![]()
6992
Institucional6239
Eleições Presidenciais 2026816
Notícias8514
Agenda: próximos eventos6829
Câmara Municipal9988
Assembleia Municipal1978
Apoio ao Consumidor4815
Recursos Humanos8402
Polícia Municipal1716
Proteção Civil5585
Provedor dos Munícipes7228
Energia e Mobilidade2968
Planeamento8803
Reabilitação Urbana1643
Relações Internacionais2004
Inovação e Desenvolvimento9954
Gestão Urbana8675
Regulamentos Municipais6566
BUPi - Balcão Único do Prédio6076
Atendimento Municipal5305
Empresas Municipais1137
Sistema de Gestão2282
Requerimentos1935
Metrologia9974
Boletins Municipais6068
Juntas de Freguesia49
Canal de Denúncias3023
Contactos
2213
Viver6506
Investir710
Visitar
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA EM 30 MINUTOS NO LEVANTE DA MAIA
No âmbito do seu Clube Europeu, a Escola Básica e Secundária do Levante acolheu, no passado dia 4 de abril, numa iniciativa operacionalizada pelos Pelouros da Juventude e da Cidadania, a ação “Constituição da República Portuguesa em 30 Minutos”, um projeto da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Criado há quatro anos para assinalar o 40º aniversário da Constituição da República de 1976, “CRP EM 30 MINUTOS” é um projeto baseado na consciência de que a comunidade estudantil possui um conhecimento basilar daquela que se tem como a lei fundamental do País, e visa eliminar lacunas ao nível do conhecimento dos estudantes do Ensino Secundário, ao mesmo tempo que desperta a consciência para uma cidadania mais participativa.
Esta dinâmica explicativa, realizada por voluntários da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto com formação específica na área, estabelece uma proximidade com os jovens que propicia uma abordagem prática, informal e enriquecedora da Constituição, em aproximadamente 30 minutos.
Na Escola Básica e Secundária do Levante da Maia, cerca de 70 alunos de quatro turmas do 11º e 12º ano participaram nas duas sessões conduzidas por Júlio Miranda, aluno do 2º ano de Direito, e coordenadas pela Professora Isabel Tavares, sendo avaliada como muito positiva e de grande relevância, tanto em termos curriculares como para a formação cívica dos jovens.