![]()
4293
Institucional4428
Eleições Presidenciais 2026905
Notícias9328
Agenda: próximos eventos1041
Câmara Municipal8801
Assembleia Municipal5807
Apoio ao Consumidor6686
Recursos Humanos784
Polícia Municipal8633
Proteção Civil1147
Provedor dos Munícipes6381
Energia e Mobilidade1870
Planeamento3796
Reabilitação Urbana8473
Relações Internacionais3142
Inovação e Desenvolvimento6288
Gestão Urbana3439
Regulamentos Municipais7349
BUPi - Balcão Único do Prédio1807
Atendimento Municipal5369
Empresas Municipais5266
Sistema de Gestão6924
Requerimentos411
Metrologia223
Boletins Municipais8375
Juntas de Freguesia7066
Canal de Denúncias555
Contactos
1683
Viver5174
Investir6148
Visitar
Chave de Afetos - Teleassistência a Idosos
A Câmara Municipal da Maia em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto e quatro outros municípios da Área Metropolitana do Porto, tem em marcha um programa de assistência ao domicílio para seniores sem retaguarda familiar, designado por Chave de Afetos.
O que é o programa Chave de Afetos?
É uma solução que identifica, monitoriza e assiste seniores de forma contínua.
A quem se destina?
A pessoas com mais de 65 anos.
É um serviço gratuito para pessoas com rendimento inferior ao salário mínimo nacional.
Qual o seu objetivo?
- Diminuir o isolamento sénior na área do Grande Porto;
- Promover a inclusão social e as relações afetivas;
- Criar um sentimento de segurança no domicílio.
Como funciona?
O Chave de Afetos é um serviço, alicerçado num trabalho em rede de parceiros sociais, que contribui para a sinalização de pessoas idosas em risco, recorrendo a um serviço de teleassistência e de assistência personalizada através de voluntariado. Pretende contribuir para a diminuição do isolamento sénior, ao mesmo tempo que promove a sociabilidade, os afetos e a segurança do idoso.
Serviço de Teleassistência
Aparelho de conversão de acesso automático, disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano.
Pulseira com sensor de quedas antialérgica e resistente à água.
Assistência Personalizada
Visitas semanais ou quinzenais opcionais, realizadas por voluntários/as capacitados/as.
Sinalização
Para referenciar um/a idoso/a para o Chave de Afetos, deve contactar o/a técnico/a do Gabinete de Atendimento Integrado Local da sua área de residência.
Mais informações:
Telef.: 223 207 946 | 910 141 186