![]()
1635
Institucional5934
Eleições Presidenciais 20264982
Notícias9972
Agenda: próximos eventos3448
Câmara Municipal3622
Assembleia Municipal4389
Apoio ao Consumidor4461
Recursos Humanos4661
Polícia Municipal6617
Proteção Civil1066
Provedor dos Munícipes2561
Energia e Mobilidade3623
Planeamento4349
Reabilitação Urbana8420
Relações Internacionais4549
Inovação e Desenvolvimento8100
Gestão Urbana9129
Regulamentos Municipais1589
BUPi - Balcão Único do Prédio557
Atendimento Municipal6921
Empresas Municipais3576
Sistema de Gestão487
Requerimentos7751
Metrologia2215
Boletins Municipais964
Juntas de Freguesia9952
Canal de Denúncias954
Contactos
5270
Viver7658
Investir6716
Visitar
Mensagem de Ano Novo
Caras Maiatas e Maiatos,
Os anos que temos vivido têm sido extremamente difíceis para todos os Portugueses fruto do ajustamento que o País foi obrigado a fazer.
Os números oficiais conhecidos mostram que a Maia, felizmente, teve menos problemas que a grande maioria dos Municípios Portugueses em razão da forte empregabilidade que o Concelho tem, e pelo sucesso empresarial das empresas - a Maia é o 3º Município mais exportador de todo o Norte de Portugal com volumes de exportação acima dos 1.200 Milhões de Euros! – Esta realidade advém dos investimentos que temos realizado nas várias Zonas Industriais, particularmente na Zona Industrial Maia I, que é a maior do Norte de Portugal, e das condições ímpares que proporcionamos para a instalação de empresas. É que são as empresas que geram emprego e criam riqueza!
Mesmo nos períodos mais críticos, em que assistíamos ao encerramento das empresas mais vulneráveis, a verdade é que, na Maia, ao mesmo tempo que essas encerravam outras abriam, levando a que os números do desemprego fossem, como o são hoje, dos mais baixos da Área Metropolitana do Porto e do País.
Contudo, sei bem as dificuldades que muitas famílias Maiatas estão a passar e, por isso mesmo, sempre dei particular atenção à Área Social. Criámos o Programa Municipal de Emergência Social, temos vários programas de apoio a situações emergentes e apoiamos as várias Instituições da Rede Solidária no seu importante trabalho para o equilíbrio social da nossa Maia.
Para dar resposta a todas estas situações cerca de 40% do Orçamento da Câmara Municipal para 2015 é destinado às funções sociais no sentido de tudo fazer para que o “sol nasça de igual forma para Todos”.
O ano de 2014 foi um ano bastante importante para a Maia com a distinção de Cidade Europeia do Desporto.
Um marco que ficará na história, que envolveu de forma geral todo o Concelho e todas as coletividades, em que mais de 100.000 Pessoas passaram pela Maia e foram realizadas mais de 200 iniciativas. Foi reconhecido por várias entidades como um exemplo paradigmático em que, na Maia, o Desporto é de facto para Todos.
Já 2015 será um ano de forte dinamismo e investimento para continuarmos na senda do desenvolvimento. Investiremos mais de 20 Milhões de Euros em vários domínios. Isto só será possível porque soubemos poupar na altura certa e ultrapassar as dificuldades da crise com a forte quebra de receitas sem aumentar impostos. Inclusive baixámos o IMI e a derrama para as empresas.
Resumidamente, partilharei aqui convosco alguns dos projetos que serão realizados em 2015. Na sua grande maioria já estão em curso.
Será fortemente requalificada a Zona Industrial Maia I, serão concluídos 3 novos Centros Escolares, será construída uma ecopista e serão requalificados vários equipamentos desportivos bem como os Empreendimentos de Habitação Social.
Além destes investimentos municipais serão ainda inaugurados 5 equipamentos sociais de várias IPSS’s do Concelho, que a Câmara apoiou das mais diversas formas, para alargar a resposta social a quem mais precisa nas áreas da infância, da terceira idade e da deficiência.
Todos estes investimentos acontecem, na Maia, porque quer a Câmara Municipal, quer as Instituições tiveram o mérito de aproveitar bem as oportunidades, utilizar bem as verbas da Europa e, como fomos bons alunos, vimos as nossas candidaturas aprovadas pelas entidades gestoras dos Fundos Comunitários a bem da Maia e dos Maiatos.
Nesta medida, o novo ano que se aproxima será, a meu ver, um ano de esperança.
Esperança, porque os números económicos que se vão conhecendo da Maia continuam a ser animadores, com o desemprego a baixar e o crescimento económico a verificar-se. E isso as pessoas começarão a notar nas suas vidas;
Esperança, porque hoje temos um País com um orçamento real em que os cortes que tiveram de ser feitos começam a ser paulatinamente devolvidos aos Portugueses e a situação económica também dá importantes sinais de recuperação;
Esperança, porque na Maia temos uma Câmara Municipal sem dívidas, que paga a 20 dias aos fornecedores e que tem capacidade para continuar a investir nas Pessoas e na Qualidade de Vida dos Maiatos.
Esperança, porque temos uma Câmara Municipal humanista, amiga das Pessoas e que trabalha todos os dias, Sempre Pela Maia, para tornar vida das Maiatas e Maiatos melhor e mais fácil.
Desejo a todos vós, sem exceção, um ano de 2015 com muita saúde, paz e prosperidade.
Um abraço amigo,
António Bragança Fernandes