Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

#sorrirseguirseguro

Mensagem do Presidente

header

Uma possibilidade efetiva de participação democrática na vida coletiva

 

O orçamento participativo jovem da Maia é, inequivocamente, um instrumento dotado de importância estratégica para o nosso futuro, sobretudo porque representa simultaneamente um estímulo e uma oportunidade real, para que os jovens se interessem pela vida coletiva e participem, efetivamente, apresentando propostas concretas.

 

A opinião e participação cívica dos jovens, mas principalmente a sua visão de futuro, assim como os seus sonhos, anseios e expetativas são essenciais ao processo de construção da comunidade e à sua plena integração.

 

Este instrumento político é, a meu ver, muito mais do que uma mera oportunidade, é isso sim, um desafio à inteligência, à criatividade e à capacidade dos jovens de pensar criticamente, mas também de afirmar todo o seu potencial no exercício de uma cidadania ativa, responsável e dotada de iniciativa política.

 

Na verdade, considero que este processo pode e deve ser entendido como uma possibilidade de iniciar a participação na gestão da causa pública, a favor do bem-comum, posto que todas as propostas que os jovens apresentarem em sede do OPJ serão objeto de um amplo debate, livre e plural, sendo submetidas a um processo de seleção e aprovação, marcado por regras transparentes e democráticas.

 

A minha expetativa de que os jovens da Maia adiram ao OPJ é animada pela certeza de que compreenderão que se trata de uma forma de exercício democrático participativo que a distingue claramente da Democracia representativa. Creio mesmo que este exercício poderá, no futuro próximo, abrir caminho a novas e mais amplas possibilidades de participação democrática, na condução dos destinos coletivos das comunidades locais.

 

Lanço a todos os jovens da Maia um repto para que se envolvam e participem ativamente no Orçamento Jovem Participativo da Maia e, através dele, iniciem da melhor forma a sua plena cidadania ativa, agarrando a possibilidade de realizar projetos que considerem importantes para o concelho.

 

 

António Silva Tiago

PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL DA MAIA