![]()
3205
Institucional209
Eleições Presidenciais 20269527
Notícias913
Agenda: próximos eventos2309
Câmara Municipal1515
Assembleia Municipal6717
Apoio ao Consumidor3740
Recursos Humanos6936
Polícia Municipal8768
Proteção Civil3062
Provedor dos Munícipes6404
Energia e Mobilidade8396
Planeamento1734
Reabilitação Urbana4958
Relações Internacionais9156
Inovação e Desenvolvimento3650
Gestão Urbana7871
Regulamentos Municipais7016
BUPi - Balcão Único do Prédio223
Atendimento Municipal7668
Empresas Municipais9215
Sistema de Gestão7201
Requerimentos9288
Metrologia5850
Boletins Municipais1493
Juntas de Freguesia4450
Canal de Denúncias4018
Contactos
4279
Viver4512
Investir6105
Visitar
Programa Municipal de Saúde Escolar
Com a aproximação do início do ano letivo, a Câmara Municipal da Maia volta a promover o Programa Municipal de Saúde Escolar 2014/15, convidando todas as escolas do município a realizarem inscrições, de 1 a 26 de setembro, para receberem os projetos inseridos no programa que abrange temáticas como: educação alimentar, saúde e cidadania, saúde oral, segurança alimentar, educação sexual, entre outras.
Promovido pela Câmara Municipal da Maia, o Programa Municipal de Saúde Escolar tem como principal embaixador o Futebol Clube do Porto e conta com o apoio de várias entidades que, mediante os projetos, contribuem com técnicas e conhecimentos para o planeamento e implementação das ações.
Com uma elevada taxa de sucesso no ano letivo anterior, o programa abrange os alunos de Jardins de Infância, Escola de Ensino Básico de 1º ciclo e Escolas de Ensino Básico do 2º e 3º ciclo e, no ano passado chegou a cerca de quatro mil alunos, promovendo junto das escolas cerca de 730 ações já que cada projeto pode estar dividido até três ações.
O pré-escolar assim como o primeiro ciclo do ensino básico podem usufruir de “8 + 3” projetos que abrangem dez áreas de saúde e envolvem nove parceiros com objetivos que passam por motivar os alunos para a adoção de atitudes positivas, responsáveis e de compromisso perante a saúde, a solidariedade e a cidadania.
Para sensibilizar as crianças e as famílias para a importância de uma educação alimentar saudável existem três projetos ligados à alimentação, dois orientados para a educação e um outro para a questão da segurança: “Maia refeições saudáveis & sustentáveis”, “Maia menu saudável e amigos hortícolas”, e “Maia refeições seguras – de pequenino se torce o pepino”.
Com o intuito de combater eficazmente os efeitos prejudiciais do sol, o projeto “Maia com sol no coração”, conta com o apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro, do Núcleo Regional Norte e da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria para que, a par da madrinha Katty Xiomara, seja possível aumentar o conhecimento das crianças no que respeita o sol e os efeitos que resultam de uma exposição solar inconsciente e desprotegida.
Na promoção para a saúde oral o projeto “Maia a sorrir” vai dar a conhecer às crianças os problemas que podem surgir resultantes de uma higiene oral negligente, assim como instruir as boas práticas com a identificação dos alimentos que são prejudiciais a uma dentição saudável, através dos conhecimentos da Universidade Fernando Pessoa e ACES Maia/Valongo.
O projeto “Maia, melhor postura mais saúde” conta com o apoio da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, dos padrinhos Fernanda Ribeiro e Luís Sá para a promoção e sensibilização da importância da adoção de posturas corretas que combatem problemas como escoliose infantil, artrose precoce e ainda, nos casos mais graves, impedimento do crescimento normal do ossos.
Para a dar a conhecer aos jovens, ao agregado familiar e à comunidade escolar o trabalho realizado pelo Instituto Português de Sangue e da Transplantação (IPST,IP), o projeto “Maia amiga da dádiva de sangue”, apresenta como padrinho o ilusionista Mário Daniel e como parceiro o IPST,IP.
Apenas orientado para as crianças do pré-escolar está o projeto de psicologia “Maia a ouvir as emoções”, implementado pela primeira vez este ano, que com o apoio do Instituto Universitário da Maia (ISMAI) pretende desenvolver competências sociais e trabalhar a compreensão emocional, quer das próprias emoções pessoais quer daqueles que pertencem ao meio envolvente.
Os três projetos “extra” são da responsabilidade do ACES-Maia/Valongo e contemplam a área alimentar, de educação sexual e saúde oral, em formações destinadas para professores e outros profissionais de âmbito escolar.
Para as escolas de Ensino Básico de 2º e 3º Ciclo, o Programa de Saúde Escolar sublinha a área dos afetos com o projeto “Sexualidade olhos nos olhos”, a educação alimentar através do “Sabes o que comes” e ainda a área das adições com o projeto “Põe-te a milhas das Pastilhas”.