![]()
8909
Institucional5020
Eleições Presidenciais 20269475
Notícias7592
Agenda: próximos eventos219
Câmara Municipal4010
Assembleia Municipal2515
Apoio ao Consumidor5656
Recursos Humanos1791
Polícia Municipal9938
Proteção Civil1149
Provedor dos Munícipes6168
Energia e Mobilidade3352
Planeamento5624
Reabilitação Urbana5428
Relações Internacionais9650
Inovação e Desenvolvimento6579
Gestão Urbana8905
Regulamentos Municipais8354
BUPi - Balcão Único do Prédio4010
Atendimento Municipal851
Empresas Municipais6787
Sistema de Gestão5149
Requerimentos1103
Metrologia4534
Boletins Municipais804
Juntas de Freguesia234
Canal de Denúncias8825
Contactos
9331
Viver2012
Investir8959
Visitar
Maia BD I Concurso de Cosplay
MAIA BD - Festival Internacional de Banda Desenhada
Concurso de Cosplay
O Maia BD vai promover um concurso de cosplay no dia 18 de junho, às 16h00, em parceria com a Aniplay e Hari Machibari, lojas dedicadas ao universo anime e cosplay. O melhor cosplay receberá um prémio no valor de 150 euros, com vales de compras e livros destinados ao segundo e terceiro lugar. Vem ao Maia BD encarnar as tuas personagens de mangá, anime e ícones da cultura pop favoritas!
REGULAMENTO
Âmbito e participação
O Concurso de Cosplay Maia BD trata-se de uma competição de cosplay na qual será avaliada a melhor prestação dos amantes de cultura pop em palco. Assim, serão considerados: a performance, o fato e a semelhança ao original (semelhança entre o fato apresentado e a imagem de referência). Personagens originais e fanarts também são permitidos, mas deverão fazer-se acompanhar por uma imagem de referência.
Permite-se a participação com fatos feitos ou comprados pelos concorrentes, no entanto, os fatos comprados terão menos percentagem em avaliação.
Haverá duas categorias: concurso individual, até 10 participantes, e concurso de cosplay de grupo, sendo premiado o primeiro lugar de cada categoria. No concurso de grupos o número máximo de membros por grupo será de 5 elementos sendo o número máximo de grupos também de 5.
O concurso é aberto a todos os interessados a partir dos 15 anos de idade.
Como participar?
A inscrição prévia deverá ser feita através do email: concursocosplaymaiabd@gmail.com
para onde devem enviar os seguintes dados: nome, idade, ficheiro com skit e personagem e respetivo enquadramento (de onde se trata) e origem do fato (comprado ou executado manualmente pelo participante).
Dada a proximidade da data, poderão eventualmente ser aceites mais participantes no dia, nesta primeira edição, se todas as vagas não forem preenchidas até ao dia do evento.
A participação no concurso depreende a leitura e aceitação de todos os presentes neste regulamento.
É necessária uma declaração de autorização à participação para menores de 18 anos (preenchimento e envio/apresentação obrigatório/a)
Temática
Trata-se de um concurso de cosplay genérico, pelo que são aceites cosplays de personagens de animação ou ilustração, não sendo obrigatório terem origem japonesa podendo, por exemplo, ser outras personagens de pop culture ocidental (heróis ou personagens de filmes).
Skit
O Skit deverá ter duração máxima de 2 minutos para cosplay individual, e 3 minutos no caso de grupos.
Os participantes dispõem de 30 segundos para preparar o palco antes da apresentação e mais 30 para libertar o palco.
Cada participante terá aproximadamente 1 minuto para se preparar para o seu skit entre apresentações. Poderá, ainda, levar um acompanhante para ajudar em preparações necessárias de adereços no palco.
O skit não é obrigatório, por isso, os participantes poderão só desfilar, no entanto, perderão uma percentagem na pontuação de “interpretação de personagem”.
Avaliação
Haverá um pequeno júri que irá avaliar os seguintes parâmetros nas apresentações:
1- Interpretação da personagem/Skit (a parte do play em cosplay) – 30% (pontuação de 0 a 10)
2- Se for o caso de confeção própria dos fatos e surgirem dúvidas de pontuação, serão avaliados pela Hari Machibari – 20% (pontuação de 0 a 10)
3- Semelhança à personagem original – 50 % (pontuação de 0 a 10)