![]()
6167
Institucional3295
Eleições Presidenciais 20263654
Notícias6199
Agenda: próximos eventos5973
Câmara Municipal184
Assembleia Municipal9423
Apoio ao Consumidor7191
Recursos Humanos4211
Polícia Municipal9377
Proteção Civil3916
Provedor dos Munícipes2469
Energia e Mobilidade7445
Planeamento3417
Reabilitação Urbana2260
Relações Internacionais107
Inovação e Desenvolvimento4686
Gestão Urbana2436
Regulamentos Municipais3000
BUPi - Balcão Único do Prédio8176
Atendimento Municipal5313
Empresas Municipais1131
Sistema de Gestão4111
Requerimentos1265
Metrologia2799
Boletins Municipais719
Juntas de Freguesia4675
Canal de Denúncias3141
Contactos
1717
Viver6227
Investir8725
Visitar
Espetáculo Solidário a favor de São Tomé e Príncipe
No passado dia 17 de novembro teve lugar, no Grande Auditório do Fórum da Maia, um espetáculo solidário a favor de São Tomé e Príncipe, num evento promovido em conjunto pela Câmara Municipal da Maia, o Banco de Leite de São Tomé e Príncipe e o D. AC Colorir São Tomé e Príncipe. A receita da bilheteira traduziu-se em 1795€ que irão reverter, na sua totalidade, a favor de São Tomé e Príncipe, divididos pelos dois projetos referidos. Foi também angariado diverso material escolar, a ser entregue diretamente ao projeto D. AC Colorir São Tomé e Príncipe, que tem por objetivo precisamente fazer chegar a crianças desse país material escolar.
O espetáculo foi apoiado pela tipografia Lessa, pelo Pingo Doce, pela confeitaria Miramaia e pela florista Artezé.
Agradecemos a todas as pessoas e a todas as entidades que se associaram a esta causa.
A Câmara Municipal da Maia apoia, desde 2012, o Banco de Leite de São Tomé e Príncipe, movimento que entretanto se constituiu formalmente sob o nome Amparo da Criança – Associação de Solidariedade Social, IPSS, entidade reconhecida como pessoa coletiva de interesse público.
O projeto do Banco de Leite de São Tomé e Príncipe, apoiado institucionalmente pela Cáritas de São Tomé e Príncipe e dinamizado em Portugal pelo Frei Fernando Ventura, tem por principal objetivo fazer chegar a órfãos/crianças institucionalizadas desse país insular africano produtos essenciais para a sua alimentação nos primeiros anos de vida, como leite de substituição, farinhas lácteas e leite em pó. Atualmente são necessários 2 mil euros por mês para suprir as necessidades alimentares a este nível nas instituições existentes para o efeito em São Tomé, que foram já alvo de requalificação graças também a este movimento.
Entretanto o projeto evoluiu para apoiar outras faixas populacionais carenciadas, como é o caso de jovens mães e idosos, consubstanciando-se até ao momento na construção de uma casa de acolhimento a crianças subnutridas e jovens mães e no apoio a um lar de terceira idade, providenciando, entre outros, uma refeição quente diária a cerca de 1200 crianças e 250 idosos. Atualmente o projeto estendeu-se também à Ilha do Príncipe, procurando apoiar a construção de um lar de terceira idade, uma vez que não existe, de momento, nenhuma estrutura deste género a funcionar na Ilha.
O apoio da Câmara Municipal da Maia e o envolvimento de todo o Município a favor desta causa resultou na realização, em 2012, do primeiro espetáculo solidário a favor do Banco de Leite, num evento que reuniu artistas de renome como Júlio Isidro e Fernando Pereira, bem como grupos de canto e dança locais. No seguimento do sucesso deste evento, houve um novo espetáculo solidário em 2013, protagonizado principalmente por um grupo de dança de cariz escolar local.
Seis anos depois, teve agora lugar um novo espetáculo solidário que envolveu os Pequenos Cantores da Maia, grupos de dança de diversas escolas e dois grupos corais.
A realização deste evento está também em linha com o compromisso da Câmara Municipal da Maia para com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para Erradicar a Pobreza (ODS 1), Erradicar a Fome (ODS 2), Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4), Reduzir as Desigualdades (ODS 10), Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos (ODS 17).