4987
Institucional2140
Notícias7188
Agenda: próximos eventos4750
Câmara Municipal9711
Assembleia Municipal5317
Apoio ao Consumidor4369
Recursos Humanos5311
Polícia Municipal8761
Proteção Civil4694
Provedor dos Munícipes7034
Plano de Mobilidade Sustentável4820
Planeamento1323
Reabilitação Urbana7289
Tarifários Sociais de Água, Saneamento e Resíduos Urbanos da Maia5942
Programa Municipal de Emergência Social1356
Relações Internacionais8338
Inovação e Desenvolvimento4493
Gestão Urbana6175
Regulamentos Municipais6937
BUPi - Balcão Único do Prédio2310
Atendimento Municipal4532
Empresas Municipais820
Sistema de Gestão3866
Requerimentos5014
Metrologia4792
Boletins Municipais3028
Juntas de Freguesia5469
Prestação Serviços de Medicina do Trabalho4877
Canal de Denúncias7511
Contactos
8103
Viver7310
Investir1331
Visitar
Agenda Cultural_fim de semana

FÓRUM DA MAIA
Sons de Verão no Fórum da Maia
3 dias, 6 concertos gratuitos
Entre 30 de agosto e 1 de setembro o Auditório Exterior do Fórum da Maia será palco de seis concertos de estilos musicais variados, de tributo a bandas que todos apreciam e sabem cantar.
A iniciativa “Sons de Verão”, promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, promete três dias de muita música e animação com entrada livre.
30 de agosto, sexta-feira | 18h30
Wild Puppets Band (Rock&Pop Anos 90)
Banda de tributo ao Rock N ́ Roll, constituída por quatro elementos, músicos profissionais, sendo eles Luís Carlos Rodrigues - Guitarrista, Sérgio Vasconcelos - Voz e harmónica, Ruben Dinis - Bateria e Vitor Cardoso - Baixo.
O melhor tributo ao rock mundial, desde Guns N ́Roses, Led Zeppelin, Eric Clapton, ZZ Top, Deep Purple, The Beatles, The Doors, Van Halen, AC/DC, Metallica, etc.
30 de agosto, sexta-feira | 21h30
Stingers - Tributo a Sting
A banda STINGERS presta tributo ao maior grupo de sempre, The Police e Sting, tocando vários estilos musicais, desde reggae, punk, rock e jazz. É constituída por músicos que se reuniram numa fase das suas carreiras para prestar esta homenagem. The Police e Sting é/são considerados uma das bandas da história do rock com uma enorme influência no rock da década de 1980 e gravou grandes sucessos, como “Roxanne”, “Every breath You Take”, “Message In a Bottle”, “Every Little Thing She Does Is Magic” e “So Lonely”. Esta é uma viagem, que nos leva a um regresso ao passado e aos dias de hoje, com temas verdadeiramente intemporais, que serão partilhados com o público.
31 de agosto, sábado | 18h30
UnderCover Band (Rock&Música portuguesa Anos 80 e 90)
Os UnderCover Band são uma banda do grande Porto com ex elementos das bandas Falecido Alves dos Reis, João C Bom e também X Position que se uniram para exibir temas que foram ícone nos anos 80 e 90, tanto nacionais como estrangeiras. Como tal, fazem tributo a várias bandas e artistas a solo.
31 de agosto, sábado | 21h30
Stoned - Tributo a Rolling Stones
A banda STONED presta tributo ao maior grupo rock de sempre: The Rolling Stones. É constituída por músicos de diversa proveniência que se encontraram num determinado ponto comum das suas carreiras para prestar homenagem à música Rock e, em particular à que consideram central nos seus percursos, o Rhythm and Blues. Uma revisitação dos temas mais vibrantes do grupo, proporcionando uma viagem ao universo musical dos últimos 50 anos, com a energia e irreverência que os caracteriza ainda hoje.
Esta é uma viagem quer a memórias pessoais, quer à atualidade dos temas verdadeiramente intemporais que partilham com o público.
“It’s only rock and roll, but we love it!”
01 de setembro, Domingo | 18h30
The Sound Bag (Rock Anos 80 e 90)
THE SOUND BAG nasceu em 2022, em Vila das Aves, como uma banda de tributo ao rock, desde a sua génese até à atualidade. Com um som marcado pela energia, irreverência e um toque pessoal em cada versão, a banda procura homenagear e celebrar a história do rock, popular e revolucionário, que já conta com mais de 60 anos de existência. Projeto composto por 5 elementos, Pedro Rompante na voz, Armando Silva no sintetizador e segundas vozes, Cristiano Gonçalves no baixo, Nelson Sá na guitarra e Hugo Machado na bateria.
