![]()
6950
Institucional2248
Eleições Presidenciais 20266393
Notícias9030
Agenda: próximos eventos5297
Câmara Municipal799
Assembleia Municipal7254
Apoio ao Consumidor2482
Recursos Humanos6235
Polícia Municipal7459
Proteção Civil2853
Provedor dos Munícipes1473
Energia e Mobilidade4676
Planeamento9025
Reabilitação Urbana2263
Relações Internacionais3226
Inovação e Desenvolvimento8361
Gestão Urbana7999
Regulamentos Municipais4431
BUPi - Balcão Único do Prédio9389
Atendimento Municipal5656
Empresas Municipais7825
Sistema de Gestão8161
Requerimentos956
Metrologia2878
Boletins Municipais6518
Juntas de Freguesia7282
Canal de Denúncias1468
Contactos
4649
Viver270
Investir9310
Visitar
Primeira Rede de Municípios Portugueses para o Desenvolvimento
Promovida pelo Instituto Marquês de Valle Flôr e com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses, catorze municípios portugueses integram a primeira rede intermunicipal de cooperação para o desenvolvimento.
No próximo dia 15 de março, pelas 11 horas, nos Paços do Concelho de Odivelas, 14 Municípios comprometem-se a realizar um trabalho estruturado e eficaz de combate à pobreza, assinando o Acordo Constitutivo da primeira Rede Intermunicipal de Cooperação e Desenvolvimento, com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís Brites Pereira, do Secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Artur Trindade e do Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Luiz Sá Pessoa.
Amadora, Arraiolos, Faro, Grândola, Loures, Maia, Marinha Grande, Miranda do Corvo, Moita, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal e Setúbal são os primeiros 14 municípios a darem o passo em frente, juntando-se na primeira Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.
Pretende-se, desta forma, reforçar as relações com municípios dos Países de Língua Oficial Portuguesa, estendendo as pontes já lançadas através da geminação de cidade em curso.
\r\n
Reduzir a pobreza e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio têm sido prioridades para estes municípios que, através das suas geminações, se envolvem em projetos de cooperação para o desenvolvimento, assumindo-se como atores-chave no desenvolvimento local nos países da CPLP. A execução dos projetos no terreno envolve munícipes e empresas. Assim, a cooperação para o desenvolvimento ao nível dos municípios promove também a integração dos imigrantes bem como a abertura de novos mercados às empresas portuguesas que, neste processo, podem promover ações de responsabilidade social em países onde podem vir a encontrar oportunidades de negócio. No atual contexto de crise e de falta de investimento público, o investimento na cooperação para o desenvolvimento tem assim não só um retorno nas condições de vida da população local, como potencia também um retorno para o mercado português.
\r\nCo-financiado pela União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o projeto “Redes para o Desenvolvimento: Da geminação a uma cooperação mais eficiente” é implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), em parceria com a Câmara Municipal de Loures, Câmara Municipal da Marinha Grande, Fine+p – Forum für international entwicklung + Planung e Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade.
Aliar as mais-valias dos municípios, ao conhecimento técnico e experiência das ONGD e dos parceiros locais, para uma cooperação mais eficaz, tem sido a aposta do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF). Através do projeto “Redes para o Desenvolvimento: Da Geminação a uma Cooperação Mais Eficiente”, iniciado em 2010, o IMVF tem promovido canais de comunicação e um trabalho de cooperação em rede que reforça o papel dos municípios, contribuindo para a boa governação local e a execução de medidas concretas nos países lusófonos.
A cerimónia de formalização da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento decorre nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Odivelas, no dia 15 de Março, às 11h.
Mais informações em www.redesparaodesenvolvimento.org e www.imvf.org