Ambiente Maia

MUNICÍPIO DA MAIA DINAMIZA CONJUNTO DE AÇÕES PARA ASSINALAR O DIA EUROPEU DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA

09 Maio 2018

No âmbito da campanha em curso de promoção da mobilidade sustentável e acessibilidade para todos, está prevista a realização um conjunto de ações para assinalar o Dia Europeu da Segurança Rodoviária, 9 de maio. As atividades decorrem de 9 a 13 de maio.

O Município da Maia encontra-se a implementar um Programa de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável e Promoção da Acessibilidade para Todos. Um dos objetivos deste Plano é a sensibilização das faixas etárias mais jovens (em idade com maior apetência para o recurso aos modos suaves e aos transportes públicos), bem como outros grupos-alvo, como a população em geral para a importância da utilização destes modos e o seu contributo para a melhoria do ambiente urbano e para a pegada ecológica.

No âmbito deste programa encontra-se previsto assinalar o Dia Europeu da Segurança Rodoviária, que se assinala a 9 de maio, o Município da Maia concretiza entre os dias 9 e 13 de maio um conjunto de iniciativas, visando a promoção da prevenção e segurança rodoviária junto da comunidade.

9/5/2018 - Teatro do “Brisinha – Primeiro a Segurança”

Horário: 09:30 / 11:00 / 14:00

Local: Grande Auditório do Fórum Maia

Público-alvo: alunos e professores do 1º ciclo do ensino básico

O Grande Auditório do Fórum da Maia recebe três sessões do Teatro do “Brisinha – Primeiro a Segurança”, que tem como público-alvo os alunos e professores do 1.º ciclo de ensino básico.

Todos os alunos poderão assistir ao famoso “Teatrinho do Brisinha” sempre com a companhia da mascote da Brisa, o Brisinha, para sensibilizar os “mais novos” para a Segurança Rodoviária e o Ambiente, desenvolvendo nas crianças uma cultura de mobilidade segura onde entendam os perigos que correm e os cuidados que devem ter, conheçam o significado dos sinais e das regras de trânsito e desenvolvam comportamentos responsáveis.

9/5/2018 – Inauguração de Exposição “A Minha Rua” – patente até 25 maio

Horário: De segunda a sexta-feira das 09h às 12h30 e das 14h às 17h30

Local: Fórum Jovem da Maia

Público-alvo: população em geral

No âmbito dos diversos concursos escolares destinados aos vários níveis de ensino e que visam sensibilizar a população escolar para as temáticas da mobilidade sustentável e acessibilidade para todos, foi realizado o concurso escolar “A Minha Rua”, destinado aos alunos do 1.º Ciclo Ensino Básico (CEB).

Os alunos foram convidados a realizar um trabalho que poderia ser um desenho ou um trabalho de artes plásticas, com a representação da rua da escola, local de residência ou do percurso que os alunos realizam diariamente de e para a escola, nomeadamente a representação de aspetos positivos e/ou negativos sob o ponto de vista das questões de segurança e acessibilidade para todos.

Os trabalhos recebidos estarão patentes numa exposição coletiva a inaugurar no dia 9 de maio de 2018 e a decorrer até ao dia 25 de maio, no Fórum Jovem da Maia.

10/5/2018 – Segurança 60+

Local: Auditório do Fórum Maia

Público-alvo: população sénior

No âmbito do programa “Segurança 60+” a Polícia Municipal da Maia promove uma ação de sensibilização sobre segurança rodoviária dirigida à população sénior, com o objetivo de melhorar o conhecimento da população idosa para os riscos da condução e também para as suas características próprias enquanto peões. Os idosos são alertados para a adoção de comportamentos seguros enquanto condutores, peões e utilizadores de transportes públicos. Igualmente é efetuada uma chamada de atenção para questões de segurança como a abordagem de burlões e charlatões e o que fazer em caso de assalto.

A sessão decorrerá no dia 10 de maio, pelas 14:00 horas, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia.

11/5/2018 – “Maia, Prevenção Rodoviária começa por Nós!” - Ação dos Minipolícias

Local: Urbanização do Sobreiro

Público-alvo: alunos da escola básica D. Manuel I

A Polícia Municipal desenvolveu, em parceria com a Divisão da Educação/Gabinete de Saúde, o projeto de prevenção rodoviária “Maia, Prevenção Rodoviária começa por Nós!”, que visa fomentar junto das crianças boas práticas rodoviárias enquanto peão, ciclista e utilizador de meios de transporte, aprendendo, assim, como agir em segurança, e cujos principais objetivos eram:

Promover uma cultura de prevenção e segurança rodoviária na comunidade escolar;
Identificar as normas de prevenção e segurança rodoviária;
Promover a conduta correta enquanto peão, ciclista e utilizador de meios de transporte.
No dia 11 de maio, pelas 14 horas, os alunos da Escola Básica D. Manuel I assumirão o papel de Minipolícias e com a ajuda das agentes municipais vão efetuar uma demonstração prática dos conhecimentos adquiridos nos arruamentos da Urbanização do Sobreiro, procurando desta forma sensibilizar os adultos para a temática do estacionamento indevido e abusivo, através da colocação do dístico pelas crianças no para-brisas dos veículos estacionados em clara violação das regras de trânsito.

13/5/2018 - Passeio de cicloturismo

Local: Parque do Avioso

Público-alvo: população em geral

No âmbito da promoção de uma ação de sensibilização sobre a segurança rodoviária dos ciclistas e dos peões à população em geral, com o objetivo de melhorar o conhecimento dos princípios de segurança rodoviária nas deslocações pedonais e cicláveis e sensibilizar os participantes no que se refere à utilização de passeios e passadeiras por parte dos ciclistas e no respeito pelas regras de trânsito, realizar-se-á no dia 13 de maio, pelas 15:00 horas, um passeio de cicloturismo.

O percurso terá início e fim no Parque de Avioso – São Pedro e terá uma extensão de cerca de 6,5 km.

A inscrição no percurso é gratuita e deve, preferencialmente, ser realizada através do envio de um e-mail para mobilidade.sustentavel@cm-maia.pt. Contudo pode fazer a sua inscrição também no dia do evento no respetivo local.