![]()
Maia distinguida, na área da Juventude, por diversas entidades
A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis - convidou os Municípios a submeterem as suas Boas Práticas Municipais em Políticas de Juventude, destacando projetos inovadores que promovam a participação juvenil. A Maia, em resposta a este convite submeteu o projeto "Maia Cidade Educadora - Laboratório de Cidadania e Transformação Social”, projeto realizado em 2024 e premiado no V Encontro Nacional da Rede de Municípios Amigos da Juventude, realizado no passado dia 13 de junho de 2025, em Ílhavo, onde foram entregues os Diplomas de “Boa Prática Municipal Certificada”.
O projeto anterior deu origem a uma candidatura a um financiamento, no âmbito das ações chave 1 Erasmus+, aprovado para ser desenvolvido em 24 meses, designado "Juventude em Movimento-Democracia em Ação", que incidirá em questões de literacia política e participação cívica/democrática.
Além destas candidaturas, no âmbito do III Congresso da Cidade Social, realizado a 17 de junho, em Vila Nova de Poiares, a Maia recebeu diversos prémios de Excelência Autárquica, sendo um na área da Juventude, com o programa "Conheces?", que promove a inclusão de pessoas de diferentes proveniências e com diferentes caraterísticas, proporcionando oportunidades e, como os restantes, alinhado com o Plano Municipal de Juventude da Maia.
O reconhecimento destas três candidaturas distintas. reforça a importância de continuar a apoiar o envolvimento social e cívico da Juventude, assegurando que todos os jovens têm os recursos necessários para participar na sociedade.
Maia - um território para ser vivido