![]()
8019
Institucional9627
Eleições Presidenciais 20266814
Notícias3995
Agenda: próximos eventos1864
Câmara Municipal7290
Assembleia Municipal7670
Apoio ao Consumidor2357
Recursos Humanos4990
Polícia Municipal5360
Proteção Civil7730
Provedor dos Munícipes7772
Energia e Mobilidade6261
Planeamento183
Reabilitação Urbana366
Relações Internacionais7106
Inovação e Desenvolvimento8976
Gestão Urbana1730
Regulamentos Municipais7079
BUPi - Balcão Único do Prédio5613
Atendimento Municipal3287
Empresas Municipais2057
Sistema de Gestão3533
Requerimentos568
Metrologia6276
Boletins Municipais3101
Juntas de Freguesia7960
Canal de Denúncias9680
Contactos
4078
Viver6275
Investir7473
Visitar
Associação dos Escoteiros de Portugal - Grupo 140 Maia - participa no Expresso das Nações
10 Julho 2008
O Expresso das Nações foi uma viagem inédita, que durante seis dias levou 120 jovens, entre os 14 e os 17anos de idade e 30 monitores, a conhecer diferentes regiões de Portugal e a conviver num intenso intercâmbio cultural. Esta iniciativa, organizada em parceria pela Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP), a Intercultura-AFS Portugal e Associação Juvemedia, com o apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), decorreu a nível nacional, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural.
Entre jovens e monitores, estiveram representadas 17 nacionalidades, desde Cabo Verde à Ucrânia, passando por países como a Moldávia, Rússia ou Senegal, entre outras nações.
À sua passagem por Matosinhos, no dia 27 de Junho, os Grupos da Região Porto uniram-se para proporcionar um jantar diferente a todos os participantes desta aventura. A noite foi longa e animada... O "menu" contou com sardinha assada, broa, vários jogos tradicionais e lançamento de balões.
Na dinamização do “Arraial” que teve lugar na Casa da Juventude de Matosinhos, estiveram os Grupos 17 (Porto – Miragaia), 33 (Porto – Cristo-Rei), 43 (Leça da Palmeira), 140 (Maia - Folgosa) e 203 (Paço de Sousa).
Talvez numa próxima viagem a Maia poderá ser uma paragem do expresso!
Para mais informações sobre este projecto consulte: www.expressodasnacoes.com ou o site oficial da AEP www.aep.pt
Entre jovens e monitores, estiveram representadas 17 nacionalidades, desde Cabo Verde à Ucrânia, passando por países como a Moldávia, Rússia ou Senegal, entre outras nações.
À sua passagem por Matosinhos, no dia 27 de Junho, os Grupos da Região Porto uniram-se para proporcionar um jantar diferente a todos os participantes desta aventura. A noite foi longa e animada... O "menu" contou com sardinha assada, broa, vários jogos tradicionais e lançamento de balões. Na dinamização do “Arraial” que teve lugar na Casa da Juventude de Matosinhos, estiveram os Grupos 17 (Porto – Miragaia), 33 (Porto – Cristo-Rei), 43 (Leça da Palmeira), 140 (Maia - Folgosa) e 203 (Paço de Sousa).
Talvez numa próxima viagem a Maia poderá ser uma paragem do expresso!
Para mais informações sobre este projecto consulte: www.expressodasnacoes.com ou o site oficial da AEP www.aep.pt
OS ESCOTEIROS DA AEP PARTICIPAM EM PROCISSÕES?
Os Escoteiros de Portugal são os únicos representantes no nosso país, do escotismo interconfessional e plural, tal como foi concebido pelo fundador do Movimento, Robert Baden-Powell. Na Associação dos Escoteiros de Portugal coexistem muitas orientações religiosas, muito embora a maioria dos seus membros professe a religião Católica.Desde a fundação que o princípio da liberdade religiosa tem sido respeitado e assegurado, assumindo-nos claramente como uma Associação interconfessional, através da consagração dessa característica nos estatutos e pela total independência relativamente a estruturas religiosas. Defendemos a pluralidade e promovemos a cooperação e o respeito inter-religioso, bem como a adesão voluntária a princípios espirituais.
Embora o Grupo 140 não esteja dependente de nenhuma estrutura religiosa, pode participar em actividades religiosas no âmbito da intervenção social na comunidade onde se insere. Tendo em conta que a totalidade dos seus elementos professam a religião católica e sendo solicitados pelas estruturas religiosas (católicas) locais, o Grupo participou este ano na organização da procissão de Vilar de Luz em Folgosa e no passado dia 29 de Junho na procissão em honra ao S. Pedro de Miragaia, juntamente com o Grupo 53 (Real – Braga), a pedido do Grupo 17 (Porto – Miragaia).
ASSOCIAÇÃO DOS ESCOTEIROS DE PORTUGAL – CAPA DA REVISTA VISÃO JÚNIOR

Na última edição da revista Visão Júnior podemos ler uma reportagem da jornalista Joana Filol que explica aos mais novos o que se pode fazer num Grupo de Escoteiros. Os mais crescidos também podem dar uma vista de olhos pelo artigo e esclarecer algumas dúvidas sobre a grafia do termo EscOteiros e EscUteiros.
Desde já apelo à compra da revista que contém outros artigos interessantes. para veres o artigo clica aqui
Por: Ina Marques
Escoteira Chefe de Grupo