Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

'Crónicas Urbanas' - Exposição Fotográfica de Eduardo Teixeira de Sousa

22 Set a 26 Nov
Adicionar a calendário 2023-09-22 00:00:00 2023-11-26 00:00:00 Europe/Lisbon "Crónicas Urbanas" - Exposição Fotográfica de Eduardo Teixeira de Sousa Evento
"Crónicas Urbanas" -  Exposição Fotográfica de Eduardo Teixeira de Sousa
Cultura

"Crónicas Urbanas"

Exposição Fotográfica de Eduardo Teixeira de Sousa

22.09 – 26.11.23

Fórum da Maia

A Câmara Municipal da Maia promove, de 22 de setembro a 26 de novembro, no Fórum da Maia, a exposição fotográfica "Crónicas Urbanas" de Eduardo Teixeira de Sousa, um fotógrafo reconhecido pelo seu olhar contemplativo e paixão pela cor. Pelos seus registos somos convidados a mergulhar num mundo que celebra a magia do quotidiano através do seu olhar aguçado para o detalhe, composição e momentos introspetivos que recordam a nossa humanidade partilhada.

Combinando a dinâmica da fotografia de rua com o fascínio da fotografia de viagem, as imagens de Eduardo evocam uma serena quietude enquanto transportam os espectadores numa jornada visual por ruas e recantos escondidos ao redor do mundo. Desde uma loja no Cairo até um beco tranquilo em Samarcanda, da vibrante rua de Marraquexe a uma jóia escondida em Angkor, cada fotografia evoca uma sensação de lugar, convidando-nos a explorar a diversidade de culturas e a parar, observar e apreciar a poesia dos cenários comuns. A exposição navega por estes espaços com espírito de empatia e antecipação, refletindo a crença de Eduardo num mundo de tesouros aguardando a descoberta através da magia da lente.

"Crónicas Urbanas" invoca o poder da fotografia para revelar o extraordinário no mundano e celebra o pulsar da vida através de um olhar subtil e otimista.

Inaugura dia 22 de setembro, às 19h00.

Entrada livre

Horário: 10h00 – 22h00 | Terça a Domingo

BIOGRAFIA

Eduardo Teixeira de Sousa

Porto, 1968. Desde muito cedo desenvolveu o gosto e interesse pela viagem, paixão que mantém até hoje, levando sempre consigo um equipamento capaz de registar os momentos.

Autodidata na área da fotografia, actividade para qual destaca a importância do silêncio e da contemplação, Eduardo é desde cedo um ávido consumidor de livros, filmes e exposições, procurando a síntese contínua destes estímulos no desenvolvimento de capacidades nas artes da imagem e da narrativa. De um antigo interesse particular pelo cinema ficaram largas influências visuais e emocionais, apontando nomes como Kubrick, Fellini, Resnais, Truffaut, Tati ou Scorsese; o simbolismo de Lynch e P.T. Anderson; a composição e psicologia da cor de Wes Anderson, Almodóvar e Wong Kar-Wai. Na pintura, que considera uma excelente ferramenta de aprendizagem para a evolução na fotografia, encontra referências em autores como Caravaggio, Turner, Klee e Hockney, explorando a composição, cor, simbolismo e dinâmica presentes nas suas obras. No campo da fotografia, destaca os trabalhos de Doisneau, Fan Ho, Leiter e Erwitt. Eduardo reconhece até mesmo a ilustração como fonte de inspiração, mencionando a arte de Sempé.

As suas fotografias procuram incidir essencialmente nos contrastes e nas disposições humanas, nas idiossincrasias do quotidiano, nas suas dificuldades e tensões, na aleatoriedade de tudo, no absurdo ocasional e na solidão. Como fotógrafo, persegue uma certa beleza formal, uma harmonia em todo o enquadramento, algo que traga o espectador sentir-se conectado à imagem capturada. Os principais temas abordados pela sua obra são a humanidade e a ternura, a pura e compartilhada alegria de viver.

Atualmente, Eduardo Teixeira de Sousa reparte o seu tempo entre a sua carreira no setor financeiro e o vasto universo das imagens, mantendo um envolvimento ativo em diversas comunidades fotográficas. Participou em algumas exposições colectivas (@MIA Photo Fair, Milão; Composing with Colors, @Pop Up Gallery, Paris; Urban Scenery@Qlick Editions Gallery, Amsterdão, 2016; B&W @Galleria6mas, Madrid, 2017; Urban Photographer of the Year, 2018; Visions of the Future, Los Angeles, 2022) e tem visto trabalhos seus serem seleccionados para publicações que incluem especialistas de viagem (DK Guides, CN Traveller, Lonely Planet), revistas, edições e sites de arte e fotografia (National Geographic Magazine e YourShot, Saatchi Art, Musee Magazine, The TinCan, Life Framer, Shotkit, 500px Global Photography Awards 2022) e media (The Times, View, New Internationalist), entre outros. É a primeira vez que expõe em Portugal.