![]()
2942
Institucional2228
Eleições Presidenciais 20266014
Notícias4721
Agenda: próximos eventos2110
Câmara Municipal4261
Assembleia Municipal2016
Apoio ao Consumidor9292
Recursos Humanos1515
Polícia Municipal9921
Proteção Civil8950
Provedor dos Munícipes6819
Energia e Mobilidade5076
Planeamento2225
Reabilitação Urbana3753
Relações Internacionais2769
Inovação e Desenvolvimento2130
Gestão Urbana6443
Regulamentos Municipais4604
BUPi - Balcão Único do Prédio228
Atendimento Municipal6042
Empresas Municipais5866
Sistema de Gestão401
Requerimentos192
Metrologia9732
Boletins Municipais187
Juntas de Freguesia7301
Canal de Denúncias6373
Contactos
5276
Viver9911
Investir5380
Visitar
As várias personagens do Faz&Conta
Na escola básica do Paço, a animadora Liliana Teixeira dinamizou uma atividade em que as crianças foram chefs, como a animadora descreve “cada criança teve que apresentar um prato saudável, utilizando vários materiais (massinhas, plasticina, recortes, entre outros). O prato foi avaliado por uma criança que assumiu a personagem do júri”.
Na escola básica do Corim, as animadoras Carla Almeida e Ana Antunes dinamizaram uma atividade na qual todos fizeram o seu animal preferido e o transformaram num fantoche. As animadoras referem que “a atividade teve início com a história “Porque é que os animais não conduzem?” e depois as crianças deram um nome ao seu animal, apresentaram-no aos amigos e fizeram um pequeno teatro improvisado por eles. Em grupos de 2 ou 3 crianças fizeram a sua própria história e o resultado foi muito engraçado”.
Na escola básica Gueifães n.º 1, as crianças desenharam uma personagem e a respetiva emoção em colheres de plástico descartável. As animadoras Luísa Costa e Marisa Oliveira referem que “as crianças escolheram e representaram livremente a personagem, numa exploração lúdica da imaginação e criatividade”.
Na escola básica de Porto Bom, também se recrearam fantoches, como explica a animadora Catarina Santos “a partir de um balão, entre pinturas e colagens, nasceram fantoches coloridos espelhando a alegria e a satisfação com que foram feitos. De seguida as crianças foram convidadas a criar uma história incluindo as várias personagens e a dramatizá-la com alguns adereços, desenvolvendo assim a sua capacidade de criar e fantasiar”. A Catarina acrescenta que “uma das personagens tinha pedacinhos de papel de lustro nas mãos que lançou a fazer de confettis, o que deixou as crianças imensamente felizes! Olharam deslumbradas os confettis a cair e apanhavam-nos do chão e voltavam a atirar vezes sem conta”.
Na escola básica da Gandra, as animadoras Carla Barros e Rogéria Santos misturaram os módulos de playEnglish e Faz&Conta numa dinâmica muito divertida, tal como descrevem: “Para permitir um contacto das crianças com um recurso literário escrito em inglês recorremos à história Pete the cat. Nada melhor que trazer o próprio Pete em “pessoa”, neste caso, em gato à sala. Nesta história em particular transformamos o nosso amigo num "super hero", com máscara e uma capa! Sentadas em roda, as crianças começaram a ouvir o Pete a contar uma nova aventura. Quando Pete contava que passeou pelo "garden" distribuímos uma lupa pelas crianças para que elas pudessem ver melhor o que Pete ia encontrando e na hora em que Pete se transformou num "super hero" as crianças também se transformaram! Todas tinham as suas máscaras de "super hero" (feitas ao longo da semana por elas) e assim o Pete the Cat e crianças partiram em aventuras pela escola”.
O módulo Faz&Conta é parte integrante do programa LUDI+, promovido pelo Município da Maia, especialmente pensado para as crianças da educação pré-escolar.
Maia – Juntos pela Educação.