Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA ASSOCIA-SE AO DIA MUNDIAL DA BICICLETA

05 Novembro 2017

A dinamização da iniciativa insere-se na implementação do Programa de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável e Promoção da Acessibilidade para Todos do Município.

Dia Mundial da Bicicleta – 19 de abril

O Município da Maia encontra-se a implementar um Programa de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável e Promoção da Acessibilidade para Todos. Um dos objetivos deste Plano é a sensibilização das faixas etárias mais jovens (em idade com maior apetência para o recurso aos modos suaves e aos transportes públicos), bem como outros grupos-alvo, como a população em geral para a importância da utilização destes modos e o seu contributo para a melhoria do ambiente urbano e para a pegada ecológica.

No âmbito deste programa encontra-se previsto assinalar o Dia Mundial da Bicicleta, que se comemora a 19 de abril, com a realização das seguintes atividades:

1. Exposição Concurso Bicicleta Mais Original

Bicicleta mais original – alunos do pré-escolar e 2º ciclo

- Exposição coletiva a inaugurar a 19 de abril de 2018 – Dia Mundial da Bicicleta e a decorrer até ao dia 4 de maio, no átrio da Câmara Municipal e Torre do Lidador

No âmbito dos diversos concursos escolares destinados aos vários níveis de ensino e que visam sensibilizar a população escolar para as temáticas da mobilidade sustentável e acessibilidade para todos, foi realizado dois concursos escolares sobre a Bicicleta Mais Original, uma para o pré-escolar e outro para os alunos do 2.º Ciclo Ensino Básico (CEB).

os alunos do ensino pré-escolar foram convidados a realizar trabalhos para o Concurso da bicicleta mais original, com o envolvimento dos técnicos das AAAF, sendo que neste concurso foi privilegiado o recurso à utilização de materiais reciclados como contributo da temática para a sustentabilidade do planeta.

O mesmo concurso teve uma vertente de decoração de bicicletas fornecidas pelo município para serem decoradas por alunos do 2º ciclo, uma por dada um dos agrupamentos de escolas do concelho.

Os trabalhos dos concursos estarão patentes numa exposição coletiva a inaugurara no dia 19 de abril de 2018 e a decorrer até ao dia 4 de maio, no átrio da Câmara Municipal e Torre do Lidador.

Durante os dias 19 de abril e 2 de maio a população em geral pode visitar o site da Câmara Municipal e votar na bicicleta mais original do 2.º CEB, cuja avaliação valerá 50% da classificação final sendo a restante atribuída pelo júri.

2. Realização de ação de sensibilização andar de bicicleta em meio urbano
18 de abril –EB2/3 Gonçalo Mendes da Maia

19 de abril – EB2/3 do Castêlo da Maia

20 de abril - Escola Básica e Secundária Dr. José Viera de Carvalho (todo o dia)

Com o objetivo de reduzir a sinistralidade rodoviária dos ciclistas, aumentar a segurança das deslocações de crianças e jovens pela transmissão de conhecimento sobre as regras de segurança e potenciar uma maior utilização dos modos suaves (pedonal e ciclável) promovesse a realização de uma ação de sensibilização e formação dos alunos do 2º ciclo, de forma a aumentar as competências na utilização da bicicleta e sobre segurança rodoviária nas deslocações cicláveis.

A ação envolverá uma componente teórica, na qual se transmitirão as regras básicas de segurança e se exemplificarão boas práticas de utilização do modo ciclável em via segregada e partilhada e realçando as regras segurança nos atravessamentos dos cruzamentos e as regras de prioridade, e uma ação prática onde os alunos realizada um pequeno circuito de bicicleta, obtendo no final a “Carta do Ciclista”.

Esta ação será realizada no dia 20 de abril na Escola Básica e Secundária Dr. José Viera de Carvalho, estando igualmente programada a realização de ações, durante este ano, nas restantes escolas com o 2.º CEB.