![]()
3231
Institucional3625
Eleições Presidenciais 20263750
Notícias8412
Agenda: próximos eventos6712
Câmara Municipal412
Assembleia Municipal6913
Apoio ao Consumidor1123
Recursos Humanos1950
Polícia Municipal6638
Proteção Civil6928
Provedor dos Munícipes2362
Energia e Mobilidade4231
Planeamento5752
Reabilitação Urbana2745
Relações Internacionais7761
Inovação e Desenvolvimento5805
Gestão Urbana9335
Regulamentos Municipais3943
BUPi - Balcão Único do Prédio1667
Atendimento Municipal4299
Empresas Municipais4424
Sistema de Gestão6013
Requerimentos7874
Metrologia2518
Boletins Municipais7633
Juntas de Freguesia7307
Canal de Denúncias1749
Contactos
3588
Viver4543
Investir48
Visitar
Centro Escolar da Pícua
Já foi inaugurado o novo Centro Escolar da Pícua, na freguesia de Águas Santas, um equipamento que resultou de um investimento superior a 750 mil euros, inserido na política de construção, requalificação e modernização das Escolas EB1 do concelho da Maia.
O novo Centro Escolar da Pícua integra as valências da Escola EB1 da Granja, fruto de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal da Maia e a BRISA no âmbito do projeto de ampliação e de beneficiação da A4 – Porto/Amarante - que com o novo alargamento impede que a Escola EB1 da Granja tenha as condições mínimas necessárias para exercer as atividades de ensino.
O equipamento inaugurado é uma ampliação à atual Escola da Pícua e contribui com três novas salas de aula para o 1º Ciclo do Ensino Básico (EB1), duas novas salas para o Jardim de Infância (JI), uma sala polivalente, duas salas de professores, espaços interiores de distribuição e ainda uma ampliação na sala de refeições, já existente. Para a prática desportiva o novo equipamento vai ainda contar com dois balneários e um polidesportivo coberto. Estes espaços acrescem assim às seis salas EB1 e à única sala para Necessidades Educativas Especiais que já pertenciam à Escola da Pícua.
Para António Bragança Fernandes, Presidente da Câmara Municipal da Maia o agora Centro Escolar da Pícua resulta “numa resposta mais adequada às necessidades e exigências atuais ao nível da educação do concelho, agregando naquele espaço a Escola da Granja que deixará de funcionar enquanto estabelecimento de ensino”. Consciente dos benefícios que os investimentos na educação trazem para o futuro dos jovens maiatos, o autarca afirmou que “as boas condições nas escolas levam também ao sucesso escolar, aumento a motivação dos professores e alunos”.
Totalmente térreo, o Centro Escolar da Pícua passa a possuir um terreno com cerca de 5 800 m², para uma área bruta de construção global de cerca de 1720 m². Por se tratar de uma requalificação de um espaço já existente os materiais de revestimento exterior foram definidos com os já existentes, de forma a uniformizar o atual edifício com o novo.
O projeto de arquitetura teve como objetivo principal a garantia da adaptabilidade do programa ao terreno, à relação do novo volume de construção com as edificações de um piso acima do solo existentes e com a via de acesso ao equipamento, bem como a manutenção do maior nível das espécies arbóreas já existentes no local.
O edifício da Escola da Granja, quando esta cessar as atividades letivas, vai ser reformulado com o intuito de serem obtidas todas as condições para receber um Centro de Dia para a população de Águas Santas.
No seguimento das políticas de construção, requalificação e modernização das Escolas EB1 do concelho da Maia e com o aproveitamento dos Fundos Comunitários e de sinergias com entidades e parcerias o Município da Maia procedeu à total renovação das Escolas EB1 do concelho, política que estará concluída em 2015, com a inauguração dos Centros Escolares de Folgosa e Mandim.
{gallery}noticiasfotos/cepicua{/gallery}