![]()
939
Institucional9663
Eleições Presidenciais 20269489
Notícias9965
Agenda: próximos eventos9638
Câmara Municipal774
Assembleia Municipal2566
Apoio ao Consumidor8160
Recursos Humanos795
Polícia Municipal3125
Proteção Civil1441
Provedor dos Munícipes6575
Energia e Mobilidade1559
Planeamento8406
Reabilitação Urbana4616
Relações Internacionais795
Inovação e Desenvolvimento7120
Gestão Urbana5543
Regulamentos Municipais1189
BUPi - Balcão Único do Prédio5565
Atendimento Municipal7124
Empresas Municipais1713
Sistema de Gestão8344
Requerimentos7642
Metrologia883
Boletins Municipais4429
Juntas de Freguesia5060
Canal de Denúncias7440
Contactos
271
Viver7032
Investir4818
Visitar
Conferência “Internacionalização das PME - Um Desafio a Vencer”
\r\n
No passado dia 20 de junho realizou-se, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia, mais uma conferência destinada às Pequenas e Médias Empresas, desta feita, subordinada ao tema “Internacionalização das PME, um desafio a vencer” . Esta conferência foi moderada pelo Vereador do Desenvolvimento Económico, Dr Paulo Ramalho, e pelo representante da EfConsulting, Dr António Nogueira da Costa, tendo contado na cerimónia de abertura com o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Bragança Fernandes, e com o representante da Vida Económica, Dr. João Luís de Sousa.
\r\n
\r\n
A primeira intervenção esteve a cargo do Eng. Manuel Aroso, o qual abordou as questões relacionadas com a estruturação do processo de internacionalização, bem como da estratégia de entrada no mercado alvo, tendo realçado a necessidade de serem bem definidos os objetivos, os recursos e as metas e identificados os riscos.
A segunda intervenção foi protagonizada pelo Dr. Manuel Godinho de Almeida, o qual abordou a temática da pesquisa e seleção de mercados alvo, quer na perspetiva da empresa que apenas pretende exportar, quer na perspetiva daquela que pretende investir diretamente no estrangeiro.
A terceira intervenção foi produzida pela Doutora Hortênsia Barandas-Karl, tendo esta centrado a sua comunicação nos riscos e dificuldades associados ao processo de internacionalização, evidenciando a distância cultural, como a principal responsável pelos falhanços.
A quarta intervenção esteve a cargo do Eng. Nélson Oliveira, o qual, em representação da CIN-Corporação Industrial do Norte, apresentou a experiência desta empresa da Maia, que iniciou o seu caminho de internacionalização nos anos 70, tendo alertado para a importância da inovação, da contratação de dirigentes locais e para o respeito dos princípios e dos valores, sendo que mais importante do que os países, são os mercados.
O Dr. Nuno Martins produziu a quinta intervenção, relativa aos mercados com elevado potencial de internacionalização, tendo destacado os mercados de Moçambique, Sérvia e Colômbia. O Diretor Geral da AIMinho referiu-se ainda à importância da diplomacia económica e à necessidade de os empresários encararem o processo de internacionalização de forma sustentada, como um processo longo.
A sexta intervenção foi protagonizada pela Dra. Ana Oliveira, a qual abordou os diversos apoios públicos destinados à internacionalização das pequenas e médias empresas, incluindo os apoios à qualificação e ao empreendedorismo.
Por último, interveio o Dr António Vale, o qual focalizou a sua comunicação nos apoios que a Banca disponibiliza para o negócio internacional, tendo alertado para a necessidade do uso de soluções que sejam geradoras de confiança, de segurança e garantia, destacando os seguros de crédito internacional.
Este evento contou com a presença de cerca de 60 empresários, tendo constituído mais uma importante ação da Câmara Municipal da Maia no âmbito da Cooperação Económica e do apoio a empresas.
\r\n
\r\n
.
