, desenvolvidas por Catarina Gomes e Eva Evita, em colaboração com o Serviço Educativo do Fórum da Maia, em sessões direcionadas a famílias e escolas.
Entrada livre.
Até 29 de fevereiro
Hora do Conto – Contos Contigo Conto
Contos Contigo Conto é a atividade de contar histórias que a Biblioteca Municipal realiza diariamente para os mais novos e que permite o enriquecimento das experiências infantis, o desenvolvimento da linguagem, do imaginário, da criatividade e do potencial crítico das crianças. Para os mais crescidos, o livro “O Mar Viu”, de Tom Percival, e para os mais pequeninos, “A Raposa um pouco silenciosa”, de Nicola Kinnear.
Duração: 20 min
Locais: Escolas / Biblioteca Municipal
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito.
Observações: atividade sujeita a marcação (mínimo de 5 inscrições)
29 de fevereiro
Vem conhecer a tua Biblioteca
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer a missão e os objetivos da Biblioteca Municipal da Maia, através de uma visita aos diferentes espaços e serviços, aprendendo a rentabilizar os vários recursos deste sistema de informação.
Duração: 45 min
Até 29 de fevereiro
BiblioConto Sénior
Este projeto pretende levar ao público sénior o incentivo à leitura e combater a iliteracia. Unindo-se ao já serviço existente da Biblioteca Itinerante pretende levar a leitura em voz alta ao público mais idoso e estreitar a relação com os livros através da troca de experiências entre diferentes gerações.
Duração: 45 min
Locais: Lares e Centros de dia
Inscrições e outras informações: tel.+ 351 22 940 86 38; biblioteca@cm-maia.pt
Gratuito
3 de fevereiro, 11h30
Apresentação do livro “Teresa a Vaca que Voa”, de Alfredo Behrens
Voando, a vaca Teresa escapa do tédio. Cansou-se da sua vida fútil e da falta de relva para o seu bezerro. Para se superar, aceita o que vier, até mesmo voar, conselho alucinado dos pardais. Batendo as pernas no ar, chega a Washington, D.C. onde se torna uma celebridade, após vencer infinitos obstáculos.
É uma história de heroísmo e superação, narrada de forma a cativar os pais que, como Teresa, não se contentam em seguir a manada.
Atividade integrada na rubrica "Histórias Fiadas".
Entrada livre.
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 29 de fevereiro
Exposição - “Do Campo para a Urbe – Da Identidade Rural à Patrimonial”
Esta é uma Exposição Temporária composta pelo acervo Etnográfico do Museu. Nela os objetos apresentados e as profissões retratadas transmitem conhecimentos de uma sociedade rural, pertencente ao passado, mas ainda suficientemente próxima para ser espaço de partilha de memórias e de referência que une e identifica gerações, que pode agora ser apreciado por todos.
Até 29 de fevereiro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 29 de fevereiro
A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt
Até 29 de fevereiro
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
QUINTA DA CAVERNEIRA
2 de fevereiro, 21h00
“Encontro com o Teatro em 2024” - Apresentação da Programação 2024 do Teatro Art´Imagem
O Teatro Art´Imagem convida o seu público, os artistas parceiros, os vizinhos e a comunidade em geral a estarem presentes na Quinta da Caverneira, no dia 2 de fevereiro às 21h00, para um encontro informal em que a Companhia fará a apresentação do Programa de Actividade para 2024 e em que os presentes podem e devem dialogar e questionar acerca dessa mesma actividade. O encontro terá três momentos. O primeiro será de apresentação da Companhia e sua actividade para 2024. O segundo, será um momento em que os presentes levantam as suas questões e tecem os seus comentários em relação à programação apresentada. O terceiro momento será um convívio à volta de uma mesa, numa ceia partilhada. Para este momento final, pedimos a intervenção dos participantes, deixando-vos o desafio de trazer um amigo, um petisco e/ou uma bebida para partilhar. Contamos contigo para seres parte integrante desta travessia!
Entrada livre.
Até 20 de junho
Exposição “Tempos de Cenografia”, de Marta Silva
𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶çã𝗼 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮_𝗧𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗲𝗻𝗼𝗴𝗿𝗮𝗳𝗶𝗮, uma retrospectiva de cenografias criadas para o Teatro Art'Imagem na Galeria de Exposições da Quinta da Caverneira
Esta exposição propõe uma retrospectiva através da seleção de desenhos, maquetas e fotografias, revisitando algumas criações criadas para o Teatro Art'Imagem. São tempos precisos de apresentação das ideias e reformulações durante o processo criativo da cenografia.
Programaçãp Regular de Teatro da Quinta da Caverneira
Teatro Art'Imagem/C.M.Maia
Entrada livre
TECMAIA
Até 16 de fevereiro
Exposição “Bombas de Gasolina”
Segundo dados disponíveis de 2021, existiam em Portugal 2616 postos de abastecimento. Este número representa uma taxa de cobertura de 2.5 postos por 10 mil habitantes. Mas nem sempre foi assim.
Até ao final da Segunda Guerra, passar um carro na estrada era “de longe a longe”. A partir dos anos 50, o fenómeno automobilístico “ganhou rodas”.
Relembremos esses tempos tão diferentes dos de hoje, na Maia e no país.
Entrada livre.
ESCOLA EB 2,3 DE GUEIFÃES
“MEIO SÉCULO DE ABRIL” NAS ESCOLAS DA MAIA
Comemorar os 50 anos do 25 de Abril deve ter como objetivo principal explicar e fazer refletir as gerações mais novas sobre a sua natureza e importância. Torna-se imperativo que a juventude tenha contacto com a realidade desse tempo. Assim, a Câmara Municipal da Maia com esta exposição direcionada para um público mais jovem pretende afirmar a importância de abril nestes últimos 50 anos, o que mudou, o que se ganhou, como transformou a sociedade portuguesa.
A exposição “Meio Século de Abril” estará patente na Escola EB 2,3 de Gueifães, até 11 de fevereiro.
PARA AGENDAR
8 de fevereiro, 14h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
Conversas com a Escola - 50 anos do 25 de abril
“O 25 de Abril e o Impacto na Arquitetura”, por Conceição Melo
10 de fevereiro, 21h30
Auditório da Quinta da Caverneira
“Mais Forte + Pária” - CTB – Companhia de Teatro de Braga (Braga)
14 de fevereiro, 18h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha – 1ª edição
Exibição de vídeo, conferência e uma conversa
17 de fevereiro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
SEA AND YOU - Festival de Música Mediterrânica
24 de fevereiro, 21h30
Grande Auditório do Fórum da Maia
“Monstros do Ano”, com apresentação de Fernando Alvim
25 de fevereiro, 16h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
“O Rei e as Moscas” – Teatro de Marionetas
29 de fevereiro, 19h00
Grande Auditório do Fórum da Maia
“No Limite da Dor” - Lendias d’Encantar (Beja)
24, 25 e 26 de maio
Fórum da Maia
MAIA BD – Festival Internacional de Banda Desenhada