![]()
524
Institucional3220
Eleições Presidenciais 20269844
Notícias2717
Agenda: próximos eventos5219
Câmara Municipal7301
Assembleia Municipal1711
Apoio ao Consumidor8111
Recursos Humanos6787
Polícia Municipal3434
Proteção Civil5146
Provedor dos Munícipes8475
Energia e Mobilidade5130
Planeamento8072
Reabilitação Urbana5512
Relações Internacionais7572
Inovação e Desenvolvimento5980
Gestão Urbana443
Regulamentos Municipais1783
BUPi - Balcão Único do Prédio2399
Atendimento Municipal371
Empresas Municipais5717
Sistema de Gestão1794
Requerimentos5073
Metrologia8032
Boletins Municipais5597
Juntas de Freguesia820
Canal de Denúncias9856
Contactos
8950
Viver3743
Investir1443
Visitar
MUNICÍPIO DA MAIA ADERE À HORA DO PLANETA
O Município da Maia associa-se, mais uma vez, à iniciativa “Hora do Planeta” que, este ano, se assinala no sábado de 26 de março, entre as 20h30 e as 21h30, sob o mote “restauro da natureza”.
A Hora do Planeta é um movimento de sustentabilidade global, criado em 2007 pela World Wide Fund for Nature – WWF – que pretende unir milhões de pessoas em todo o mundo para uma ação simbólica em defesa do planeta, através do compromisso de desligar as luzes, interiores e exteriores, de edifícios e monumentos emblemáticos durante uma hora.
Sendo este o maior movimento global pelo ambiente, pretende mobilizar cidadãos, empresas e governos a fazerem parte da discussão, mas sobretudo das soluções necessárias para garantir um futuro sustentável e digno.
A Câmara Municipal da Maia junta-se a esta iniciativa, desligando durante 60 minutos as luzes dos edifícios municipais, nomeadamente a Torre do Lidador e Paços do Concelho, e dos principais monumentos: Monumento à Comunidade Maiata (Pirâmides), Fonte Dr. José Vieira de Carvalho e Monumento ao Triunfo das Gentes da Maia (Portas da Maia).
Ainda nesta temática, e de forma a ir mais além, a Câmara Municipal da Maia compromete-se com a Hora do Planeta a implementar as seguintes ações:
- Alteração da sua frota municipal para uma frota elétrica, com toda a frota de ligeiros renovada por veículos mais eficientes, em que 60% da mesma é constituída por veículos elétricos;
- Alteração da iluminação dos lagos e fontes municipais para luzes led, de forma a reduzir os custos em energia e as emissões em CO2;
- Realização de uma ação de plantação e manutenção de espécies florestais no âmbito do projeto de plantação de árvores autóctones “Trees For the World”.