Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

Conselheiro Luiz de Magalhães

Luiz Cipriano Coelho de Magalhães nasceu em 13 de Setembro de 1859. Filho de José Estêvão, grande tribuno, formou-se em Direito na Universidade de Coimbra.

Após recusa de diversos cargos e candidaturas, exerceu, durante o ministério de José Dias Ferreira, o cargo de Governador Civil de Aveiro. Em 1897 foi eleito deputado por Vila do Conde e dois anos depois pela Póvoa de Varzim. Em 19 de Maio de 1906, sob o ministério presidido por João Franco, foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1919 toma parte no golpe conhecido como «monarquia do norte», ocupando, no efémero «governo» igualmente a pasta dos estrangeiros.

Poeta e prosador, fundador de várias revistas e de muitas tertúlias, escreveu, entre outros, «O Brasileiro Soares», com prefácio de Eça de Queirós. Tendo adquirido a Quinta do Mosteiro de Moreira, esta transformou-se num local de reunião de grandes vultos das nossas letras, dado que a teia de amizades de Luís de Magalhães se estendia do já referido Eça a Antero, de Oliveira Martins a Magalhães Lima, de Alberto Sampaio a António Feijó.