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Projecto “Bicicleta Urbana Gratuita da Maia” 

Em 2001 foi apresentado ao público o sistema de utilização gratuita de bicicletas urbanas no Concelho. O projecto BM – Bicicleta Urbana Gratuita da Maia pretende despertar uma nova atitude da população face à mobilidade urbana no interior das cidades e, com o tempo, preservar este comportamento, principalmente nas pequenas deslocações. 

Para o efeito, foi adquirido pela Câmara Municipal da Maia um conjunto de equipamentos que permitiu materializar este Projecto, e que consiste em:

  • 150 bicicletas urbanas
  • 20 sistemas de parqueamento
  • 30 capacetes de protecção
  • 10 cadeiras de bebé

Em simultâneo, foram criados e executados diversos produtos para a sensibilização e informação dos potenciais utilizadores, nomeadamente folhetos e cartazes, bem como criada toda a linha de identificação das bicicletas, parques de estacionamento e equipamento acessório.

image_Bicicleta_Urbana_Gratuita_da_Maia_A implementação deste projecto deu-se em 2002, tendo sido disponibilizadas, todos os dias entre as 08:00 e as 20:00 horas, cerca de 100 bicicletas, distribuídas por 16 parques, instalados em 14 Freguesias do Concelho. Por outro lado, foi afectado um veículo tipo furgão, que funcionou como oficina móvel e disponibilizada uma linha telefónica gratuita para rápido contacto entre os utentes BM e a Câmara Municipal, em caso de acidente ou avaria, ou mesmo para eventuais esclarecimentos.

Logo após o início do seu funcionamento, verificou-se o furto de um número significativo de bicicletas, cerca de 40, o que levou a reformular a estratégia de distribuição das mesmas, bem como o seu sistema de utilização.

Como medidas imediatas, procedeu-se à colocação de “aloquetes” e, retiraram-se algumas bicicletas de circulação, estando actualmente a circular cerca de 30, distribuídas por 4 parques – Parque do Zoo, Parque das Finanças da Maia, Parque da Igreja de Gueifães e Parque do Centro Cívico de Santa Maria de Avioso. Alem disso, as bicicletas são disponibilizadas somente mediante a apresentação de um documento de identificação do utilizador, que lhe será devolvida após a entrega da bicicleta.

Com estas medidas, conseguiu-se reduzir drasticamente a ocorrência de furtos. No entanto, este Projecto está a ser objecto de nova reformulação, prevendo-se a médio prazo a implementação de outras medidas com vista a rentabilizar a utilização destes meios de transporte.