01 de setembro | 21h30
Sit Down - James Tribute Band
Da cidade do Porto, nascem os “Sit Down” da Banda de Tributo a uma das melhores bandas britânicas e mais apreciadas pelos portugueses, James.
Até 22 de setembro
Exposição “O Homem da Máquina de Escrever” Celebra o Centenário do Nascimento de Fernando Campos
Integrando o Programa das Comemorações do Centenário do Nascimento de Fernando Campos (1924-2017), a Câmara Municipal da Maia, através do seu Pelouro da Cultura, promove a exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever”. A exposição está patente até 22 de setembro, celebrando a vida e obra deste destacado escritor, com um enfoque na “palavra” e no seu percurso literário.
A exposição “Fernando Campos - O Homem da Máquina de Escrever” visa não só homenagear Fernando Campos, mas também oferecer ao público uma oportunidade de redescobrir a sua genialidade através da escrita. O Vereador do Pelouro da Cultura, Mário Nuno Neves, destaca que “Lembrar e homenagear Fernando Campos é lembrar e homenagear um maiato que revelou a sua genialidade pela escrita, exprimindo através dela a sua imensa erudição, criatividade e sensibilidade... um dos sinais da sua imensa inteligência.”
De entrada livre, a exposição estará aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 22h, no Fórum da Maia.
Até 29 de setembro
Exposição de Fotografia "Expedições a um Território"
A Câmara Municipal da Maia apresenta tem patente no Fórum da Maia, a exposição "Expedições a um Território". Esta segunda edição recria a exposição inicialmente apresentada em 2020 na Biblioteca Municipal, desenvolvida no âmbito do livro "35 Anos de Ordenamento Territorial da Maia".
A exposição conta com fotografias de Duarte Belo, distribuídas em dez núcleos distintos, que capturam a evolução e transformação do território da Maia ao longo de 35 anos de planeamento territorial, realçando os seus principais pontos de desenvolvimento urbano e paisagístico. As imagens proporcionam uma viagem visual pelo desenvolvimento do concelho, refletindo as mudanças e permanências que marcam o seu percurso histórico.
Esta iniciativa inclui-se no âmbito da “Coleção Fora do Cofre”, que pretende convidar a comunidade a conhecer e testemunhar a riqueza que compõe a Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal da Maia.
Entrada livre
Terça a domingo, das 10h00 às 22h00
Até 15 de setembro - Praça do Fórum da Maia
Exposição "Uma breve incursão pela Empreza do Bolhão"
A Empreza do Bolhão, sucessora das empresas publicitárias e de filmes de Raúl Caldevilla, começou em 1923 e manteve-se até meados dos anos 90 no Porto e depois instalou-se na freguesia de Nogueira da Maia. Mesmo depois de integrada na Packigráfica do grupo Higifarma, manteve a mesma designação.
Era possuidora de uma das maiores coleções de cartazes publicitários, além de antiga maquinaria e um importante acervo de rótulos e postais. Uma grande parte do que de melhor se fez em publicidade está reunido neste importante espólio.
Gratuito
Até 31 de agosto
Exposição Coleção Fora do Cofre - O TRAJE MAIATO
A Câmara Municipal da Maia promove, a partir de amanhã, 18 de junho, no Fórum da Maia, a mostra “Coleção Fora do Cofre”. Nesta terceira edição, apresentamos ao público um conjunto de obras relacionadas com a história do Traje Maiato, do artista António Casimiro Moreira.
Esta edição da Coleção Fora do Cofre, vem uma vez mais, convidar a comunidade a conhecer e testemunhar a riqueza visual que compõe a Coleção de Obras de Arte da Câmara Municipal da Maia.
A forma de trajar nas Terras da Maia está relacionada com a atividade profissional, o estatuto económico-social, o profano e o religioso. Muito do saber sobre este tema chegou até aos nossos dias essencialmente através do interesse em manter viva a memória da nossa terra, perpetuada pelos diferentes grupos culturais, regionais e folclóricos, sem esquecer a importância das fontes verbais.
Pretende-se aqui relembrar que o património imaterial é, nas palavras de Armando Tavares, “algo que devemos transmitir de uma forma inata às gerações futuras (…). O conhecimento que chega até nós sobre a cultura popular é popular, de todos e para todos (…)”. Reconhecendo as suas tradições, a sua própria história e cultura, é-nos proporcionada uma forma de nos sentirmos mais próximos do passado.
De terça-feira a Domingo, 10h00 - 22h00.
Entrada livre.
