#sorrirseguirseguro

25 Junho 2020

Medidas de apoio aos munícipes só nesta área já somam 640 mil euros

Maia: descontos na água por perda de rendimento chegaram a 631 consumidores

Um total de 631 consumidores viram as suas faturas de água relativos aos consumos de abril, maio e junho terem um desconto de 40 por cento. Esta foi uma das 32 medidas de combate à pandemia, apoio social e apoio socioeconómico decididas pelo presidente da Câmara Municipal da Maia a 16 de março.

Os Serviços Municipalizados de Eletricidade, Água e Saneamento (SMEAS) receberam até 16 de junho um total de 635 pedidos de apoio socioeconómico, tendo decidido favoravelmente um total de 631 pedidos, dos quais 540 de consumidores domésticos e 91 de consumidores não-domésticos. A par destes apoios diretos, todos os consumidores beneficiaram igualmente de descontos resultantes do alargamento dos escalões de consumo, no que toca ao consumo de água, taxa de saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos.

Com efeito, foi também decidido o alargamento do 1º escalão de faturação do consumo de água (dos 5 m3 para os 10m3) e considerar o restante consumo no 2º escalão a todos os consumidores domésticos nos meses de abril, maio e junho.

Tudo somado, estes apoios às famílias e às empresas ascenderam a 664 mil euros, relativamente aos consumos de março e abril, faltando ainda contabilizar maio.

“Desde o início que decidimos apoiar efetivamente aqueles que foram mais afetados pela pandemia, com medidas que têm uma repercussão efetiva junto das pessoas, e que em simultâneo são suportáveis pelo orçamento do Município. E fi-lo porque este executivo municipal tem a consciência de que esta é uma situação que irá perdurar e que a Câmara Municipal tem de poder dizer presente aos maiatos.”, sublinha António Silva Tiago, presidente do Município.

Desde março que ninguém ficou sem abastecimento de água por falta de pagamento, por o Município ter decidido a suspensão dos cortes de fornecimento.

Os SMEAS vão retomar em setembro as ações de interrupção do abastecimento de água por mora no pagamento da fatura da água, saneamento e resíduos sólidos urbanos. Contudo, quem estiver comprovadamente em situação de desemprego, quebra de rendimento do seu agregado familiar igual ou superior a 20%, ou, ainda, se estiver infetado por Covid-19, poderá contactar os serviços e suspender a interrupção.

Podem ter acesso ao desconto de 40 por cento todos os consumidores domésticos que, comprovadamente, tenham sofrido uma diminuição do seu rendimento em 30 por cento. Podem ainda solicitar a isenção da componente fixa da tarifa de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos todos as empresas e comércios que foram obrigadas a encerrar durante o Estado de Emergência.