Passar para o Conteúdo Principal Top
Cultura CM Maia
Logótipo da Câmara Municipal de Maia

Sorria, está na Maia!

António José Ferreira Carvalho

image (1)

António José Ferreira de Carvalho Nem só de guerreiros, políticos ou advogados se compõe a panóplia dos ilustres maiatos. 

Trazemos hoje o exemplo de António José Ferreira de Carvalho. Poucos terão talvez ouvido falar nele. Mas esta rubrica serve exatamente para isso.

Nasceu em S. Romão de Vermoim em 1793. Era filho de José Ferreira de Carvalho e de Mariana Francisca, e exercia a profissão de tamanqueiro. Está neste grupo de «grandes maiatos» não só por ser um conceituado fabricante de tamancos, mas sobretudo pelas suas «façanhas» como ator e como poeta popular, sendo o primeiro de cujo nome há registo. Sem nunca deixar de exercer a profissão, compôs muitas poesias e comédias de gosto local, sempre muito apreciadas.

Na poesia, celebrizou-se por cultivar as décimas, forma muito popular na época. Não tinha outra instrução que não fosse o simples saber ler e escrever. Faleceu a 17 de março de 1862. Bem poderia ser ele o inspirador do motivo escultórico «O Tamanqueiro» que pode ver-se em Vermoim.