Até 15 de setembro
Exposição "Empreza do Bolhão: Festas e Romarias"
A Empreza do Bolhão produziu inúmeros cartazes ao longo da sua existência. Muitos deles versaram sobre festas e romarias.
Venha conhecer alguns desses trabalhos, carregados de cor e imaginação, bem representativos da época.
Adquirida pela Câmara Municipal da Maia em 2022, esta é mais uma iniciativa de divulgação desta coleção.
Entrada livre.
Terça-feira a Domingo, 10h00 - 22h00
BIBLIOTECA MUNICIPAL DA MAIA
Horário de verão
De 1 de agosto a 13 de setembro o horário da Biblioteca é o seguinte:
Segunda a sexta-feira, 09h00 - 17h30
Até 28 de setembro
Exposição "Narrativas"
Abrir um livro é como abrir as portas a um lugar especial que se pode habitar!
Foi o que fizemos na nossa formação “Criação de narrativas e construção de cenários” entre 4 de abril e 8 de junho.
Entramos nos livros, percorremos cada página, cada frase, cada palavra e criamos novos lugares, novos mundos!
Esta exposição dá a conhecer os contos escolhidos, por cada um, e a construção nascida de diferentes olhares. Porque ler e o criar andam a par com o sentir.
Formação do CEARTE, organizada pela Divisão da Cultura de Câmara Municipal da Maia, pela formadora Teresa Guimarães.
Entrada livre.
Segunda a sexta-feira, 09h00 - 17h30
MUSEU DE HISTÓRIA E ETNOLOGIA DA TERRA DA MAIA
Até 28 de setembro
Exposição “De Paços do Concelho a Museu - a História de um Edifício”
Esta exposição que irá inaugurar na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, às 18h30, tem como protagonista o Edifício do Museu, cuja história remonta à sua construção no início do século XIX, para ser a sede administrativa do Concelho, passando depois às suas várias ocupações ao longo dos anos. Numa experiência imersiva, será possível ao visitante viajar no tempo percorrendo as datas e momentos mais marcantes do outrora edifício sede de Paços de Concelho. A Exposição estará patente até 31 de maio de 2026.
Pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a sábado no horário: 09h00 - 12h30 I 14h00 - 17h30
Até 28 de setembro
Exposição "5000 anos de história, Arqueologia na Maia - um olhar inclusivo”
O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, reabriu as exposições permanentes com uma visão renovada do espaço físico do Museu no âmbito do projeto “Cultura Inclui (Cultura Para Todos)”.
Um Museu ainda mais inclusivo, através de dispositivos, mapas interativos multitouch, Audioguia, aplicações móveis, sistemas de códigos QR, guias multidigitais, informação em braille, rampas de acesso e sinaléticas, com equipamentos que o tornam mais apelativo na visita bem como na fruição das exposições. Desta forma a exposição “5000 anos de história, Arqueologia na Maia- um olhar inclusivo”, tem como objetivo apresentar alguns dos objetos provenientes de intervenções arqueológicas realizadas com o respetivo enquadramento histórico e territorial, recuando no tempo através da realidade das coisas, dos objetos, construindo uma espécie de história, reescrita através de escavações arqueológicas e da relação dos sítios com a paisagem.
Pretendemos que o visitante construa uma leitura própria do passado, que o aproxime do presente, que o vivencie, e que o salvaguarde.
Até 28 de setembro
A Arqueologia na Maia - Oficina para Famílias e Escolas "A arte na pré-história"
Com recurso a pigmentos naturais, vamos pintar como na pré-história. Esta atividade encontra-se disponível para a comunidade escolar e para as famílias.
Terça-feira a sábado das 9h00 às 12.30 e das 14h00 às 17h30
Inscrições: Tel. (+351) 229.871144 I museu@cm-maia.pt
Até 28 de setembro
Exposição Permanente “Identidade e Território”
Esta exposição tem como objetivo divulgar a história local desde a pré-história até à idade contemporânea levando o visitante a percorrer visualmente as datas mais marcantes da origem e criação da Terra da Maia.
Terça a sábado das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Gratuito
Contactos: 229871144 | museu@cm-maia.pt
Observações: visitas guiadas de terça a sábado sujeitas a marcação
PARA AGENDAR
6 a 8 de setembro
Maia Blues Fest
Auditório Exterior do Fórum da Maia
13 e 14 de setembro
Festival de Música Folk da Maia
Parque da Cidade Desportiva da Maia
13 de setembro
Exposição “Design Scenario”
Fórum da Maia
21 de setembro
Concerto Tiago Bettencourt
Fórum da Maia
4 a 13 de outubro
XXIX Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia
Fórum da Maia