Ambiente Maia

ASSOCIAÇÃO BANDEIRA AZUL DA EUROPA PROMOVE CONCURSO 'CÓDIGOS DE CONDUTA' E 'CONCURSO PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS' EM CONTEXTO BALNEAR

05 Novembro 2017

Os concursos são promovidos em colaboração com a Fundação Vodafone Portugal

O programa Bandeira Azul tem por missão educar para a sustentabilidade, promover a proteção da biodiversidade marinha, da orla costeira e lacustre e incentivar à adoção de comportamentos sustentáveis que respeitem a Natureza.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

O “Concurso Práticas Sustentáveis”, promovido pelo programa Bandeira Azul com o patrocínio da Fundação Vodafone Portugal, pretende premiar e dar visibilidade às boas práticas ambientais implementadas
por Municípios, Concessionários de Praia e Marinas, e outras entidades que de alguma forma estão relacionados com a gestão e manutenção de zonas balneares e náutica, que contribuem para a Sustentabilidade, com inovação, na resolução de problemas ambientais.

O concurso apresenta duas categorias: 1 – Folheto; 2 – Vídeo. Em ambas as categorias pretende-se o registo sucinto de uma Prática Sustentável que poderá corresponder ao cumprimento de um dos critérios da BA ou a uma prática inovadora e com sucesso, descrevendo o processo de implementação e a avaliação/impacte positivo na comunidade.

As entidades interessadas em participar, deverão tomar conhecimento do regulamento do concurso e participar até ao dia 30 de Setembro de 2015.

Mais informações sobre o concurso aqui.

O concurso “Códigos de Conduta” promovido pela Bandeira Azul para o ano de 2015 tem como tema Faz da Mudança a tua Praia!

O concurso visa reconhecer e valorizar os Municípios, Concessionários de Praia, Marinas e Portos de Recreio que incentivem boas práticas ambientais, através da produção de um Código de Conduta que seja amplamente divulgado junto da comunidade.
Vamos Educar e Agir para a Sustentabilidade!

O Código de Conduta tem por objetivo identificar um conjunto de princípios, práticas e regras a serem cumpridas por todos nos diferentes locais que frequentamos. Dar a conhecer os locais (ecossistemas, espécies, património edificado) é um primeiro passo para ensinar como assumir um comportamento adequado quer seja nas praias, marinas ou portos de recreio galardoadas com Bandeira Azul em 2015.